Mas tem um trabalho que relata que Grandes terremotos pode disparar pequenos terremotos em outros locais. Veja esses trabalhos.
- “The Ubiquitous Nature of Dynamic Triggering” (Microsoft Powerpoint format, 43 slides, 12.4 MB)
- Earthquake shockwaves spike seismic activity — even at inactive sites (Brian Maffly, Salt Lake Tribune, May 26, 2008)
- The danger of long-distance relationships (Anne McIlroy, The Globe and Mail, Canada, May 26, 2008)
Ainda acho pouco provável ter influência nos sismos brasileiros
----------------
Um tremor de terra de magnitude 2,4 na escala Richter atingiu o interior de Pernambuco na noite de sábado (27). O coordenador do departamento de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Joaquim Ferreira, informou que o abalo ocorreu às 23h21 e o epicentro foi localizado no município de São Caitano (PE).
"Esse tremor não tem nenhuma relação com o terremoto que aconteceu no Chile. Essa região já registrou tremores antes. Fizemos estudos na região e lá há uma falha ativa”, disse Ferreira ao G1.
De acordo com Ferreira, moradores da região de São Caitano e Caruaru puderam sentir o tremor, mas geralmente essa magnitude baixa não provoca estragos.
Tremores registrados nessa região geralmente ocorrem entre 4 e 6 quilômetros de profundidade, conforme explicou o técnico em sismologia da UFRN Eduardo Alexandre de Menezes.
Sem danos
O Corpo de Bombeiros de Caruaru recebeu pelo menos dez chamados de pessoas assustadas com o tremor de terra, segundo o soldado Anderson Carlos. As ligações partiram principalmente de bairros mais próximos à cidade vizinha de São Caitano, onde foi localizado o epicentro do abalo.
Apesar do susto, os bombeiros não registraram feridos ou danos a residências. De acordo com o soldado, os moradores apenas relataram a sensação de que o chão estava se mexendo.
Fonte:pontal G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário