sábado, 12 de junho de 2010

Terremotos são assunto do próximo Globo Ciência

Por Alexandre Henderson*

No Globo Ciência desta semana a homenagem será prestada ao homem que inventou o primeiro sismógrafo do mundo, aparelho que registra a intensidade de um terremoto. O episódio é dedicado ao chinês Zhang Heng evai ao ar nesta sexta (28), às 21h.

Dentre várias questões, uma a ser ressaltada: eventos como terremotos e tsunamis são resultado da interferência humana à natureza ou fenômenos de ordem natural?

Conversamos com o público nas ruas para saber o que elas fariam se fossem pegas de surpresa por um terremoto. Entrevistamos o geólogo Rogério Marcon e o geofísico Edmilson Leite, em Campinas, que mostraram uma versão moderna do sismólogo de Zhang Heng. O aparelho construído numa saleta na casa de Marcon, sentiu a vibração dos últimos tremores de terra em diversos países do mundo.

Participaram também do episódio o especialista Afonso Lopes, físico da USP e o sismólogo George Sand França, do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília. O primeiro explicou cientificamente as diferenças entre um terremoto e um tsunami, o que é a escala richter, o afastamento das placas no Atlântico, que vem promovendo, consequentemente, uma maior distância entre a África e a América com o passar dos anos. E por fim deu dicas de como se proteger de um terremoto.

George Sand França situou a posição do Brasil , em relação às placas tectônicas e falou sobre a possibilidade de sofrermos ou não um terremoto. Os brasileiros podem ficar tranquilos, porque, embora possíveis, as chances de um terremoto no Brasil são mínimas. Salve !Salve! Terra abençoada por Deus!

No programa contamos também com a participação do geofísico indiano Valiya Hamza. Ele citou e comentou sobre alguns terremotos recentes que ocorreram no mundo.

E a nossa equipe foi atrás de quem sofreu na pele esses tremidos tremores. A entrevistada foi a jornalista e documentarista Carolina Senra que esteve no Chile, quando aconteceu o terremoto em fevereiro deste ano. Ela contou detalhes sobre o que viu e ouviu, o medo, a vontade de regressar ao país e o significado da vida depois do fato. Fortes emoções!

* Alexandre Henderson é apresentador do Globo Ciência e desde 2007 percorre o Brasil em busca de inovações no campo científico-tecnológico.

Não perca!

O Globo Ciência vai ao ar sexta, às 21h.
Reprises: sábado (03h e 20h), domingo (14h), segunda (00h) e sexta (15h15)

fonte:futura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seismic Monitor - IRIS

Analytics com meu código