quarta-feira, 30 de dezembro de 2009
tremor em Presidente Figueredo - AM
Resultados preliminares.
Latitude -02,33
Longitude -55,77
Sentido em Presidente Figueiredo - AM e Rio Preto da Ava/AM
Primeiro evento
Horário UTC:16:38:07
Horário Local:12:38:07
Magnitude=2.4
Segundo evento
Horário UTC:16:41:33
Horário Local:12:41:33
Magnitude = 3.0
Estação PTGA (UnB/IRIS)
e SAML (SIS/UnB/IRIS)
A terra Tremeu em Caxias novamente e também em Presidente Fiqueredo (AM)
--------------------------------------------------------------
Aviso que o Serviço Geológico Brasileiro o código verdadeiro é CPRM e que as estações que estão na Amazonia em Pitinga-AM e Samuel-RO são da rede mundial com o apoio da Observatório Sismológico/UnB.
---------------------------------------------------------
Tremor de terra atinge cidade amazonense
G1.com.br
Moradores da cidade de Presidente Figueiredo (AM) sentiram um tremor de terra por volta das 12h (horário de Manaus) desta quarta-feira (30). ...
Moradores do Jardim América relatam novo tremor de terra em Caxias
Zero Hora
Moradores de Caxias do Sul voltaram a sentir tremores de terra na madrugada desta quarta-feira. O Corpo de Bombeiros ea Brigada Militar receberam pelo menos ...
terça-feira, 29 de dezembro de 2009
domingo, 27 de dezembro de 2009
A terra treme novamente em Caxias
Zero Hora
Moradores do bairro Jardim América, em Caxias do Sul, ligaram para a Brigada Militar (BM) na madrugada deste sábado relatando tremores de terra. ...
O Caxiense » Arquivo » VÍDEO: Tremores de terra e ruídos estranhos ...
de Felipe Boff
Jornal com notícias e reportagens de Caxias do Sul (RS).
Um macrosísmo pelo you tube -- muito bom para sismologia
Os cachorros são bons alertas. Se os reportes inserir o Lat e Longitude será um bom colaboradores. Parabéns Felipe Boff (O Caxiense)
Intensidade III
Veja o Video
sexta-feira, 25 de dezembro de 2009
Da SBGf - Reagrupamento e Denominação da Gradução de Geofísica
Exmo. Sr. Ministro Sérgio Machado Rezende,
Membros da Área de Ciências da Terra e do Universo da Academia Brasileira de Ciências vem manifestar sua preocupação ao ilustre colega Acadêmico, com relação a decisão da Diretoria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do MEC, que pode ser muito danosa ao desenvolvimento científico e tecnológico na área de Ciências da Terra. A decisão de extinguir a Graduação em Geofísica, colocando-a dentro da Geologia, atinge profundamente os sete cursos em funcionamento (IAG/USP, UFF, UFRN, UFBA, UNIPAMPA, UFPA, UnB), um deles (USP) acaba de completar 25 anos de sua criação.
Novos cursos estão em projeto, em Universidades como a UNESP e a UNICAMP, em vista da carência e grande procura de profissionais da especialidade, motivada pelo incremento da atividade da industria do petróleo e da exploração mineral no Brasil. Na realidade, há preocupação mundial com a formação de Geofísicos para atuarem em empresas de pesquisa, como descrito no documento da Royal Astronomical Society da Grã Bretanha.
Solicitamos sua intercessão para evitar grave retrocesso em área tão crítica para o desenvolvimento do Brasil.
Atenciosamente,
Maria Assunção Faus da Silva Dias, Jacques Lepine, Beatriz Barbuy, Diógenes de Arruda Campos, Wilson Teixeira, Marcelo Souza de Assumpção, Valderez Pinto Ferreira, João Batista Corrêa da Silva, Marta Silvia Maria Mantovani, Alcides Nóbrega Sial, Igor Ivory Gil Pacca, Miguel Angelo Stipp Basei, Paulo Eduardo Artaxo Netto, Adolpho José Melfi, Pedro Leite da Silva Dias, Roberto Dall'Agnol, Colombo Celso Gaeta Tassinari, Marcio Martins Pimentel, Reinhardt Adolfo Fuck, Alexander Wilhelm Armin Kellner, Vicente Antonio Vitório Girardi, Ricardo Ivan Ferreira da Trindade, Paulo Marcos de Paula Vasconcelos.
fonte: www.portal.sbgf.org.br
terça-feira, 22 de dezembro de 2009
PETROBRAS - CONCURSO - Do portal Geofísica Brasil
Leia mais em www.geofisicabrasil.com
Meus Comentário: Muito ver um portal voltada para Geofísica - Uma porta aberta para a discussão.
segunda-feira, 21 de dezembro de 2009
A terra tremeu em Alcântaras hoje pela manhã
Blog do Romildo Moura: TREMOR DE TERRA de Romildo Moura TREMOR DE TERRA. Hoje pela manhã a população de Coreaú em meio a ressaca da festa, foi surpreendida com um barulho horrível e em seguida um tremor continuo que deixou em alerta os moradores da cidade, alguns populares relatam que o ... |
Visão Norte: EM ALCÂNTARAS A TERRA VOLTOU A TREMER FORTE NA MANHÃ ... de Blog Visão Norte Diferentemente dos pequenos tremores que de costume acontecem nas madrugadas, desta vez a o estrondo mais forte e acordou parte da população. Muitas pessoas ficaram apreensivas, pois depois de um tremor de terra é comum ocorrer um outro ... |
sábado, 19 de dezembro de 2009
Tremor assusta os moradores de São José do Rio Preto (SP)
-------------------- Macrosísmo
Folha Online
Moradores de bairros do distrito de Engenheiro Schmitt, do município de São José do Rio Preto (a 438 km de São Paulo), relataram ter sentido um tremor de terra na manhã desta sexta-feira.
O abalo, que não chegou a ser sentido na estação sismológica de Rio Claro (a 173 km de São Paulo), assustou os habitantes da região, porém, o Corpo de Bombeiros informou que não foram registrados chamados relativos à ocorrência.
De acordo com professor do setor de geologia da Unesp, João Carlos Dourado, o fato de o tremor não ter sido captado pela estação de Rio Claro --que fica a 265 km de São José do Rio Preto-- indica que o abalo foi inferior a 2 graus de magnitude da escala Richter, o que é baixo.
"Pode ter ocorrido uma pequena acomodação nas rochas no subsolo, o que provocou o tremor. Isso é relativamente comum no Estado de São Paulo", afirmou. Segundo ele, no Estado, são registrados cerca de quatro abalos sísmicos por ano. O caso ainda será analisado pelo setor de geologia da universidade.
-----------------------------------------
G1
Estrondo seguido de tremor assusta moradores do interior de SP
Paredes de casas tremeram em São José do Rio Preto.
Setor de geologia da Unesp avalia o que aconteceu.
Um estrondo e um tremor tiraram a tranquilidade dos moradores da região noroeste de São Paulo nesta sexta-feira (18). O forte barulho seguido de um tremor de terra foi sentido em todos os bairros de Engenheiro Schmitt, distrito de São José do Rio Preto, a 438 km de São Paulo, e no município de Cedral.
Na casa de um morador, as paredes tremeram. Assustado, ele e a mulher foram para a rua. A estrutura de um posto de gasolina balançou. O setor de geologia da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Rio Claro está avaliando o que houve.
quinta-feira, 17 de dezembro de 2009
Tremor de Gilbratar - 260 km de Lisboa
Magnitude 5.7 - Oeste de GIBRALTAR
2009 December 17 01:37:46 UTC
Localização | 36.43N 9.92W |
---|---|
Profundidade | 10.0 km (automático) |
Referencia | 190 km WSW de Faro, Portugal 265 km SSW de LISBOA, Portugal |
Sismogramas de algumas estações Portuguesas.
quarta-feira, 16 de dezembro de 2009
Geólogo suíço é julgado por provocar terremotos
16/12/209 Agência Estado
A empresa Geopower Basel já pagou cerca de 9 milhões de francos suíços (US$ 9 milhões) em compensações por paredes rachadas e outros tipos de danos a propriedades localizadas nas proximidades do experimento. O projeto foi suspenso na época e fechado na semana passada depois que análises de risco concluíram que mais terremotos poderiam ocorrer se as perfurações continuassem. O objetivo do experimento era ser o primeiro gerador do mundo a produzir energia, comercialmente, com água fervente a partir de pedras existentes a uma profundidade de cinco quilômetros. Haering disse que havia um plano de emergência. "A cada minuto sabíamos o que estava acontecendo e poderíamos agir instantaneamente."
Haering pode pegar até cinco anos de prisão se o juiz entender que ele danificou as propriedades da Basileia. O veredicto deve sair nas semana que vem. Outras tentativas na Suíça de aproveitar o calor das pedras continuam em zonas que são menos suscetíveis a terremotos. Perfurações preliminares começaram no mês passado em Zurique com o objetivo de verificar se a área é adequada para o projeto. St. Gallen, localizada no leste do país, pretende iniciar suas perfurações para um projeto geotérmico no ano que vem. As experiências suíças são observadas de perto nos Estados Unidos, onde o Departamento de Energia patrocina mais de 120 projetos de geração de energia geotérmica em vários Estados. Uma empresa líder no setor, a AltaRock Energy, suspendeu suas perfurações em setembro ao norte de São Francisco. A empresa informou que a medida foi tomada por causa das dificuldades nas perfurações e que não havia temores de terremoto. As informações são da Associated Press.
domingo, 13 de dezembro de 2009
Estou em San Francisco.
sábado, 12 de dezembro de 2009
sexta-feira, 11 de dezembro de 2009
Terremotos Naturais de 2009 - Catástrofe
6 de abril.- Sismo de 6,2 graus Richter mata 299 pessoas no centro da Itália, com epicentro na região de Abruzos. A localidade de L'Aquila foi a mais castigada.
17 de abril.- Pelo menos 22 pessoas morrem e 50 ficam feridas em dois tremores no leste do Afeganistão, um deles de 5,1 graus de magnitude na escala Richter.
29 de maio.- Terremoto mata sete pessoas e deixa 17 feridos em Honduras. O tremor, de 7,1 graus na escala Richter, teve seu epicentro no mar do Caribe.
2 de setembro.- Tremor de 7,4 graus na escala Richter deixa 79 mortos, 30 desaparecidos, mais de 1.200 feridos e 285.808 deslocados na ilha indonésia de Java.
29-30 de setembro.- Terremoto de 7,9 graus Richter e um tsunami que lhe segue deixam 192 mortos, centenas de desaparecidos e 32.000 desabrigados em Samoa e Tonga. Em Samoa Ocidental, morreram 149 pessoas; em Samoa americana, 34, e em Tonga, 9.
30 de setembro.- Três mil pessoas morrem e 450.000 perdem suas casas na ilha indonésia de Sumatra, como consequência de um terremoto de 7,6 graus de Richter e uma réplica de 6,8, no dia seguinte.
quarta-feira, 9 de dezembro de 2009
Tremor no meio do Oceano Atlântico - 5.2
sábado, 5 de dezembro de 2009
Deadline to propose a Session or Symposium is December 31!
(www.agu.org/meetings/ja10) and relax during Christmas and New Year holidays!
sexta-feira, 4 de dezembro de 2009
New Model Hopes to Predict Earthquakes
Seismologists believe that the buildup of stress deep in the earth causes earthquakes
By SCOTT WEBER
USC has moved one step forward to predicting the 'big one' in Los Angeles. They might not be able to say when, but they hope to say where and how hard.
The university announced Tuesday its testing a new earthquake forecasting method that aims to predict the approximate size and location of future quakes.
The computer-based model cannot predict the timing of a quake, but it may be the first to provide an indirect measure of the stress inside the earth, and therefore a reasonable estimate of the size and location of future quakes, according to Danijel Schorlemmer of the University of Southern California College of Letters, Arts and Sciences.
The third in a series of papers in the journal Nature explains the forecasting method. Schorlemmer is the senior author of the most recent paper, published online Thursday. He was the first author of two related papers in Nature, both published in 2005.
"One of the key aspects in forecasting of earthquakes is stresses," Schorlemmer said. "The findings in the three papers help identify locations that are highly stressed from readily available earthquake catalogs."
Seismologists believe that the buildup of stress deep in the earth causes earthquakes. Monitoring such stress has proven impossible to date.
While the timing of quakes remains unpredictable, the new model adds to the science of earthquake forecasting, Schorlemmer said.
"We are observing the little aftershocks all over California, deriving the state of stress and trying to predict the future main shocks," he said. "It's not perfect. It's the only proxy (for stress) we could come up with so far."
The model is now being tested by the Collaboratory for the Study of Earthquake Predictability, an international project started by Thomas Jordan, director of the Southern California Earthquake Center based at USC.
CSEP is testing several forecast models along with Schorlemmer's. Because the test needs to run at least five years, results are not yet available, university officials said.
A terra tremeu em Santa Cruz do Xingu.
Clique aqui para ver as imagens
segunda-feira, 30 de novembro de 2009
Petrobras abrirá160 vagas para geocientistas
A Petrobras deverá lançar até o final do ano o edital de um concurso para preencher 160 cargos de geocientista. A metade das vagas deverá ser ocupada por geólogos e a outra metade, por geofísicos. Sem dar detalhes do edital, o gerente executivo de Exploração, geólogo Mario Carminatti*, explicou em entrevista que apesar da demanda por esse tipo de qualificação profissional ser bem maior, a decisão foi tomada em função da capacidade de treinamento que a empresa pode fornecer aos novos contratados.
Faça o seu cadastro no geofísica brasil e leia a entrevista.
domingo, 29 de novembro de 2009
2009-11-29 17:05:31 (Mb 5.2) POTOSI, BOLIVIA
Localização | 22.028S 65.746W |
Profundidade | 279 km |
Distancias |
|
sexta-feira, 27 de novembro de 2009
quinta-feira, 26 de novembro de 2009
Tremor de terra em Caruaru
O abalo sísmico sentido pela população de Caruaru às 6h43 desta quarta-feira foi registrado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Em entrevista a impressa o professor Joaquim Ferreira, chefe do Departamento de Sismologia da UFRN, informou que o tremor atingiu 2.1 graus na escala Richter.
O maior tremor de terra registrado em Caruaru ocorreu no dia 20 de maio de 2006, que atingiu 4 graus na escala Richter. No dia 20 de março de 2007, outro forte abalo atingiu 3.9.
segunda-feira, 23 de novembro de 2009
FAPDF divulga lista de aprovados no Edital de Difusão e Popularização da Ciência e Tecnologia (17/11/2009 - 15:21)
- Confira abaixo lista de aprovados:
Coordenador; título; instituição e Valor Aprovado
- Alexandre Ricardo Soares Romariz; Produção de Objetos Científicos Interativos: Instalações de Divulgação e Popularização de Ciência e Tecnologia; Faculdade de Tecnologia; R$25.000,00;
- Anderson de Jesus Gomes; Desenvolvimento de kits experimentais para o ensino de Química; Faculdade de Ceilândia; R$30.200,00;
- Carla Maria Medeiros Y Araujo; Tecnologias contemporâneas no ensino de Citologia e Histologia; Instituto de Ciências Biológicas; R$30.180,00;
- Edson Benicio De Carvalho Junior; A UCB e a popularização da Ciência Astronômica; Universidade Católica de Brasília; R$18.380,00;
- Eleonora D’Avila Erbesdobler; Programa de Inclusão de Visitantes Portadores de Necessidades Especiais em Atividades de Educação Ambiental e Conservação da Fauna no Jardim Zoológico de Brasília; Fundação Jardim Zoológico de Brasília; R$38.301,76;
- George Sand Leão Araujo de Franca; Produção de um sismômetro artesanal e materiais destinados a atividades de divulgação científica e tecnológica para melhor atendimento aos visitantes da Mostra Permanente de Sismologia; Instituto de Geociências; R$39.890,00;
- Maria de Lourdes Carlos Ferreirinha Rodrigues; Elaboração e avaliação de impressos para promoção da alimentação saudável na comunidade escolar; Faculdade de Ciências da Saúde; R$40.000,00;
- Maria Luiza de Araujo Gastal; Mendel vai à escola; Instituto de Ciências Biológicas; R$35.432,00;
- Paulo Eduardo de Brito; Escola nas Estrelas - Planetário Ambulante; Faculdade UnB – Planaltina; R$34.700,00.
Segue o link de edital: edital.pdf
Mais informações: (61) 3462-8847/3462-8849 ou
e-mail: regina.buani@fap.df.gov.br
sexta-feira, 20 de novembro de 2009
Magnitude 5.6 - Meso - Norte da ilhas ascenção
20 de Novembro 19:31:28 UTC
Magnitude | 5.6 |
---|---|
Localização | 0.106°S, 17.974°W |
Profundidade | 15 km Valor fixo pelo programa |
Distancias |
|
Fonte:USGS
Dados da estação RCBR (Riachuelo, Brasil)
último registro
Fri 11/20/09 23:48 GMT
quinta-feira, 19 de novembro de 2009
BOA NOTÍCIA ! USP tem o novo Professor em Sismologia.
Seja bem vindo Afonso e Sucesso na carreira acadêmica.
CV do Afonso
Global Warming and Earthquakes
All current studies are concerned about environmental changes due to atmosphere changes, which can be immediatelly understood. But Earth's surface is not immediatelly understood to be subject to any change. This is a major mistake, that will lead to some of the biggest catastrophies in this warming process.
De-icing has been studied, and current models are considering that sea level may rise from 1 meter to 30 meters, if taken in account the average 3 kilometer-high ice cover in Antartic continent. What is not being considered, is that the Antartic continent will lose a quite substantial portion of its above sea-level weight. Which means that this continental plaque might flotate up over magma, therefore making all other plates sink proportionally. The consequences will be of unprecedent event. Greenland will also contribute to this scenario in a lower proportion, but will add another degree of Earth's superficial perturbation.
According to the type of joint at all plaques' borders, one might expect earthquakes of high magnitude, volcanic activity – existing, extint, and also new volcanoes – and stronger and more frequent tsunamis. My studies indicated a higher impact on the borders of the Pacific and Nazca Plates, and we may witness several intense events at this plaques' borders. He have already more activity, as testified by Samoa, Fiji and others.
Global Warming has not an impact in the future, IT IS IMPACTING NOW!
fonte:http://rbendo.spaces.live.com/blog/cns!21C74835714016B0!270.entry
Minha opinião: Ainda não possível fazer tal correlação de forma prática, pois a dinâmica da terra é bem complexa e efeito de aumento do nível do oceano é mínimo no esforços tectônicos. Existe trabalhos já buscando essa correlação.
sábado, 14 de novembro de 2009
Magnitude 6.1 - JUJUY, ARGENTINA (Os prédios altos de São Paulo podem sentir)
Magnitude | 6.1 |
---|---|
Horário |
|
Localização | 22.890°S, 66.532°W |
Profundidade | 141.7 km |
Distancias | 190 km NW de San Salvador de Jujuy, Argentina 240 km NNW de Salta, Argentina |
Dados da estação RCBR (Riachuelo, Brasil)
último registro 14/11/09 20:18 GMT
sexta-feira, 13 de novembro de 2009
6.5 Mw - TARAPACA, CHILE
Magnitude | 6.5 Mw |
Horário |
|
Localização | 19.348S 70.246W |
Profundidade | 10 km |
Distancia |
|
Dados da estação RCBR (Riachuelo, Brasil)
último registro
13/11/09 09:48 GMT
fonte:www.liss.org
fonte:www.liss.org
quinta-feira, 12 de novembro de 2009
Dr. Branner (O primeiro especialsta em geologia do Brasil)
Ele fez o primeiro boletim sísmico brasileiro
fonte:http://quake06.stanford.edu/centennial/gallery/people.html
John Casper Branner
Dr. Branner was born in New Market, Tennessee, in 1850, graduated from Cornell in 1882 and received his Ph. D. at the University of Indiana in 1885.
In 1891 Dr. Branner was selected by Stanford president David Starr Jordan as professor of geology, the first professor at Stanford. He was then connected with the University of Arkansas. He served as vice-president of Stanford from 1898 to 1913. He also served as Stanford's first librarian. When he arrived at Stanford, his book collection filled two box cars; the Register for 1891-2 stated, "students will have access to Professor Branner's private geological library, containing about 5,000 volumes."
Branner with President Jordan inspecting the university during reconstruction. Stanford Archives GP 2785. |
The 1906 earthquake caused great devastation, but it also presented an opportunity for scientific study. Now, Dr. Branner had a wealth of evidence about a major geological event available in his own backyard. Within days of the quake, Branner recruited students with photographic experience and equipment to document the section of the fault line located near campus. On May 1, 1906, the Daily Palo Alto Times published a short article by Branner, describing his initial observations of the Santa Cruz Fault Line.
Branner’s colleague, geologist Andrew C. Lawson at UC Berkeley, had meanwhile lost no time in establishing a commission of renowned scientists to study the massive rupture. The State Earthquake Investigation Commission included such luminaries as G.K. Gilbert (USGS), Harry Reid (Johns Hopkins), as well as Lawson and Branner. They attempted to map and record as much detail as possible along the San Andreas Fault rupture.
Dr. Branner's field notebook for 1906. Stanford Archives SC-34 Box 71. |
Although the university was officially closed until fall semester, field work in Stanford's Department of Geology and Mining continued over the summer. Under Professor Branner’s direction, students surveyed the San Andreas Fault along 198 miles. Findings were recorded in field notebooks and in photographs. Data collected on the Santa Cruz Quadrangle portion of the fault was included in The California Earthquake of April 18, 1906: Report of the State Earthquake Investigation Commission, published by the Carnegie Institution of Washington in 1908. Often called the Lawson report, after commission chair Andrew Lawson, the two volume report (with atlas) is considered an “invaluable compilation of post-1906 scientific investigations” by geologists today.
Little noticed at the time, some now say that most modern earthquake science owes its origins to what was published by that group of scientists in the Lawson report. Besides valuable observations, the report led to Reid’s formulation of “elastic rebound theory” (which describes how earthquakes release energy), Lawson’s recognition of the San Andreas Fault as a fault system stretching down to Mexico, and descriptions of how building design and local geology determine structural damage during an earthquake.
In 1913, the Stanford trustees honored Dr. Branner with the university's presidency when Dr. Jordan was promoted to the chancellorship. He retired as the university's second president in 1915 at age 65. He also resigned as head of the department of geology and mining, a post he occupied for 23 years. He was succeeded by Dr. Bailey Willis of the U.S.Geological Survey.
After retirement he was appointed by President Wilson in 1916 to investigate the cause of massive landslides affecting operations of the Panama Canal.
Dr. Branner was a recognized authority on the geology of South American republics, especially Brazil.
---
- Earthquakes in Brazil
- J. C. Branner
- The Journal of Geology, Vol. 18, No. 4 (May - Jun., 1910), pp. 327-335
(article consists of 9 pages) - Published by: The University of Chicago Press
- Stable URL: http://www.jstor.org/stable/30079344
- J. C. BRANNER Earthquakes in Brazil
BULLETIN OF THE SEISMOLOGICAL SOCIETY OF AMERICA 1912 2: 105-117. - Livro disponível (http://www.archive.org/details/geologiaelementa00bran) na página está a primeiro boletim. (1915)
sábado, 7 de novembro de 2009
William Shakespeare
Aprende que não importa em quantos pedaços seu coração foi partido, o mundo não pára para que você o conserte. Aprende que o tempo não é algo que possa voltar.
Portanto, plante seu jardim e decorre sua alma, em vez de esperar que alguém lhe traga flores.
sexta-feira, 6 de novembro de 2009
5.6 Mb - SALTA, ARGENTINA (São Paulo deve ter sentido esse tremor!!!)
Fonte:USGS
Magnitude | 5.6 Mb |
horário |
|
Localização | 23.268S 64.342W |
Profundidade | 10 km |
Distancias |
|
quarta-feira, 4 de novembro de 2009
A terra tremeu feio na Ilha de AÇORES
Magnitude 6.0 -
Ilhas de AÇORES
04 de Novembro de 2009 - 18:41:44 UTC
Fonte:USGSHora local |
|
---|---|
Localização | 36.120°N, 33.893°W |
Profundidade | 10 km - Valor fixo automáticamente |
Distancias | 445 km SW de Santa Cruz das Flores, Açores, Portugal 540 km WSW de Horta, Açores, Portugal |
terça-feira, 3 de novembro de 2009
Tremor em Sobral (26/10 às 10:45)
Estação FOR1 - UnB/Defesa Civil do Ceará
Fonte: www.obsis.unb.br
A terra volta a tremer em Sobral (Alcântaras).
Data: 27 de outubro de 2009 (300)
Hora origem: 00:45:27,3 (UTC) (tabela Jeffreys & Bullen, 1967)
Hora origem: 22:45:27,3 (26/10) (Hora BSB)
Notícias de Sobral. Jornais e TV do Ceará e do Brasil
Sobral sofre novo tremor de terra
O Povo
Quando o terremoto vem forte, a gente escuta os estalos e aquela zoada de alguma coisa que vem debaixo do chão``, diz, acrescentando que mesmo tendo sido ...
A terra treme em Sobral | TV Verdes Mares
de TV Verdes Mares
A terra voltou a tremer na região Norte. Na noite desta segunda-feira (26), moradores de Sobral e da Meruoca sentiram um abalo. Segundo a Defesa Civil, o tremor foi de 2,8 na escala richter, intensidade considerada pequena. ...
Novo tremor atinge Sobral e região serrana
Diário do Nordeste (Assinatura) - Fortaleza,CE,Brazil
Há registro de tremores de terra em pelo menos 32 municípios do Ceará. ...
Demolição de igreja é motivo de polêmica
Diário do Nordeste (Assinatura) - Fortaleza,CE,Brazil
A justificativa da Diocese é o tempo e os tremores de terra que deixaram rachaduras no prédio da Igreja Matriz. Também aponta necessidade de mais espaços ...
-----------------------------------
Paramos uma semana!!!!!
Sábado(31/10) durante uma partida de futebol senti fortes dores no peito e foi imediatamente para o hospital e foi diagnosticado infarto, então fui submetido a um cateterismo para desobstrução das artérias. O socorro aconteceu prontamente o que está facilitando a minha recuperação. No momento estou em casa e me recuperando bem.
devo ficar 30 dias de repouso.
Agora em casa irei colocar as informações atrasadas sobre o sismo do Ceará!
Um abraços a todos
Um sismólogo de coração!
quinta-feira, 22 de outubro de 2009
Tremor em Macedônia
G1.com.br - Brazil
Um tremor de terra assustou moradores de Macedônia, a 567 km de São Paulo, na tarde de quarta-feira (21). Técnicos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do ...
Tremor de terra assusta moradores de Macedônia, em SP
O Globo - Rio de Janeiro,RJ,Brazil
SÃO PAULO - Pesquisadores da Universidade de São Paulo, do Instituto de Pesquisas Tecnológicas e da Unesp estudam um tremor de terra em Macedônia, ...
Roda Viva
Breve irão disponibilizar o vídeo. Muito Bom mesmo, em casa eu já não tenho mais RUINDONS.
O áudio está aberto!!!
terça-feira, 20 de outubro de 2009
Jon “Maddog” Hall - Presidente da Linux International
--------------------
Vai ao ar hoje na TV Cultuva, o programa Roda Viva, entrevistando o grande MADDOG
Informações contidas no site: http://www2.tvcultura.com.br/rodaviva/
19/10/2009
JON “MADDOG” HALL
Presidente da Linux International
Jon “Maddog” Hall foi professor de informática e trabalhou em grandes empresas de tecnologia nos Estados Unidos. Ele é considerado o guru do software livre e passa parte do tempo viajando pelo mundo em defesa da ideia de que essa é a forma de garantir liberdade para os usuários e também mais segurança para os sistemas operacionais dos computadores.
Desde 1995, ele dirige a Linux International, uma associação sem fins lucrativos que divulga o sistema operacional Linux, um software que pode ser obtido gratuitamente e que por ter código aberto, permite alterações que outros sistemas não permitem. A experiência com esse sistema operacional deu as bases para uma crescente discussão em torno do software livre.
O Roda Viva desta segunda-feira é especial, gravado nesta sexta-feira, dia 16 de outubro, no Futurecom, evento internacional de telecomunicações e tecnologia de informação.
Entrevistadores: Wilson Moherdaui, diretor editorial do Informática Hoje; Rodolfo Lucena, editor do caderno Informática da Folha de S. Paulo e editor do blog de tecnologia Circuito Integrado da Folha Online; Sergio Amadeu, sociólogo, professor da pós-graduação em comunicação e tecnologia da Faculdade Cásper Líbero e Pedro Doria, editor-chefe do Estado de S. Paulo Digital.
Twitters no estúdio: Dalton Rocha de Oliveira, engenheiro de projetos de TI (twitter.com/daltonmaxx). Rafael de Souza Cabral, jornalista do cadenro Link, do jornalO Estado de S.Paulo (twitter.com/rafael_cabral e twitter.com/link_estadao) e Rodrigo Rodrigues da Silva, engenheiro e desenvolvedor de software livre (twitter.com/rodrigopitanga) .
Fotógrafo convidado: Priscila Alves, publicitária (www.flickr.com/photos/prialves).
Apresentação: Heródoto Barbeiro
quinta-feira, 15 de outubro de 2009
A FAPDF vai apoiar o Workshop de Infrasom!! VALEU FAP-DF
http://www.finatec.org.br/eventos/itw2009/
MEC esclarece: Não há risco de extinção de cursos
Leia mais (Geofísica Brasil)
segunda-feira, 12 de outubro de 2009
UM ABSURDO - Ainda bem que é Sugestão!!!
MEC quer acabar com graduação em Geofísica
Uma consulta pública realizada pela Secretaria de Ensino Superior do Ministério da Educação (MEC), que supostamente pretende contribuir para organizar a oferta de cursos superiores no país, sugere o fim da graduação em Geofísica e sua volta à grade curricular do curso de Geologia.
A consulta pública estará disponível até o dia 16 de outubro. Qualquer pessoa pode se manifestar, contra ou a favor da sugestão, desde que se identifique. Basta acessar e preencher o formulário que se encontra no Portal do MEC. Na consulta pública, a graduação em Geofísica está situada na sub-área de Geografia e dividida em três especialidades: Geofísica, Geofísica de Exploração e Geofísica Marinha e Ambiental. Se aprovada a sugestão do MEC, todas as especialidades seriam inseridas no bacharelado de Geologia.
Na área de Ciências Exatas e da Terra o projeto intitulado “Referenciais Nacionais de Cursos de Graduação” lista uma proposta de 17 cursos, excluindo a graduação em Geofísica, mas incluindo Turismo e Zootecnia.
São eles 1- Ciência da Computação - Bacharelado; 2- Ciências Naturais – Licenciatura; 3- Estatística - Bacharelado; 4- Física – Bacharelado; 5- Física - Licenciatura; 6- Geografia- Bacharelado; 7- Geografia- Licenciatura; 8- Geologia - Bacharelado; 9- Informática - Licenciatura; 10- Matemática – Bacharelado; 11- Matemática – Licenciatura; 12- Meteorologia - Bacharelado; 13- Química – Bacharelado; 14- Química – Licenciatura; 15- Sistemas da Informação - Bacharelado; 16- Turismo - Bacharelado; 17- Zootecnia - Bacharelado.
Afirma o MEC que a medida pretende “uniformizar denominações para conteúdos e perfis similares, de modo a produzir convergências que facilitem a compreensão por todos os segmentos interessados na formação superior, sem inibir possibilidades de contemplar especificidades demandadas por regiões ou setores laborais do País”.
“A convergência foi realizada por especialistas nas áreas e deve ser entendida como uma sugestão de nova denominação. Cabe às Instituições de Ensino Superior (IES), com base nas características de cada curso, adotar a denominação que julgar mais pertinente, dentre as opções disponíveis e, de acordo com a nova denominação adotada, se necessário, adaptar a matriz curricular."
domingo, 11 de outubro de 2009
prêmio News Picture Award 2008
A vencedora do prêmio News Picture Award 2008, inserida na categoria de War &Disaster News Singles.
Fotografia tirada no terramoto do dia 12 maio de 2008 na regiao de Sichuan.
quarta-feira, 7 de outubro de 2009
A terra está tremendo muito desde o tremor de SAMOA! Será coincidência?
Magnitude 7.8 - VANUATU
Magnitude | 7.8 |
---|---|
Dia-horário |
|
Localização | 13.052°S, 166.187°E |
Profundidade | 35 km (automático) |
Distancias | 260 km S de Lata, Santa Cruz Islands, Solomon Isl. 295 km NNW de Luganville, Espiritu Santo, Vanuatu |
Alerta Regional! (http://www.prh.noaa.gov/ptwc/)
Simulação do Terremoto de Samoa
terça-feira, 6 de outubro de 2009
sábado, 3 de outubro de 2009
Earthquakes weaken distant faults
fonte: BBC news
The major 2004 earthquake in Sumatra may have weakened the San Andreas fault, 8,000km away in California.
This is according to scientists who took measurements from the fault over two decades.
Reporting in the journal Nature, the team found that small "repeating earthquakes" became more frequent as the San Andreas Fault weakened.
This pattern, they say, could help to forecast earthquakes in the future, something that is currently impossible.
The team, led by Taka'aki Taira, of the University of California at Berkeley, studied a section of the San Andreas Fault near Parkfield, which is sometimes called the "earthquake capital of the world".
The area has long been studied by earthquake researchers and it contains a fixed array of seismometers called the high resolution seismic network.
Dr Taira, who was based at Washington DC's Carnegie Institution when he carried out the work, used measurements from these highly sensitive seismometers, some of which are several kilometres below the Earth's surface.
"The equipment is at depths where the noise level is very low, so it collects very good data," explained Dr Taira.
He and his team studied repeating earthquakes because they provided a "background frequency" against which changes in the fault could be compared.
"These events happen regularly and the size of the event is about the same," he told BBC News.
"But after Sumatra, the frequency changed - it increased - but the magnitude decreased.
"That is a signal of the fault weakening; you only have to push a little bit and the fault fails."
Fenglin Niu from Carnegie, who also took part in the research, said: "So it is possible that the strength of faults and earthquake risk is affected by seismic events on the other side of the world."
The 2004 Sumatran earthquake was magnitude 9.3 - one of the strongest on record - and triggered the tsunami that killed more than 220,000 people.
The 30 September 2009 earthquake along the same fault line was measured at magnitude 7.6.
quarta-feira, 30 de setembro de 2009
Magnitude 8.0 - Ilhas Samoa
29 de setembro de 2009 às 17:48:11 UTC
Localização | 15.558°S, 172.073°W |
---|---|
Profundidade | 18 km (Valor Fixo pelo programa) |
Distancia | 185 km ENE de Hihifo, Tonga |
fonte:youtube
segunda-feira, 28 de setembro de 2009
A terra volta tremer em Caraíbas.
veja mais www.obsis.unb.br
Estou no Campo
quarta-feira, 23 de setembro de 2009
Sismologia Estelar
Helioseismology and Asteroseismology are the terms for investigating our sun and other stars using seismology.
MAIS
Segunda Etapa de Irapé
Espero que tudo corra bem!! AGORA VAI!!!
quinta-feira, 17 de setembro de 2009
Global warming may bring tsunami and quakes-scientists
By Richard Meares
LONDON, Sept 16 (Reuters) - Quakes, volcanic eruptions, giant landslides and tsunamis may become more frequent as global warming changes the earth's crust, scientists said on Wednesday.
Climate-linked geological changes may also trigger "methane burps", the release of a potent greenhouse gas, currently stored in solid form under melting permafrost and the seabed, in quantities greater than all the carbon dioxide (CO2) in our air today.
"Climate change doesn't just affect the atmosphere and the oceans but the earth's crust as well. The whole earth is an interactive system," Professor Bill McGuire of University College London told Reuters, at the first major conference of scientists researching the changing climate's effects on geological hazards.
"In the political community people are almost completely unaware of any geological aspects to climate change."
The vulcanologists, seismologists, glaciologists, climatologists and landslide experts at the meeting have looked to the past to try to predict future changes, particularly to climate upheaval at the end of the last ice age, some 12,000 years ago.
"When the ice is lost, the earth's crust bounces back up again and that triggers earthquakes, which trigger submarine landslides, which cause tsunamis," said McGuire, who organized the three-day conference.
David Pyle of Oxford University said small changes in the mass of the earth's surface seems to affect volcanic activity in general, not just in places where ice receded after a cold spell. Weather patterns also seem to affect volcanic activity - not just the other way round, he told the conference.
LONDON'S ASIAN SUNSET
Behind him was a slide of a dazzlingly bright orange painting, "London sunset after Krakatau, 1883" - referring to a huge Asian volcanic eruption whose effects were seen and felt around the world.
Volcanoes can spew vast amounts of ash, sulphur, carbon dioxide and water into the upper atmosphere, reflecting sunlight and sometimes cooling the earth for a couple of years. But too many eruptions, too close together, may have the opposite effect and quicken global warming, said U.S. vulcanologist Peter Ward.
"Prior to man, the most abrupt climate change was initiated by volcanoes, but now man has taken over. Understanding why and how volcanoes did it will help man figure out what to do," he said.
Speakers were careful to point out that many findings still amounted only to hypotheses, but said evidence appeared to be mounting that the world could be in for shocks on a vast scale.
Tony Song of NASA's Jet Propulsion Laboratory in California warned of the vast power of recently discovered "glacial earthquakes" -- in which glacial ice mass crashes downwards like an enormous landslide.
In the West Antarctic, ice piled more than one mile (1.5 km) above sea level is being undermined in places by water seeping in underneath.
"Our experiments show that glacial earthquakes can generate far more powerful tsunamis than undersea earthquakes with similar magnitude," said Song.
"Several high-latitude regions, such as Chile, New Zealand and Canadian Newfoundland are particularly at risk."
He said ice sheets appeared to be disintegrating much more rapidly than thought and said glacial earthquake tsunamis were "low-probability but high-risk".
McGuire said the possible geological hazards were alarming enough, but just one small part of a scary picture if man-made CO2 emissions were not stabilized within around the next five years.
"Added to all the rest of the mayhem and chaos, these things would just be the icing on the cake," he said. "Things would be so bad that the odd tsunami or eruption won't make much difference."
(Editing by Robin Pomeroy)