domingo, 17 de fevereiro de 2008

Comentários Welligton - Terremoto de Sobral - imagens Wmacedo

A terra não tremeu apenas em Alcântaras, em Sobral, Tianguá e outras localidades como na serra do Jordão, o tremor também foi sentido as 23h deste sábado. Objetos foram ao chão, paredes balançaram e enormes rachaduras chegam a comprometer paredes de algumas residências em Alcãntaras, centenas de pessoas foram para as calçadas em Sobral e Alcântaras onde o tremor teve maior intensidade. Crianças e adultos choravam em estado de choque na cidade de Alcãntaras, a cidade não dormiu.

Tremor de terra assustou moradores de diversas cidades no norte do Ceará na noite deste sábado, em Sobral e Alcântaras o abalo sísmico foi sentido com maior intensidade, pessoas entraram em Pânico em Alcântaras.


Eram 23h de sábado, 16 quando um forte tremor seguido de uma explosão derrubou objetos dos móveis, tremeu camas, paredes e abriu grandes rachaduras em diversas casas no norte do Ceará, várias cidades e localidades sentiram o tremor, entre elas Sobral, Tianguá, Jordão, Granja, Massapê e Alcântaras, nesta última o tremor foi mais intenso e foi seguido pelo corte de luz elétrica por alguns minutos, a população estava apavorada, pessoas passando mal em estado de choque, crianças e adultos chorando sem saber a quem recorrer, muitos ligavam nos programas de rádio e lá o comentário já estava com o locutor recebendo ligações de diversas localidades e as pessoas relatando o abalo.






O movimento no hospital de Alcântaras foi intenso, as pessoas medindo pressão e procurando medicamento, uma grávida foi levada as pressas para a Santa Casa de Sobral em estado de choque segundo o enfermeiro plantonista Adriano Mendes. Centenas de pessoas assustadas deixaram as ruas daquele pequeno município bastante movimentadas nesta madrugada. Em Sobral, moradores de diversos bairros sentiram o tremor e correram para as calçadas, todos assustados comentavam o ocorrido nas calçadas do Junco, Campo dos Velhos e Terrenos Novos por onde nossa equipe passou.

No Campo dos Velhos a família da dona de casa Antônia Oliveira, 78 estava na calçada, seu filho Antônio Rodrigues, 42 conta que tinha acabado de sentar quando sentiu as pernas tremerem, "minha filha assustada correu e segurou na minha mão dizendo que aquilo era um terremoto, estamos com medo de dormir".

Na mesma rua, Kátio Eufrázio Mesquita, 26 contou que escutou as telhas tremerem e seus pássaros ficaram desesperados se batendo na gaiola. Em estado de choque:

- A pequena Pamela Maria Silva dos Reis de oito anos chorava em estado de choque com sua mãe Maria Vangineide Silva de Oliveira, 40 ambas estavam na calçada acompanhada de vizinhos no centro de Alcântaras.

- A funcionária pública Francisca Carvalho Brandão, 47 conta que ficou desesperada quando percebeu os copos balançarem e ao mesmo tempo faltou energia, "peguei minha filha, na escuridão e corri para a rua, fiquei desesperada e outra dessa minha casa vai ao chão".

- Já a aposentada Luzia Lauriano Moreira, 70 foi levada nos braços de vizinhos para fora de sua residência, "estou toda dolorida, não consegui ficar em pé sozinha, fiquei paralisada, minha filha está muito nervosa". Conta Luzia.

- O professor de português Fernandes Neto, 37 conta que sentiu vários tremores seguidos de estrondos, "estou com medo e hoje não tem como dormir".

- A casa de Luzia Firmino de Souza, 38 ficou sem energia elétrica após o tremor e foi dormir na casa de sua mãe com seus dois filhos. "Eu estava dormindo, acordei com o barulho e já estava tudo balançando dentro de casa quando cai da cama". Conta Luzia.


Técnicos da Defesa Civil vão percorrer toda a região ainda neste domingo logo depois de medirem a intensidade do tremor, eles vão orientar a população e uma entrevista coletiva será marcada.


Os últimos tremores noticiados aconteceram na semana do carnaval, mas só agora o fenômeno foi sentido fortemente na cidade de Sobral. Segundo especialistas, a região localiza-se sobre falhas geológicas. Enquanto nossa equipe estava em Alcântaras, outros dois pequenos abalos foram sentidos, sendo um, às 01h e 05 minutos e outro 10 minutos depois, moradores relatavam que vários foram sentidos após o tremor das 23h que foi o mais forte e temido por todos. O fenômeno estava acontecendo com freqüência apenas na serra do Jordão, distrito de Sobral, mas neste sábado se espalhou e chegou a diversos municípios se estendendo até a serra da Ibiapaba.

Fonte: Welligton

10 comentários:

  1. Sou da cidade de Pedro II - PI, e por estas bandas também foi sentido tremores. Pedro II é uma cidade serrana que tem limites com o Ceará. Gostei muito das informações - tecnicas e seguras( a melhor disponibilizada na internet
    franklin dane

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Franklin

    Espero que esse site possa orientar as pessoas em caso de um terremoto.

    ResponderExcluir
  3. Volta a tremer em Sobral, hoje sexta29/02, entre 01h45 e 2h00 da madrugada. pelo estrondro foi maior que o anterior e por mais de uma vez , ja sao 2h30 e continua...

    ResponderExcluir
  4. Mais uma vez em Sobral a terra volta a tremer os abalos estao acontecendo desde 01h45 ate agora 02h30 de hoje 29/02 madrugada. ate o momento ja percebi tres abalos, sendo o primeiro e o segundo de maior intensidade.

    ResponderExcluir
  5. Muitos Sobralenses estao a passar a noite em claro. Neste momento, entre 01:45am e 02:30am 29/02/08. A Terra voltou a tremer em Sobral-Ce e continua acontecendo os tremores pela madrugada.

    ResponderExcluir
  6. na madrugada de hoje,29 de fevereiro, ocorreu três perceptíveis tremores de terra em Morrinhos, CE, estes sentidos por grande parte da população residente.

    ResponderExcluir
  7. oi wellington acompanho seu trabalho ja de muito tempo e fiquei muito feliz de saber que você está cobrindo os terremotos quer andam ocorrendopor aqui...É um ótimo registro...queria que você me conectasse por e-mail pois queria saber mais de seu trabalho...fazer algo pessoal meu...tipo fotos sabe..tenho dezoitop anos e curso enfermagem ..me manda uma idéias e planos de custo ta ?!myrisinha@hotnmail.com
    quanto aos terremotos nao sei explicar bem o que é mas presumo que vem coisa pior.

    ResponderExcluir
  8. Várias vezes que fiz viagens de ônibus no trecho que liga sobral a Ipú, o motorista do ônibus me mostrava um "cordão de pedra", que tinha no meio da estrada antes de ser asfaltada; e dizia que o cordão de pedra, ligava o estado do rio grande do norte ao piauí. Teria este cordão de pedra, relação com a fissura que vem do Rio Grande do Norte. passando entre o kart club e o mercantil pinheiros até Pedro II no Piaui?

    ResponderExcluir
  9. Caro Anônimo,

    Não existe fissura que vem do Rio Grande do Norte que passa pelo Kart clube?
    O que existe é uma falha mapeada denominda lineamento Sobral-Pedro II ligar as essas cidades.
    Agora esse cordão de pedra! Seria legal uma foto. Para ver direção de cordão!

    ResponderExcluir
  10. Fiquei bem mais informadas apesar de eu apenas ter 13 anos fico muito preocupada com isso pois meu pai trablha em sobral na cavalcante diesel e uma vez ano retrasado teve um sismo que atingiu fortaleza e eu senti a partir dai quis fica mais informada e saber me prevenir!

    ResponderExcluir

Seismic Monitor - IRIS

Analytics com meu código