quarta-feira, 21 de maio de 2008

Sobral 4.3 e 3.9 com registro na estação RCBR-UFRN

Registro com os dois eventos. (Estação de Banda Larga)

Abaixo o registro pela Estação de Período Longo







3 comentários:

  1. George, que análise você faz do histórico dos abalos desde o início do ano, tanto no que diz respeito a frequência e a magnitude, e com base nos dados tabulados, hipoteticamente quais seriam os cenários futuros nessa região no tocante a novas acomodações?
    Joaquim Torres

    ResponderExcluir
  2. Caro George,
    Em reportagem concedida ao jornal Diário do Nordeste, você afirma haver a possibilidade de um novo abalo de até 5,5 na ER.
    Baseado em que cenário a sua observação se fundamenta?
    Quanto as demais dúvidas, o Dr. Joaquim Torres as expressou muito bem.
    Só acrescento mais uma pergunta: a partir de quantos graus pode haver danos e riscos aos habitantes. Solicito, se possível, inserir as respostas diretamente no blog, que por sinal esta muito interessante e deve ser um dos prediletos do sobralenses nestes dias.
    Sds.
    Jânder Magalhães Tôrres

    ResponderExcluir
  3. No Diário do Nordeste, eu afirmei que existe a possibilidade de ter um evento de 5,5 baseado na atividade sísmica na região, pois já ocorreu um evento na área sísmica do nordeste que compreende o Norte do CE até o Norte do RN e que já teve ocorrência de magnitude 5,2 (no caso Pacajus.), isso é possível! Mas também pode de repente tudo cessar e não ter atividade por um bom tempo. A minha preocupação é com as residências frágeis e que um terremoto nessa região de 4.5 poderá desabar essas residências. Não é para causa pânico, mas precisa ter o alerta! A Construção civil precisa checar as residências na região sísmica.

    Estarei em Natal, e lá irei fazer um levantamento estatístico com a equipe da UFRN.

    ResponderExcluir

Seismic Monitor - IRIS

Analytics com meu código