segunda-feira, 12 de outubro de 2009

UM ABSURDO - Ainda bem que é Sugestão!!!

DO SITE: GEOFÍSICA BRASIL

MEC quer acabar com graduação em Geofísica

Uma consulta pública realizada pela Secretaria de Ensino Superior do Ministério da Educação (MEC), que supostamente pretende contribuir para organizar a oferta de cursos superiores no país, sugere o fim da graduação em Geofísica e sua volta à grade curricular do curso de Geologia.

A consulta pública estará disponível até o dia 16 de outubro. Qualquer pessoa pode se manifestar, contra ou a favor da sugestão, desde que se identifique. Basta acessar e preencher o formulário que se encontra no Portal do MEC. Na consulta pública, a graduação em Geofísica está situada na sub-área de Geografia e dividida em três especialidades: Geofísica, Geofísica de Exploração e Geofísica Marinha e Ambiental. Se aprovada a sugestão do MEC, todas as especialidades seriam inseridas no bacharelado de Geologia.

Na área de Ciências Exatas e da Terra o projeto intitulado “Referenciais Nacionais de Cursos de Graduação” lista uma proposta de 17 cursos, excluindo a graduação em Geofísica, mas incluindo Turismo e Zootecnia.

São eles 1- Ciência da Computação - Bacharelado; 2- Ciências Naturais – Licenciatura; 3- Estatística - Bacharelado; 4- Física – Bacharelado; 5- Física - Licenciatura; 6- Geografia- Bacharelado; 7- Geografia- Licenciatura; 8- Geologia - Bacharelado; 9- Informática - Licenciatura; 10- Matemática – Bacharelado; 11- Matemática – Licenciatura; 12- Meteorologia - Bacharelado; 13- Química – Bacharelado; 14- Química – Licenciatura; 15- Sistemas da Informação - Bacharelado; 16- Turismo - Bacharelado; 17- Zootecnia - Bacharelado.

Afirma o MEC que a medida pretende “uniformizar denominações para conteúdos e perfis similares, de modo a produzir convergências que facilitem a compreensão por todos os segmentos interessados na formação superior, sem inibir possibilidades de contemplar especificidades demandadas por regiões ou setores laborais do País”.

“A convergência foi realizada por especialistas nas áreas e deve ser entendida como uma sugestão de nova denominação. Cabe às Instituições de Ensino Superior (IES), com base nas características de cada curso, adotar a denominação que julgar mais pertinente, dentre as opções disponíveis e, de acordo com a nova denominação adotada, se necessário, adaptar a matriz curricular."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seismic Monitor - IRIS

Analytics com meu código