domingo, 6 de maio de 2012

Tremor de terra assusta moradores de região no interior de SC 

Publicidade
ALINE MACHADO PARODI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE JOINVILLE
Um tremor de terra assustou os moradores do distrito de Pirabeiraba, região rural de Joinville, norte de Santa Catarina, na noite de sábado (5).
Os moradores relataram que ouviram um forte estrondo e depois quatro tremores seguidos. De acordo com a Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública, as residências não foram danificadas.
Na manhã deste domingo (6) equipes da Defesa Civil sobrevoaram a região e não localizaram a origem dos tremores. A possibilidade de uma explosão clandestina foi descartada.
Os técnicos e geólogos acreditam que a região está passando por uma acomodação de solo e de rochas. Fenômeno parecido foi registrado nos últimos anos nos municípios vizinhos de Jaraguá do Sul e Corupá.
Outros dois tremores mais fracos foram sentidos na manhã de domingo.
"Em Jaraguá, os tremores foram sentido por quatro dias seguidos. Equipes da Defesa Civil virão para Joinville amanhã para continuarmos a avaliação. Por enquanto, registramos os horários dos tremores", disse o secretário de Proteção Civil e Segurança Pública, Alvir Antônio Schneider.

Fonte: Folha on-line

3 comentários:

  1. Prezado G. França, houve pelo laboratorio da UNB algum registro sismografico desses sismos ocorridos no norte de SC ? Poderia esclarecer se em eventos desse tipo (supostamente acomodação da pilha vulcânica Serra Geral)são cabíveis os efeitos de aftershock? Sendo mais especifico: falhas normais tambem poderiam gerar aftershocks? Ou teriam sido sismos de magnitude muito semelhante ocorridos em série durante os 4 dias (segundo relatos). Obrigado desde já.

    ResponderExcluir
  2. Prezado Bruno,

    Esse evento deve ter sido muito pequeno, ou seja, de magnitude menor que 2 para ser registrado pelo Observatório.
    Explicação de terremotos naturais, ou seja, tectônico, mais aceita é que regiões de zona de fraqueza (falhas geológicas) são sujeitas a tremores. Essas zonas de fraquezas estão sobre pressão constante e rochas após um certo limites de resistências se rompe ou movimenta gerado os terremotos. Esse movimento acontece normalmente em falhas. A princípio qualquer falha geológica pode gerar terremotos (ou seja pós-abalos-afterschocks).

    ResponderExcluir
  3. Apenas a titulo de retificação: a cidade de Joinville está situada em contexto geologico diferente do qual havia mencionado. Precisamente ela está posicionada sobre terrenos cristalinos do escudo catarinense, e portanto, com zonas de fraquezas muito mais antigas e regime de stress tambem muito diferente do que havia suposto. Obrigado pela disponibilidade.

    ResponderExcluir

Seismic Monitor - IRIS

Analytics com meu código