sábado, 9 de fevereiro de 2008

Tremor de Terra no Ceará continua!

Terra volta a tremer na zona norte do Ceará

Fonte: Diário do Nordeste

Clique para Ampliar

Francisca Nascimento Leandro, moradora de São José de Baixo, localizado na Serra do Rosário, mostra local onde a terra tremeu (Foto: Natércia Rocha)

Clique para Ampliar

Silvana Sousa, que mora com a família na Serra do Rosário, mostra rachaduras na casa

Populares sentiram o tremo no último dia 3, na segunda-feira, 4, e, na quarta-feira, 6. O mais forte foi no domingo

Sobral. Durante o feriado de Carnaval a terra voltou a tremer, pelo menos, outras seis vezes na zona norte do Ceará, mais precisamente nas Serras do Rosário (Jordão) e Meruoca. Por conta disso, no meio da população que, por sinal, não fala em outra coisa, o medo cresce envolto em lendas e predições apocalípticas.

Dessa vez, além de mais fortes, os abalos foram quase consecutivos. De acordo com informações de populares, somente no último dia 3, a terra teria tremido três vezes, na segunda-feira, duas, e, na quarta-feira, mais uma vez. Sendo o mais forte de todos registrado ao meio-dia de domingo.

“Eu tava deitada na rede e ela (a filha) almoçando. Quando dei fé foi o tamborete andando sozinho, a rede balançando, as telha tremendo e vindo aquele vulto por debaixo do chão. Olhe que tem tempo que moro aqui e nunca tinha visto um negócio daquele”, narra Francisca Nascimento Leandro, moradora da localidade de São José de Baixo, na Serra do Rosário. A vizinha dela, Silvana Souza, que mora com o marido e cinco filhos, também descreveu a experiência.

“Deu um estrondo tão forte que o jarro de planta se mexeu, parecia que o chão vinha andando e subindo com a gente. Caiu cascalho das telha e uns pedacinho de parede. O povo diz que tamo morando dentro de um vulcão. Se for verdade, deve tá perto de explodir, porque o tremor de domingo, meio-dia, foi forte demais”, descreve a dona-de-casa.

Infelizmente, a Estação Sismográfica de Sobral, que poderia precisar a magnitude dos terremotos percebidos pela população, está desativada há quase dois anos. Aliás, dos quatro aparelhos existentes no Estado, Beberibe, Santa Quitéria, Fortaleza e Sobral, apenas os dois primeiros estão funcionando. Mas, de acordo com o chefe do Laboratório de Sismologia da Defesa Civil do Estado, a medição da magnitude do terremoto será divulgada na próxima semana.

“Temos convênio com a Universidade de Brasília para montagem de equipamentos que possam nos dar respostas mais aprofundadas. Também fizemos contato com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte e, semana que vem, reativaremos a Estação de Sobral”, disse Brandão. E continuou. “Até a Estação de Fortaleza, que tem equipamento novo, também está com problemas. Ainda não fomos a Itataia (Santa Quitéria), colher informações da magnitude dos tremores. Mas acreditamos que a liberação de energia tenha sido de 3.0 na Escala Richter”.

No último dia 28 de janeiro, há menos de oito dias dos recentes abalos sísmicos, o Diário do Nordeste noticiou outro tremor ocorrido na região serrana. Na ocasião, os técnicos da Defesa Civil estiveram no local e divulgaram que a intensidade do terremoto foi de 2.5 na mesma Escala.

Respostas

O Diário do Nordeste foi buscar respostas mais aprofundadas sobre o que, de fato, estaria acontecendo nas proximidades de Sobral. Conforme o geólogo, Joaquim Mariano Neto, a hipótese mais provável é de que os terremotos estejam sendo causados por acomodações de camadas, ou seja, pela reativação de falhas geológicas no interior da Terra. Ele enfatizou que é pouco provável que os tremores sejam gerados por causas externas, como extração de minérios, construção de barragens ou perfurações de poços profundos.

Natercia Rocha
Repórter


Enquete
População se assusta com forte tremor

Raquel Cavalcante
Moradora de Alcântaras
"Foi muito forte o tremor de domingo. Um estrondo que tirou do lugar até os quadros das paredes."

Joaquim Mariano Neto
Professor da UEVA e geólogo
"O normal é terremoto da magnitude de 2.5 na Escala Richter. Na década de 80, tivemos em Sobral um que chegou a 4.8."

Francisco das Chagas Melo
Chefe da Defesa Civil
"Ainda não se colheu a magnitude. Acreditamos que a liberação de energia tenha sido de 3.0 na Escala Richter."

José Lucas Nascimento
Morador da Serra da Meruoca
"Tô com 85 ano e nunca tinha sentido um terremoto desse jeito por aqui. Pra ter idéia, até a televisão ficou se tremendo."

TECTÔNICA DESENVOLVIDA

Região localiza-se sobre falhas geológicas

Sobral. “O Nordeste é a região no Brasil onde mais se sente tremores de terra, acredita-se que seja devido à proximidade com o Oceano Atlântico. Sobral é conhecida como região em que a tectônica foi bastante desenvolvida no passado, ou seja, ocorreram bastante falhamentos geológicos que causaram grandes terremotos”, explica o professor e geólogo Joaquim Mariano Neto.

Segundo ele, a Serra da Meruoca, por exemplo, existe por causa de um grande terremoto. Devido a isso, surgiram várias falhas geológicas, de tamanhos razoáveis, nas bordas das Serra da Meruoca e Rosário. São as chamadas falhas Café-Ipueiras e, mais no centro de Sobral, o grande falhamento geológico chamado Sobral-Pedro II.

“O normal é que tenhamos terremotos da magnitude de 2.5 na Escala Richter. Mas, na década de 80, tivemos em Sobral um (terremoto) que chegou a atingir 4.8. Na época, visitei o epicentro com técnicos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e foi detectado que se deu na região que vai de Forquilha à Groaíras. Na época, fomos à casa na Fazenda Belém, bem em cima da falha. As telhas foram jogadas longe, mas a casa não chegou a cair”.

De acordo com Joaquim Mariano, o terremoto aconteceu pela movimentação de placas tectônicas. “O perigo é que, a maioria ou quase todos os açudes do Ceará estão situados em cima de falhas geológicas. A reativação de uma falha, poderia, se o terremoto apresentar grande magnitude, rachar a parede e a pressão da água se encarrega do resto”, disse ele, complementando que “existe essa possibilidade, embora muito remota. O Castanhão, por exemplo, os responsáveis dizem que a estrutura foi construída com cimento armado e coisa e tal. Mas nada segura a natureza. Se o terremoto vier mesmo, leva tudo. Mas os tremores daqui são de pequena magnitude. Os moradores podem ficar tranqüilos”.

O professor alertou, também, que não há como prevenir terremotos, mas ensinou que um bom indício de que algo está para acontecer, é ficar atento ao comportamento dos animais. “Os bichos são mais sensíveis à vibrações. Quando tiver cachorro ou cavalo muito inquieto, eles podem estar sentindo as vibrações primeiro que nós, podem estar prevendo tremor. Alguns países se especializaram em prever terremoto pelo comportamento animal”.

Segundo ele, a recomendação em casos de tremores de terra, principalmente no Interior, é que os moradores desliguem fogão, saiam de dentro de casa e mantenham a calma. “Ir para campo aberto é mais prudente, não ficar esperando telhas caírem”.

Terremoto volta a atingir cidades do interior do Ceará

Não houve registro de estragos, nem feridos em conseqüência do terremoto.

De: terra



A terra voltou a tremer pelo menos seis vezes na zona norte do Ceará. Os fenômenos aconteceram durante o Carnaval, mas só foram divulgados no fim desta semana.

Não houve registro de estragos, nem feridos em conseqüência do terremoto, mas os moradores do interior do Estado se disseram assustados com o tremor, verificado nas proximidades das Serras da Meruoca e do Jordão.

A estação sismológica de Sobral, município mais próximo da região e que fica a 250 quilômetros de Fortaleza, está desativada há dois anos.

Segundo a Defesa Civil do Estado, mesmo sem confirmação, a estimativa é de que o terremoto tenha atingido 3º na escala Richter.

No dia 28 de Janeiro foi registrado o primeiro tremor na região serrana e, à época, foi confirmada a intensidade de 2,5º na escala Richter.


17 comentários:

  1. Moro aqui em Alcântaras e senti esses tremores, principalmente o de domingo dia 2, foi realmente incrível. A sensação é que tudo vai cair na sua cabeça. O Problema é que nenhuma construção dessa cidade foi feita pensando nesses problemas, até mesmo por causa da topografia do terreno, com muitas casas feitas em morros e em terrenos irregulares, caso chegue a dar algum que atinja 5 ou 6 pontos, como estão prevendo, muitas construções vão desabar e muita gente vai dançar.

    ResponderExcluir
  2. aro, Daniel. Esse é o grande problema do Brasil. Não existe lei para construções próxima de atividades sísmica.
    A equipe da UFRN vem estudando essa área e mostrando o risco sísmico, entretanto nosso governo não se importa com as informações. O melhor a fazer é orientar a população e seus familiares a agirem de forma correta ao acontecer um sismo. Por exemplo: Ir para debaixo da porta, mesa ou cama. Não gerar pânico. Desligar a rede geral de energia e por ai vai

    ResponderExcluir
  3. Caro Daniel,
    entrei em contato com o Dr. George Sand e pedir a ele para usar seu meio eletronico de comunicação para tentar fazer um contato com voce, sou Tecnico em Sismologia da UFRN de Natal do Rio Grande do Norte e estarei indo ate região de Sobral na proxima semana (19/02) para coletar dados de uma das estações sismograficas que a UFRN mantem pelo Nordeste do Brasil.
    Esta nos dará a possibilidade de identificar o local onde vem ocorrendo os tremores de terra que voces ai dessa região vem sentindo.
    Deverei fazer um levantamento tecnico mais detalhado para que possamos em um tempo mais breve possivel fazer um estudo local instalando mais algumas estações sismograficas.
    A estação de Sobral fica instalada na fazenda da Empbrapa ai em Sobral, e serar instalada um link de internet para que possamos fazer um monitoramento direto com a região.
    Fica aqui meu endereço eletronico e meu telefone , caso queira entrar em contato comigo.
    eduardo@dfte.ufrn.br
    tel 84 8804 3570
    Agradeço desde ja a colaboração do do Dr. George Sande pela grande contribuição de nos ofereçer este eficiente e conceituado blogger para nos comunicar.

    ResponderExcluir
  4. Sou de alcantaras o tremor de hoje foi o mais forte de todos, ele deixou rachaduras em varias casas inclusive na minha,também derrubou parte de um
    muro de uma casa.A população da cidade está chocada com os tremores.

    ResponderExcluir
  5. Olá, Sou eu Daniel aqui de Alcântaras, são exatamente 23:50 e há mais ou menos 40 minutos deu o maior terremoto que ja senti na vida aqui na minha cidade. O tremor durou vários segundos e chegou a faltar eletricidade. Foi a coisa mais impressionante que ja vi, todas as pessoas correram para fora de casa com suas roupas de dormir, estão todos assustados e alguns mais idosos passaram mal. Dei uma volta de moto pela cidade depis do incidente, foi constatado que foram 3 tremores consecutivos, mas o primeiro foi o mais forte, arrisco a dizer que com certeza passou dos 3 ou 4 graus na escala richter. Acabei de entrar em contato com o Técnico em Sismologia da UFRN, Sr. Eduardo Alexandre e o deixei a par dos acontecimentos, a defesa civil também ja foi alertada. Estve tirando algumas fotos de casas danificadas, a minha própria está cheia de rachaduras, algumas estão seriamente danificadas e outras perderam utensílios de vidro e ate memsmo telhas. Toda a população está nas ruas e se recusam a voltar para suas casas. nunca vi a cidade com tanto pânico, foi realmente assustador. Se a cadeia dos acontecimentos tiverem se seguido da mesma maneira dos demais e o epicetro tenha sido na região de Jordão, município de Sobral, então devo concluir que a destruião por lá tenha sido indescritível, uma vez que pude testemunhar a potência com que esse terremoto chegou até nós. Veremos os acontecimentos que se seguirão e espeemos as notícias pela manhã. Essa realmente vai ser uma longa noite...

    ResponderExcluir
  6. Estava vendo televisão quando meus cães se estivessem "meio" assustados... Passa um tempo e uma amiga me alerta do tremor de terra, não reagi sem antes observar as grades de casa tremendo como se estivessem sendo derrubadas, e a água do copo... nem me fale.. parecia aquele filme do "Jurassic Park"... a água pulava.

    ResponderExcluir
  7. Sou eu Daniel de novo.

    Enquanto digiava isso aconteceu outro temor, só que de pequenas prporções, você começa ouvindo um pequeno barulho como m monte de pedras rolando, então ele vai aumentando e o chão começa a tremer, axo que ninguem nessa cidade vai dormir essa noite.

    ResponderExcluir
  8. Olá me chamo Ademir moro em Alcantaras gostaria de saber se possivel de você Prof.Gerge Sand França, alguns exclarecimentos com relação a intencidade dos tremores e frequencia, tem como o senhor me dizer essa informção se por acaso tem possibilidades das intencidades dos tremores ficarem mas forte que 3,5 na escala richter?

    ResponderExcluir
  9. Caro, Ademir.

    Bem, a sismologia ainda não é capaz de prever se a atividade vai aumentar ou se vai diminuir, se vai acontecer um terremoto grande ou não.

    Temos registro de terremotos de magnitude 5.2 em Pacajus-CE e isso levar crer que podemos ter tremores maiores, mas ressalto que ainda a probabilidade é pequena.

    O que DEVEMOS FAZER então? Veja o que nesse blog há recomendações de como proceder em caso de um terremoto. Isso vcs manter em suas memórias.

    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  10. bom dia ontem a noite deu o maior dos tremores aqui em coreaú, outra cidade atingida pelos tremores. foi a partir das duas 2 horas da madrugada e seguiu madrugada a dentro só com barulhos e pelas quatro da manhã deu outro mais forte.

    ResponderExcluir
  11. Ontem por volta das 2 da madrugada começaram novamente tremores de terra aqui em Sobral-Ce,29/02/2008.
    A população está toda assustada. Pessoas estão descendo a serra para a cidade. E até agora não se sabe bem o porquê dessa atividade sísmica, além de suposições. Pelo que se disse foi um dos mais fortes chegando a 3,9 ou 4. Alguns técnicos acham que a região é portadora de uma falha geológica. Mas por que só agora está se manifestando, se há tempos temos essa falha? Muitas dúvidas e muitas crendices. Estamos órfãos de pessoas esclarecidas que tenham interesse no assunto e venham aqui estudá-las e esclarecer a população; temos muito boa vontade da liderança política municipal, mas diante de um fenômeno desses, há que ter mais que vontade, é preciso agir com precaução. Estamos com muito medo do que ainda virá.

    ResponderExcluir
  12. O QUE TENHO A DIZER SOBRE TREMORES DE TERRA?EU SÓ PEÇO À POPULAÇÃO, ,QUE REZEM E OREM MUITO PARA O CRIADOR...É SÓ TER FÉ E BOTAR TODA SUA CONFIANÇA EM DEUS...
    NO FINAL VOCÊS NÃO SE ARREPENDERÃO.

    ResponderExcluir
  13. Em cariré também sentimos os tremores no dia 18 e no dia 29(foi varios) onde todas as pessoas sairam de suas casas assustadas ficando acomodadas nas ruas em plena madrugada. Aqui como toda região só se fala disto, estou com medo e toda população tambem e a previsão é que atinja 5 ou 6 pontos aqui vai ser do mesmo grau ou menos? não sabemos em que grau está ocorrendo aqui, teria com saber?

    ResponderExcluir
  14. Eu.. Tenho em mente q esse tremor seja nao fenomeno mas o homem mesmmo destruindo.. com essas bombas q eles estouram pa poder mudar as pedras de canto para exploraçao do petroleo.. Prq nosso subsolo esta sendo muito explorado é maltratado assim o homem constroi e destroi neh mesmo?
    sei nao mas esses geologos deveriam explorar mas minha visao é q sejam dessas Bombas ai q eles usam nao sei nem pra q.. mas meu ponto de vista é esse.

    ResponderExcluir
  15. Encontra-se escrito nas profecias de EGW muitas coisas que acontecerão até o final dos tempos que Jesus anunciou no livro de Mateus capitulo 23 e 24 com relação à Sua volta nas nuvens dos céus. Livro Eventos Finais pags 17-28. Eis alguns comentários: Nas últimas cenas da história terrestre, grassará a guerra. Haverá epidemias, pragas e fomes. As águas do oceano transporão seus limites. Propriedades e vidas serão destruidas pelo fogo e por inundações.Deveriamos estar nos preparando para as mansões que Cristo foi preparar para os que O amam. Este aviso vindo de Deus foi escrito no ano 1897.
    Em 31 de maio de 1889, cerca de 2.200 pessoas perderam a vida na enchente de Johnstown, quando uma represa se rompeu depois de muitos dias de pesada chuvas.
    A crosta terrestre será dilacerada pelas explosões dos elementos ocultos nas entranhas da Terra. Isto foi dito no ano de 1891. Tem muito mais ainda avisado neste livro Eventos Finais. São profecias que estão se cumprindo, como uma pessoa falou sobre a crosta terrestre que a ciencia chama de placas tetônicas iria um dia ser dilacerada, continuando a profecia dizendo: Estes elementos, uma vez desprendidos, arrebatarão os tesouros dos que durante anos têm aumentado sua fortuna pela aquisição de grandes posses a preços de fome dos que estão ao seu serviço. "isto com relação a terremotos, maremotos, grandes incendios, do nada, Chegou o tempo em que num momento podemos estar em terra sólida, e no outro mmento pode ela estar fugindo de debaixo de nosso pés. Haverá terremoto onde menos se espera. dito em 1896

    ResponderExcluir
  16. cariré são 45km de sobral...

    ResponderExcluir

Seismic Monitor - IRIS

Analytics com meu código