sexta-feira, 6 de junho de 2008

Ciência mais perto de prever terremotos

A ciência pode estar mais perto de uma conquista que pode ajudar a salvar milhares de vidas. De acordo com uma equipe de pesquisadores da Nasa, a agência espacial americana, um estudo recente encontrou uma relação entre a ocorrência dos terremotos no subsolo e um tipo de distúrbio elétrico nos limites da atmosfera terrestre. Se a ligação for confirmada, os cientistas esperam ser capazes de prever os tremores, alertando as pessoas e amenizando a gravidade das tragédias.

O desequilíbrio elétrico investigado pelos cientistas foi notado nos dias que antecederam o recente terremoto na China. Se os pesquisadores conseguirem identificar esses fenômenos em outras ocasiões, serão capazes de montar uma espécie de alarme contra terremotos. Esse tipo de alerta ajudaria a poupar dezenas de milhares de vidas, já que ajudaria na evacuação de prédios e casas -- os soterrados são as vítimas mais freqüentes dos grandes tremores de terra. A pesquisa, porém, ainda está no começo.

Muitos integrantes da comunidade científica se dizem céticos em relação à possibilidade de criar um alarme contra terremotos. Mas o pesquisador Minoru Freund, da Nasa, se diz "cautelosamente otimista" em relação à chance de sucesso de sua equipe. Em entrevista divulgada nesta quinta-feira pela rede britânica BBC, Freund afirmou que a descoberta da ligação entre os tremores e o desequilíbrio elétrico pode ser um marco histórico na tentativa de antecipar grandes terremotos.

"Acredito que seremos capazes de estabelecer uma relação clara entre certos terremotos e certos sinais pré-terremotos", aposta o cientista. "Temos bons dados e vamos criar uma série de experimentos para verificar esses dados." Segundo ele, a Nasa se juntou a especialistas britânicos para investigar a possível criação do sistema espacial de alerta para terremotos. Um dos estudos usados por ele avaliou mais de 100 terremotos em Taiwan. Antes de quase todos houve o distúrbio elétrico espacial.

Veja on-line 05/06

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seismic Monitor - IRIS

Analytics com meu código