quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Geólogo suíço é julgado por provocar terremotos

16/12/209 Agência Estado

O geólogo Markus Haering está sendo julgado na Suíça. Ele é acusado de ter provocado terremotos enquanto fazia perfurações em busca de pedras quentes com o objetivo de produzir energia limpa. Nesta terça-feira (15), ele declarou que ficou surpreso com a força dos tremores. Haering, o idealizador do projeto geotérmico, negou as acusações que de teria deliberadamente danificado propriedades e disse que as pessoas do local tinham conhecimento dos riscos. A profundas perfurações causaram uma série de tremores em 2006, dentre eles um de 3,4 graus na escala Richter, agitando os moradores da Basileia, noroeste da Suíça.

A empresa Geopower Basel já pagou cerca de 9 milhões de francos suíços (US$ 9 milhões) em compensações por paredes rachadas e outros tipos de danos a propriedades localizadas nas proximidades do experimento. O projeto foi suspenso na época e fechado na semana passada depois que análises de risco concluíram que mais terremotos poderiam ocorrer se as perfurações continuassem. O objetivo do experimento era ser o primeiro gerador do mundo a produzir energia, comercialmente, com água fervente a partir de pedras existentes a uma profundidade de cinco quilômetros. Haering disse que havia um plano de emergência. "A cada minuto sabíamos o que estava acontecendo e poderíamos agir instantaneamente."

O envio de água pressurizada pelo poço foi suspenso imediatamente encerrado após o terremoto de 3,4 graus. No papel, o projeto na Basileia parecida bastante claro: perfurações, envio de água fria pelo poço e seu retorno à superfície. A água superaquecida seria suficiente para gerar eletricidade - por meio de uma turbina de vapor - para atender as necessidade de 10 mil pessoas e aquecer 2.700 residências. Mas a localização, no topo de uma falha geológica no meio de uma cidade, mostrou-se muito perigosa para que o projeto fosse adiante, informou o departamento de meio ambiente e economia de Basel nesta semana.

Haering pode pegar até cinco anos de prisão se o juiz entender que ele danificou as propriedades da Basileia. O veredicto deve sair nas semana que vem. Outras tentativas na Suíça de aproveitar o calor das pedras continuam em zonas que são menos suscetíveis a terremotos. Perfurações preliminares começaram no mês passado em Zurique com o objetivo de verificar se a área é adequada para o projeto. St. Gallen, localizada no leste do país, pretende iniciar suas perfurações para um projeto geotérmico no ano que vem. As experiências suíças são observadas de perto nos Estados Unidos, onde o Departamento de Energia patrocina mais de 120 projetos de geração de energia geotérmica em vários Estados. Uma empresa líder no setor, a AltaRock Energy, suspendeu suas perfurações em setembro ao norte de São Francisco. A empresa informou que a medida foi tomada por causa das dificuldades nas perfurações e que não havia temores de terremoto. As informações são da Associated Press.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seismic Monitor - IRIS

Analytics com meu código