Cães alertam morador para tremores de terra em Montes Claros
Por terem os sentidos mais aguçados, os animais percebem as primeiras ondas que vêm do centro da terra e ficam agitado
DIONE AFONSO/Divulgação
Em Montes Claros, dez casas estão interditadas por causa dos últimos abalos registrados
MONTES CLAROS – Os tremores de terra em cidades do Norte de Minas estariam sendo pressentidos, minutos antes, por cães. O relato foi feito por moradores da zona rural de Santa Bárbara, em Montes Claros. Por terem os sentidos mais aguçados do que os do ser humano, os animais percebem as primeiras ondas que vêm do centro da terra e ficam agitados.
Na última terça-feira, quando ocorreu um abalo de intensidade moderada, com 2,6 graus, moradores ficaram surpresos com os cachorros, que começaram a latir momentos antes do estrondo. Um representante do Conselho de Política Ambiental do Norte de Minas foi até o local.
O professor Délcio Rocha, zootecnista do Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com sede em Montes Claros, explica que os animais podem pressentir anormalidades.
Segundo ele, nos casos de tremores, terremotos e maremotos, o instinto de sobrevivência muda o comportamento dos bichos, o que os deixa agitados. “Eles têm um sexto sentido que os alerta sobre os fenômenos”, afirma Délcio Rocha.
Uma equipe do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (Obsis/ UnB) chega na quinta-feira (24) a Montes Claros para analisar os tremores ocorridos na cidade. Os técnicos foram convocados em caráter emergencial pelo Ministério da Integração Nacional.
O secretário municipal de Defesa Social, coronel reformado Orlando Camargo, disse que os técnicos farão estudos sistemáticos, visando esclarecer a causa dos abalos e possíveis soluções e prevenções.
O Obsis instalará, provisoriamente, duas estações sismográficas em Montes Claros até que a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) receba um profissional para ficar em caráter definitivo no município. O equipamento foi adquirido no México, desde o final de abril, mas ainda não chegou até a cidade.
Além disso, um grupo de espeleólogos de Montes Claros, acompanhados de técnicos do Instituto Estadual de Florestas e da Policia Civil vão inspecionar os danos causados no Parque Estadual da Lapa Grande, que fica na periferia da cidade. Quase todos os tremores ocorreram nessa área. Dez casas estão interditadas por causa dos últimos abalos. Desde 2008, nada menos que 35 tremores foram registrados no município.
Nenhum comentário:
Postar um comentário