segunda-feira, 12 de maio de 2008

China: há quase 15 mil mortos e 25 mil soterrados

O governo da China afirmou que 25.788 pessoas permanecem enterradas sob os escombros, outras 14.051 foram dadas como desaparecidas e 14.463 estão mortas só na província de Sichuan, local do epicentro do terremoto que atingiu o país na última segunda-feira. O número oficial de mortos chega a 14.866.

As perdas humanas não param de aumentar à medida que chegam informações das zonas mais afastadas. Segundo a polícia militar, citada pela imprensa oficial, muitas cidades próximas a Wenchuan, epicentro do terremoto, ficaram completamente arrasadas.

"Não existem mais casas em várias cidades e subúrbios (do distrito de Wenchuan). Tudo foi arrasado", afirmou Wang Yi, chefe de uma unidade da polícia militar.

Somente na cidade de Yingxiu, que fica no distrito montanhoso de Wenchuan, as autoridades locais anunciaram que 2,3 mil pessoas de um total de superior a 10 mil sobreviveram à catástrofe, o que acrescenta pelo menos 7 mil mortos à longa lista de vítimas.

"A situação é pior do que temíamos", declarou uma autoridade local ao chegar à localidade, depois de escalar a montanha.

Reconstrução

O primeiro-ministro chinês Wen Jiabao encorajou os sobreviventes a ter confiança em reconstruir suas casas, quando reiterava a importância de salvar vidas. Wen inspecionou o resgate no distrito de Beichuan, uma das regiões mais afetadas pelo terremoto.

"Os sobreviventes devem continuar vivendo e, até mesmo, melhorar suas vidas", disse Wen, acrescentando que "na frente de calamidade, o mais importante é que devemos ter determinação no combate ao desastre e confiança num futuro melhor".

Fonte: EFE/TERRA

Fonte: TERRA/Reuters


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seismic Monitor - IRIS

Analytics com meu código