quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Terremoto no Chile sentido em quatro Estados do Brasil

Tremor de magnitude 7.7 atinge norte do Chile e sentido em São Paulo, Curitiba, Brasília e Porto Alegre

Fabiana Marchezi, Mariana Segala e Wladimir D'Andrade, da Agencia Estado

SÃO PAULO - Pelo menos quatro bairros de São Paulo sentiram reflexos do tremor de magnitude 7,7 graus que atingiu o norte do Chile na tarde desta quarta-feira, 14. O tremor foi sentido nos bairros da Mooca, Jardins, Ipiranga e no centro da cidade, segundo informações da Defesa Civil de São Paulo. O tremor também foi sentido em Brasília, Curitiba e Porto Alegre, segundo o professor George Sand França, do Observatório Sismológico da Universidade de Braslia (UnB).

De acordo com França, provável que a ressonância do terremoto também tenha sido sentida nos prédios mais altos de Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS). "Com o terremoto de hoje, temos notícia de 46 eventos ocorridos nos Andes que tiveram reflexos no Brasil desde 1922", afirmou o professor.

Segundo a Defesa Civil de São Paulo, moradores e funcionários que trabalhavam em prédios na Avenida Paulista e vizinhanças ficaram assustados com o tremor que durou cerca de 40 segundos e deixaram o local, já que no sabiam o que estava ocorrendo. Segundo o porta-voz do órgão, no houve registro de pessoas feridas ou de algum problema mais sério provocado pelo susto do tremor.

A Defesa Civil registrou maior intensidade de tremores no centro da cidade, e alguns prédios antigos deverão passar por vistoria de engenheiros da sub prefeitura da Sé por medida de segurança. Moradores de prédios mais antigos prximos ao Largo do Paissandú, Rua Antonio de Godoy, Avenida Ipiranga e na regio da Luz também relataram os abalos.

O engenheiro industrial Eugen Weiss, que mora na Rua Augusta, a dois quarteires da Avenida Paulista, tambm sentiu um tremor. "Foi como uma pancada. At pensei que era uma coliso de caminho ou de um nibus na rua", disse. Ele mora no sétimo andar do prédio e afirma que a "pancada" no chegou a assustar, apenas "mexeu" algumas louças na casa.

Ele só soube que o tremor foi um reflexo do terremoto no Chile pela reportagem. "Há uns cinco anos eu senti um terremoto aqui, mas foi diferente. Durou alguns segundos. A, parou tudo. Esse no, foi muito breve", afirmou Weiss.

3 comentários:

  1. Acordei às 03:30hs,aproximadamente, e como sou diabético, sentindo o tremor, achei que era labirintite que me balançou,quando fui ao banheiro. O tremor não foi forte aqui em Piracicaba.

    ResponderExcluir
  2. você nao colocou a causa desse terremoto e porque atinguiu o brasil.

    ResponderExcluir
  3. Entre no link para explicação http://tremordeterra.blogspot.com/2008/06/reflexos-no-brasil-de-terremotos.html

    ResponderExcluir

Seismic Monitor - IRIS

Analytics com meu código