sábado, 19 de dezembro de 2009

Tremor assusta os moradores de São José do Rio Preto (SP)

Como eu estou fora de Brasília, não teremos informações até segunda-feira. A equipe do SIS vai ver ser registrou algo.

-------------------- Macrosísmo
Folha Online
Moradores de bairros do distrito de Engenheiro Schmitt, do município de São José do Rio Preto (a 438 km de São Paulo), relataram ter sentido um tremor de terra na manhã desta sexta-feira.

O abalo, que não chegou a ser sentido na estação sismológica de Rio Claro (a 173 km de São Paulo), assustou os habitantes da região, porém, o Corpo de Bombeiros informou que não foram registrados chamados relativos à ocorrência.

De acordo com professor do setor de geologia da Unesp, João Carlos Dourado, o fato de o tremor não ter sido captado pela estação de Rio Claro --que fica a 265 km de São José do Rio Preto-- indica que o abalo foi inferior a 2 graus de magnitude da escala Richter, o que é baixo.

"Pode ter ocorrido uma pequena acomodação nas rochas no subsolo, o que provocou o tremor. Isso é relativamente comum no Estado de São Paulo", afirmou. Segundo ele, no Estado, são registrados cerca de quatro abalos sísmicos por ano. O caso ainda será analisado pelo setor de geologia da universidade.

-----------------------------------------

G1

Estrondo seguido de tremor assusta moradores do interior de SP

Paredes de casas tremeram em São José do Rio Preto.
Setor de geologia da Unesp avalia o que aconteceu.

Um estrondo e um tremor tiraram a tranquilidade dos moradores da região noroeste de São Paulo nesta sexta-feira (18). O forte barulho seguido de um tremor de terra foi sentido em todos os bairros de Engenheiro Schmitt, distrito de São José do Rio Preto, a 438 km de São Paulo, e no município de Cedral.

Na casa de um morador, as paredes tremeram. Assustado, ele e a mulher foram para a rua. A estrutura de um posto de gasolina balançou. O setor de geologia da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Rio Claro está avaliando o que houve.

2 comentários:

  1. OLA GOSTARIA DE SABER SE HOUVE ALGUM TREMOR OU TERREMOTO EM SAO JOSE DO RIO PRETO RECENTEMENTE, POIS HA PESSOAS COMENTANDO MAS NAO HA NADA NA INTERNET.
    OBRIGADO
    JULIO

    ResponderExcluir

Seismic Monitor - IRIS

Analytics com meu código