sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Da SBGf - Reagrupamento e Denominação da Gradução de Geofísica

Os membros da Área de Ciências da Terra e do Universo da Academia Brasileira de Ciências encaminharam carta ao Ministro da Educação e Cultura ( MEC ), no dia 14/12, manifestando sua preocupação com relação a decisão da Diretoria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do MEC de reagrupamento do curso de graduação de Geofísica dentro da área de Geologia. Veja a integra da carta enviada :


Exmo. Sr. Ministro Sérgio Machado Rezende,


Membros da Área de Ciências da Terra e do Universo da Academia Brasileira de Ciências vem manifestar sua preocupação ao ilustre colega Acadêmico, com relação a decisão da Diretoria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do MEC, que pode ser muito danosa ao desenvolvimento científico e tecnológico na área de Ciências da Terra. A decisão de extinguir a Graduação em Geofísica, colocando-a dentro da Geologia, atinge profundamente os sete cursos em funcionamento (IAG/USP, UFF, UFRN, UFBA, UNIPAMPA, UFPA, UnB), um deles (USP) acaba de completar 25 anos de sua criação.

Novos cursos estão em projeto, em Universidades como a UNESP e a UNICAMP, em vista da carência e grande procura de profissionais da especialidade, motivada pelo incremento da atividade da industria do petróleo e da exploração mineral no Brasil. Na realidade, há preocupação mundial com a formação de Geofísicos para atuarem em empresas de pesquisa, como descrito no documento da Royal Astronomical Society da Grã Bretanha.

Solicitamos sua intercessão para evitar grave retrocesso em área tão crítica para o desenvolvimento do Brasil.

Atenciosamente,

Maria Assunção Faus da Silva Dias, Jacques Lepine, Beatriz Barbuy, Diógenes de Arruda Campos, Wilson Teixeira, Marcelo Souza de Assumpção, Valderez Pinto Ferreira, João Batista Corrêa da Silva, Marta Silvia Maria Mantovani, Alcides Nóbrega Sial, Igor Ivory Gil Pacca, Miguel Angelo Stipp Basei, Paulo Eduardo Artaxo Netto, Adolpho José Melfi, Pedro Leite da Silva Dias, Roberto Dall'Agnol, Colombo Celso Gaeta Tassinari, Marcio Martins Pimentel, Reinhardt Adolfo Fuck, Alexander Wilhelm Armin Kellner, Vicente Antonio Vitório Girardi, Ricardo Ivan Ferreira da Trindade, Paulo Marcos de Paula Vasconcelos.

fonte: www.portal.sbgf.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seismic Monitor - IRIS

Analytics com meu código