domingo, 9 de dezembro de 2007

MG: tremor de terra mata criança e fere 6 pessoas

TERRA: Ney Rubens Direto de Belo Horizonte

Um tremor de terra registrado aos 15 minutos da madrugada deste domingo, nos municípios de Itacarambi, Manga e Januária, no norte de Minas Gerais, matou uma criança e feriu outras 6 pessoas.
O epicentro foi registrado na comunidade de Caraíbas, que pertence à cidade de Itacarambi. Seis casas desabaram e pelo menos outras 60 estão ameaçadas de cair. Todas já foram interditadas pela prefeitura da cidade.
A parede de uma das residências caiu sobre três crianças que dormiam em um dos quartos. Jeissiane Oliveira da Silva, 5 anos, morreu na hora sob os escombros. Uma irmã gêmea dela, Jeiciele Oliveira da Silva, ficou ferida. Outro irmão de 7 anos, que não teve o nome divulgado, conseguiu escapar sem ferimentos.
Na hora do desabamento, ainda estavam na residência a avó e a mãe das crianças. Elas tiveram ferimentos diversos e foram levadas com outros três vizinhos que também se feriram para o Hospital de Itacarambi. A região onde aconteceu o abalo fica no Vale do Rio Peruaçu, uma área que abriga mais de 140 cavernas e de solo instável em alguns locais. O Rio Peruaçu é afluente do São Francisco. Há cerca de 60 dias os moradores da localidade de Caraíbas já haviam avisado à prefeitura de Itacarambi que na comunidade estavam acontecendo pequenos tremores. Na época várias casas começaram a apresentar rachaduras. Técnicos da Universidade de Brasília estiveram na cidade e instalaram vários equipamentos que passaram a monitorar o solo da região.

Redação Terra

2 comentários:

  1. Sand, infelizmente tivemos esta vítima fatal – creio que a primeira no país por causa do terremoto. 4.9 é uma “pancada” e bem raso. O pessoal do SIS já estava monitorando a região. Será que, pela geologia do local, provável queda de teto de caverna? O que acha?
    Leoncio

    ResponderExcluir
  2. É...teremos que ter uma nova aula sobre as estatísticas em sismos no Brasil, né professor?

    ResponderExcluir

Seismic Monitor - IRIS

Analytics com meu código