quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Primeiras contagens apontam para dez mortos


Fonte:expresso (http://expresso.clix.pt/


As autoridades começam a tomar o pulso à tragédia que hoje assolou a Indonésia. Nas regiões afectadas pelo tremor de terra os mortos ultrapassaram a dezena e os hospitais já começaram a receber várias centenas de feridos.
As actualizações mais recentes apontam para que o abalo tenha registado uma magnitude de 8.4 na escala de Richter, o que fez deste sismo o mais forte ocorrido no arquipélago deste Março de 2005, quando um tremor de terra de 8.6 assolou o país.
Hospitais não são suficientes
Na ilha de Sumatra as cidades e Bengkulu e Padang, localizadas a escassos 140 km do epicentro foram as mais afectadas e segundo vários testemunhos os hospitais começam a não conseguir tratar todos os feridos, muitos deles vítimas de desabamentos e derrocadas. Na região norte da ilha são muitos os registos de prédios que ficaram reduzidos a destroços.
"O sistema de emergência foi activado e o Presidente ordenou que os militares sejam enviados para a zona para ajudar nos trabalhos de resgate", garantiu fonte ligada ao chefe de Estado indonésio.
O sismo que foi sentido às 18:10 (12:10 em Lisboa), teve uma réplica de magnitude 6.6 às 21:40 (15:40 em Lisboa), o que levou a agência meteorológica indonésia a repor o alerta de tsunami, algo que não se veio a registar, sendo o alarme retirado apenas uma hora depois.
Apesar de todos os receios as ondas nas zonas afectadas não ascenderam a mais de um metro e até agora todos os estragos foram registados pelo efeito do abalo em terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seismic Monitor - IRIS

Analytics com meu código