sábado, 16 de fevereiro de 2008

Tremor de terra no município de Catarina





Apesar do susto, com o tremor não houve registros de pessoas feridas ou de danos materiais.


Um tremor de terra assustou moradores do município de Catarina, localizado a 400km da Capital cearense, na região dos Inhamuns. Segundo relatos da população, por volta das 15h foi possível sentir o “chão balançar” na sede do município e com maior intensidade no distrito de Sítio São Gonçalo.


Apesar do susto, o tremor, que durou poucos segundos, não deixou pessoas feridas. Também não há registros de danos materiais. “Eu estava na rua quando senti o chão tremer. Os moradores e as pessoas do comércio se apavoraram. Foram cerca de 30 segundos de tremor”, relatou Valéria Rodrigues, recepcionista do Hospital Municipal de Catarina.


Ela disse também que, de imediato, as pessoas pensaram que se tratava de um trovão, já que o tempo estava nublado no momento do tremor.


Para o soldado Uitembergue de Lima, que se encontrava de serviço no Distrito Policial de Catarina, o tremor foi fraco. “Eu nem senti, mas o nosso sargento, que trabalhava no computador, percebeu o tremor, desligou o aparelho e foi para a rua”, descreveu o Militar.


O padre Afonso Queiroga, pároco da Igreja Matriz do Município, informou que muitos moradores sentiram objetos de vidro e janelas tremerem no início da tarde de ontem, mas tudo foi muito rápido. O pároco disse, também, que estava dormindo no momento do fenômeno, e não percebeu nenhuma anormalidade.


Maior intensidade


A maior parte dos entrevistados relataram que no distrito de Sítio São Gonçalo, o tremor foi mais intenso. Segundo o pecuarista Malta Rodrigues, que esteve no local após o ocorrido, até as telhas das casas se deslocaram.


“Graças a Deus ninguém ficou ferido. O barulho e a vibração assustaram toda a Cidade”, lembrou Rodrigues.


No distrito, há uma barragem e um balneário no açude São Gonçalo. Moradores do local informaram que o tremor não abalou a estrutura da barragem, assim como não houve outros danos materiais.


Na noite de ontem, a reportagem do Diário do Nordeste tentou entrar em contato com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) para obter informações sobre a proporção do tremor, mas os telefones não foram atendidos.


SAIBA MAIS


Tremor no Carnaval


Nos dias 3, 4 e 6 deste mês, durante o feriado do Carnaval, a terra tremeu seis vezes na zona norte do Estado, mais precisamente nas Serras do Rosário (Jordão) e Meruoca. Além de fortes, os abalos foram quase consecutivos.


Repetição


Em 28 de janeiro deste ano, outro abalo sísmico já havia assustado o distrito do Jordão, a 20 quilômetros de Sobral. O fenômeno ocorreu as 13 horas. De acordo com a Defesa Civil, o tremor atingiu 2.5 na escala Richter e foi sentido, por toda a população da Serra.


Guto de Castro Neto e Honório Barbosa

Repórteres

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seismic Monitor - IRIS

Analytics com meu código