domingo, 17 de fevereiro de 2008

A terra está tremendo em Alcântaras

Cuidados durante um terremoto
É muito difícil manter a calma durante um forte tremor.

Veja abaixo alguns cuidados básicos que você deve tomar para sua maior segurança.

1 - Zele pela sua segurança dentro de casa
2 - Ao sentir os primeiros tremores, afaste-se de móveis que podem tombar e abrigue-se debaixo de uma mesa que seja resistente.
3 - Se possível, abra a porta para assegurar uma rota de fuga.

4 - Dependendo da intensidade do tremor, se a residência empenar-se, a porta provavelmente não irá se abrir.
5- Ao sair para fora, muita atenção com relação a objetos que podem cair: vidros de janelas, telhas etc.
6 - Não saia de casa descalço. É recomendável calçar sapatos ou sandálias de solado grosso.

Dirigindo um veículo

Ao perceber o terremoto, conduza seu veículo cuidadosamente ao acostamento. Pare o veículo e procure obter informações mais detalhadas através do rádio ou TV. Se for necessário abandonar o veículo e procurar um refúgio de emergência, não tranque o automóvel e deixe as chaves no contato.

Para prevenir incêndios

1 -Se estiver cozinhando, apague o fogo ao sentir os primeiros tremores.
2 - Se o tremor for muito forte, trate de proteger sua integridade física. Assim que possível, apague o fogo.
3 - Não apague apenas o fogão. Feche o registro de gás também.
4 - Retire da tomada os aparelhos eletrodomésticos.
5 - Ao procurar abrigo, desligue a chave geral de energia elétrica.

Em lojas de departamento, supermercados, centros comerciais subterrâneos etc.


1 - Ao sentir os primeiros tremores, afaste-se de vitrines e prateleiras altas.
2 -Não se afobe para procurar as saídas de emergência.
3 - Se um incêndio ocorrer nas galerias subterrâneas, proteja o nariz e boca com um lenço e busque pela saída orientando-se pelas paredes, sempre mantendo-se abaixado.
4 - Jamais use elevadores em situações de emergência.

Andando na rua

1 - Ao sentir tremores, procure se afastar de muros e residências, pois pode haver risco de desabamento de muros ou queda de telhas etc.
2 - Proteja sua cabeça com uma veste, bolsa ou valise de mão. Refugie-se em algum local aberto, como praças ou terrenos baldios.

Indo para os abrigos de emergência

Vá para os abrigos de emergência a pé. Jamais use carro ou qualquer outro veículo motorizado. Proteja sua cabeça com capacete ou alguma touca protetora. Use vestes apropriadas para fazer esforços físicos.

É importante ter as mãos livre para eventos inesperados. Ao levar seus pertences, utilize mochilas.


Adquirindo informações corretas

Em situações de emergência, é muito importante obter informações corretas. Fique atento às transmissões de rádio e TV. Não dê ouvidos a boatos. Fique atento aos boletins divulgados pela defesa civil. Evite telefonar desnecessariamente. As linhas devem permanecer abertas para a troca de informações entre os órgãos da defesa civil. Em especial, evite telefonar para a defesa civil para obter informações sobre a situação geral. Isto prejudica os trabalhos de resgate de feridos e de coordenação de ações.

--- Não é Caso de Pânico! Mas é necesário tomar precauções!----------- DANIEL você está sendo muito importante e se for possível memorize essas recomendações para enviar a população. Mantenha a Calma.
-----------------
Nas residências rurais provavelmente poderá sofre danos!

Um comentário:

  1. A terra não tremeu apenas em Alcântaras, em Sobral, Tianguá e outras localidades como na serra do Jordão, o tremor também foi sentido as 23h deste sábado. Objetos foram ao chão, paredes balançaram e enormes rachaduras chegam a comprometer paredes de algumas residências em Alcãntaras, centenas de pessoas foram para as cauçadas em Sobral e Alcântaras onde o tremor teve maior intensidade. Crianças e adultos choravam em estado de choque na cidade de Alcãntaras, a cidade não dormiu.

    Tremor de terra assustou moradores de diversas cidades no norte do Ceará na noite deste sábado, em Sobral e Alcântaras o abalo sísmico foi sentido com maior intensidade, pessoas entraram em Pânico em Alcântaras.

    Eram 23h de sábado, 16 quando um forte tremor seguido de uma explosão derrubou objetos dos móveis, tremeu camas, paredes e abriu grandes rachaduras em diversas casas no norte do Ceará, várias cidades e localidades sentiram o tremor, entre elas Sobral, Tianguá, Jordão, Granja, Massapê e Alcântaras, nesta última o tremor foi mais intenso e foi seguido pelo corte de luz elétrica por alguns minutos, a população estava apavorada, pessoas passando mal em estado de choque, crianças e adultos chorando sem saber a quem recorrer, muitos ligavam nos programas de rádio e lá o comentário já estava com o locutor recebendo ligações de diversas localidades e as pessoas relatando o abalo. O movimento no hospital de Alcântaras foi intenso, as pessoas medindo pressão e procurando medicamento, uma grávida foi levada as pressas para a Santa Casa de Sobral em estado de choque segundo o enfermeiro plantonista Adriano Mendes. Centenas de pessoas assustadas deixaram as ruas daquele pequeno município bastante movimentadas nesta madrugada.

    Em Sobral, moradores de diversos bairros sentiram o tremor e correram para as causadas, todos assustados comentavam o ocorrido nas causadas do Junco, Campo dos Velhos e Terrenos Novos por onde nossa equipe passou. No Campo dos Velhos a família da dona de casa Antônia Oliveira, 78 estava toda na calçada, seu filho Antônio Rodrigues, 42 conta que tinha acabado de sentar quando sentiu as pernas tremerem, "minha filha assustada correu e segurou na minha mão dizendo que aquilo era um terremoto, estaos com medo de dormir". Na mesma rua, Kátio Eufrázio Mesquita, 26 contou que escutou as telhas tremerem e seus pássaros ficaram desesperados se batendo na gaiola.

    Em estado de choque:
    - A pequena Pamela Maria Silva dos Reis de oito anos chorava em estado de choque com sua mãe Maria Vangineide Silva de Oliveira, 40 ambas estavam na calçada acompanhada de vizinhos no centro de Alcântaras.
    - A funcionária pública Francisca Carvalho Brandão, 47 conta que ficou desesperada quando percebeu os copos balançarem e ao mesmo tempo faltou energia, "peguei minha filha, na escuridão e corri para a rua, fiquei desesperada e outra dessa minha casa vai ao chão".
    - Já a aposentada Luzia Lauriano Moreira, 70 foi levada nos braços de vizinhos para fora de sua residência, "estou toda dolorida, não consegui ficar em pé sozinha, fiquei paralisada, minha filha está muito nervosa". Conta Luzia.
    - O professor de português Fernandes Neto, 37 conta que sentiu vários tremores seguidos de estrondos, "estou com medo e hoje não tem como dormir".
    - A casa de Luzia Firmino de Souza, 38 ficou sem energia elétrica após o tremor e foi dormir na casa de sua mãe com seus dois filhos. "Eu estava dormindo, acordei com o barulho e já estava tudo balançando dentro de casa quando cai da cama". Conta Luzia.

    Técnicos da Defesa Civil e uma equipe do Laboratório de Sismologia de Sobral e Fortaleza vão percorrer toda a região ainda neste domingo logo depois de medirem a intensidade do tremor, eles vão orientar a população e uma entrevista coletiva será marcada. Os últimos tremores noticiados aconteceram na semana do carnaval, mas só agora o fenômeno foi sentido fortemente na cidade de Sobral. Segundo especialistas, a região localiza-se sobre falhas geológicas.

    Enquanto nossa equipe estava em Alcântaras, outros dois pequenos abalos foram sentidos, sendo um, às 01h e 05 minutos e outro 10 minutos depois, moradores relatavam que vários foram sentidos após o tremor das 23h que foi o mais forte e temido por todos. O fenômeno estava acontecendo com freqüência apenas na serra do Jordão, distrito de Sobral, mas neste sábado se espalhou e chegou a diversos municípios se estendendo até a serra da Ibiapaba.
    VEJAM FOTOS NO MEU ORKUT.
    Procure por: wmacedo

    ResponderExcluir

Seismic Monitor - IRIS

Analytics com meu código