sábado, 19 de maio de 2012

A UFC pretende criar a graduação em Geofísica



 Mas o que faz esse profissional e por que ele é tão requisitado no mercado de trabalho?
 
Seja com petróleo, gás, mares, solos, rios, abalos sísmicos, minérios ou vulcões. As áreas de atuação dos geofísicos são tão extensas quanto as ofertas que o mercado oferece para esse profissional, que investiga os fenômenos elétricos, térmicos, magnéticos, gravitacionais e sísmicos do planeta.

Depois da graduação em Física, Sérgio Bezerra Lima Júnior, 32 anos, sentiu falta de uma aplicação direta do que havia aprendido. Com essa inquietação, se candidatou para o mestrado em Geofísica na Universidade de São Paulo. A identificação foi natural, tanto que depois prestou vestibular para a graduação na mesma instituição. Atualmente, Sérgio é doutorando e reconhece a necessidade de novos profissionais.

“Da minha turma na faculdade, começaram 40, mas só seis concluíram. Sobre salários, quando se tem especialização, é possível ganhar R$ 40 mil, trabalhando no Brasil. Ainda assim, é um mercado carente de mão de obra. Tanto que empresas terceirizadas já recrutam alunos ainda nas universidades. Empresas de renome internacional também fazem recrutamento. A própria Petrobras faz concurso todos os anos para absorver profissionais”, avalia.
O mercado de petróleo e gás é, inclusive, apontado como o mais aquecido, “devido ao boom do pré-sal”. “Na Bahia o trabalho é voltado mais para a área do petróleo. No Pará, para exploração mineral. No Nordeste, no geral, tem procura de aquíferos para exploração de água”. No Ceará, ele ressalta que há intercâmbio com outras áreas, como petróleo, exploração mineral, geofísica forense.

Ficou interessado em se tornar um geofísico? Sérgio destaca algumas características importantes: estar familiarizado com área computacional e softwares, e gostar de matemática, física, geologia. Também é bom estudar idiomas, já que muitos treinamentos são feitos fora do Brasil, especialmente no Texas.

Ensino e pesquisa

Foi inaugurado na Universidade Federal do Ceará (UFC), no fim de abril, o Laboratório de Geofísica de Prospecção e Sensoriamento Remoto, com espaços destinados a pesquisadores, técnicos em geologia e geofísica. No mesmo dia, o reitor Jesualdo Farias anunciou que a instituição pretende criar o curso de Geofísica. Para isso, acredita-se que haja necessidade de trazer professores do exterior.

EM BAIXA FALTAM PROFISSIONAIS
Mesmo com o vasto campo de atuação, garantia de trabalho e salários atraentes, o mercado sofre com a falta de profissionais para o setor

EM ALTA PETRÓLEO E GÁS
A exploração de petróleo e gás na camada pré-sal movimenta e aquece o mercado de trabalho para geofísicos
Texto de Viviane Sobral
Jornal de Hoje 13.05 (clique para a matéria completa) 

 Meus comentários
 O único problema é que não sei onde é fonte do Sérgio ou jornalista que retirou a informação que com apenas especialização é possível ganhar 40 MIL. Onde? 


Curso de Geofísica - Excelente ideia, Vamos UFC manda ver!!!

Um comentário:

  1. acabou de acontecer um tremor em Montes claros as 10:45 de hoje de manha, sentimos que foi mais forte do que os 3 que aconteceram no começo do ano

    ResponderExcluir

Seismic Monitor - IRIS

Analytics com meu código