quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Magnitude 7.4 - SIMEULUE, INDONESIA

Magnitude 7.4
Horário
  • 20 de Fevereiro de 2008 às 08:08:32 UTC
Location 2.778°N, 95.978°E
Depth 35 km (21.7 miles) set by location program
Region SIMEULUE, INDONESIA
Distances 310 km SSE de Banda Aceh, Sumatra, Indonesia
310 km WSW de Medan, Sumatra, Indonesia


Fonte:USGS
Um forte Terremoto mata ao menos Três na Indonésia
Fonte:Folha Online

Um tremor de 7,5 graus na escala Richter atingiu o oeste da Indonésia nesta quarta-feira, matando ao menos três pessoas e ferindo outras 25. Anteriormente, autoridades locais haviam informado que a magnitude do terremoto havia sido de 7,6 graus.

Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos, que vigia a atividade sísmica no mundo todo, o terremoto ocorreu às 05h08 (no horário de Brasília), e teve seu epicentro a 330 km a de Banda Aceh, capital da Província de Aceh, e a 35 km de profundidade.

De acordo com o centro, o terremoto atingiu também a ilha de Simeulue na costa oeste de Sumatra --a região mais atingida pelo tsunami [onda gigante] de 2004.

Na ocasião, um tremor de 9 graus na escala Richter matou mais de 230 mil pessoas em vários países -- a maior parte na ilha de Sumatra, na Indonésia. Três meses depois, outro terremoto de 8,7 graus matou mais mil pessoas nas ilhas de Nias e Simeulue.

O Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico divulgou hoje um alerta de tsunami para áreas costeiras próximas do epicentro, mas o aviso foi cancelado logo depois.

Segundo Rustam Pakaya, chefe do Ministério indonésio da Saúde, muitos edifícios de Simeulue foram danificados e três pessoas morreram, além das 25 que ficaram feridas.

O tremor foi sentido nas áreas oeste e norte de Sumatra, onde uma multidão saiu correndo de prédios residenciais comerciais e tomou as ruas, em pânico. "Tudo começou a tremer e, em menos de um minuto, eu estava correndo ao lado de outras pessoas. Eu ouvi muitos gritando, em pânico", disse Ahmad Yushadi, morador da Província de Aceh, no norte da ilha.

Simeulue abriga cerca de 75 mil moradores, mas a maior parte vive em casas simples, que não costumam ser causa de grandes danos ou vítimas caso desabem quando há terremotos.

Grande parte dos prédios de dois andares da região desabaram em terremotos nos anos 2004 e 2005 e continuam inutilizados.

A Indonésia, o maior arquipélago do mundo, com população de 235 milhões, é alvo freqüente de abalos sísmicos devido à sua localização, no chamado Círculo de Fogo do Pacífico, um anel de vulcões e falhas geológicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seismic Monitor - IRIS

Analytics com meu código