quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Tremor de terra em Caruaru

25/11/2009 08:30:00
O abalo sísmico sentido pela população de Caruaru às 6h43 desta quarta-feira foi registrado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Em entrevista a impressa o professor Joaquim Ferreira, chefe do Departamento de Sismologia da UFRN, informou que o tremor atingiu 2.1 graus na escala Richter.

O maior tremor de terra registrado em Caruaru ocorreu no dia 20 de maio de 2006, que atingiu 4 graus na escala Richter. No dia 20 de março de 2007, outro forte abalo atingiu 3.9.

7 comentários:

  1. se ouver um abalo sismico de 4.5 que tipo de danos pode ocorrer?

    ResponderExcluir
  2. Prezado Anônimo,

    Depende onde ocorrer o abalo. Se for em Caruaru, o efeito é bem maior do que em áreas rurais.
    A intensidade sísmica chegaria a VII que significa - pessoas têm dificuldade de se manter em pé, os condutores sentem os seus carros sacudirem, alguns prédios podem desmoronar. Tijolos podem desprender-se dos imóveis. Os danos são moderados em prédios bem construídos, mas podem ser importantes no resto.

    ResponderExcluir
  3. Se houver um terremoto de 5.5 graus, esse terremoto pode ser sentido em algumas capitais do nordeste como fortaleza, natal, joão pessoa etc.?

    ResponderExcluir
  4. Certamente!! Lembre que o terremoto de menor magnitude que ocorreu no RN em Janeiro foi sentido em Recife! Os andares mais alto dos edifícios irão sentir!

    ResponderExcluir
  5. Existe como classificar qunato graus uma casa suporta? Obrigado

    ResponderExcluir
  6. Prezado Anônimo,

    Não existe escalar para isso, pois depende muito da proximidade do terremoto. Mas, para o Brasil um terremoto 4.5 já possível derruba casa.

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde a todos, parabéns pelo Blogger, pois não conhecia a iniciativa do controle de Terremoto na região. Seria importante ressaltar outros fenômenos que ocorre na natureza nessa região. Temos noticias que ocorre outros fenômenos como meteoritos principalmente o vulcão inativo de caruaru que um dia poderá deixar de dormir e cuspir fogo.
    Viajando pelo envolto de Caruaru, observamos uma área que é parecida com o leito de um oceano, no caso mais lógico é nas áreas de Bom Concelho e Lajedo, São José de Garanhuns que o solo é areia em profundidade. Os terremotos que ocorrem em Caruaru é percebido em Pau Amarelo, povoado de Correntes, assim como em Santana de mundaú Alagoas. Evidências que são mais complexo que as notícias que lemos nos controles de terremotos.

    ResponderExcluir

Seismic Monitor - IRIS

Analytics com meu código