terça-feira, 17 de junho de 2008

Bem Atrasado - Sábado dia 14 a terra tremeu em Ipê e Nova Roma do Sul, no Rio Grande do Sul


Como esse evento teve ocorrência muito baixa. É necessário saber o horário para obter maiores informações. Provavelmente tremor menor do que 2.5.

fonte G1 -Geólogos investigam causa de tremor no RS

Para geólogo, terremoto de pequenas proporções atingiu a região.
Defesa Civil diz que origem do problema é uso irregular de explosivos em pedreiras.
Bento Bernardi/Ag. RBS

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul, a Patrulha Ambiental e geólogos da Universidade de Caxias do Sul investigam as causas de um tremor de terra que assustou moradores da serra gaúcha no sábado (14). Os abalos foram sentidos pela população dos municípios de Antônio Prado, Ipê e Nova Roma do Sul.

De acordo com os bombeiros, em Antônio Prado, a chaminé de uma casa e a parte interna da estrutura de uma igreja racharam. Houve ainda deslizamento de terra na encosta de um rio. Não há informações sobre a intensidade do abalo.

Segundo o geólogo Diogo Pena, o tremor pode ter sido provocado por um terremoto de pequenas proporções. Já o sub-chefe de Defesa Civil do estado, coronel Joel Prates, defende que a origem do problema é o uso irregular de explosivos em pedreiras da região ou em perfuração de poços artesianos.

Outra hipótese apontada pela Defesa Civil é a acomodação de terras em função do peso das barragens da região.

O Comando Ambiental da Brigada Militar coletou informações e vai analisar a origem do abalo. A Defesa Civil não descarta chamar técnicos da Universidade de São Paulo (USP) para estudar o caso.

A Defesa Civil ainda não tem previsão de quando terá o resultado da análise que vai apontar a orgiem do tremor.

________________________________

ZERO HORA

Tremores na Serra podem ter sido terremoto de baixa intensidade, diz geólogo

Em Antônio Prado, a chaminé de uma casa e o altar de uma igreja racharam

Rodrigo Albornoz | rodrigo.albornoz@rdgaucha.com.brOs tremores de terra sentidos no sábado por moradores Antônio Prado, Ipê e Nova Roma do Sul, na serra gaúcha, podem ter sido terremoto de baixa intensidade. A Defesa Civil Estadual, Patrulha Ambiental e geólogos da Universidade de Caxias do Sul trabalham em parceria para identificar as causas do tremor de terra que assustou a população.

De acordo com os bombeiros, em Antônio Prado, a chaminé de uma casa e o altar de uma igreja racharam. Houve ainda deslizamento na encosta de um rio. As hipóteses investigadas eram explosão clandestina de pedreira ou perfuração de poços artesianos.

Segundo o geólogo Diogo Pena pode ter sido um terremoto de pequenas proporções. O sub-chefe de Defesa Civil do Estado, coronel Joel Prates, defende que a origem do problema é o uso irregular de explosivos em pedreiras da região ou a perfuração de poços artesianos.


2 comentários:

  1. Ive read this topic for some blogs. But I think this is more informative.

    ResponderExcluir
  2. nuss terremoto no Brasil.....
    ai já é de mais...
    bj

    ResponderExcluir

Seismic Monitor - IRIS

Analytics com meu código