quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Califórnia ameaçada pelo 'Big One', o grande terremoto

2007/10/31

PARIS (AFP) — O temor do "Big One", um lendário terremoto com grande capacidade de destruição, que poderia causar um prejuízo de até 150 bilhões de dólares à Califórnia, voltou a atormentar os moradores do Estado na noite de terça-feira, quando um abalo sísmico atingiu o norte do Estado.

Os californianos são alvo de cerca de 15.000 abalos sísmicos por ano, a maioria muito fraca. Contudo, São Francisco sempre está a espera do "Big One", que de acordo com certos geólogos, tem 70% de possibilidades de acontecer nos 30 próximos anos.

Os peritos acreditam que, a cada 150 anos, acontecem importantes movimentos na parte do sul da falha de "San Andreas", que atravessa todo o Estado. Dessa maneira, os dois últimos grandes tremores de terra na Califórnia aconteceram exatamente há 150 anos (El Tejon, 1857) e 101 anos (São Francisco, 1906), com grau 8 na escala Richter.

A região de São Francisco, no norte do Estado, se encontra entre a grande fossa oceânica da zona de subducção que contorna a costa ocidental americana, e o sistema de flhas "San Andreas" e "Howard", que passa ao leste de Oakland.

No último mês de janeiro, sismólogos reunidos na Universidade da Califórnia do Sul (USC) de Los Angeles, afirmaram que o "Big One" é iminente. "Pode-se dizer que o segmento sudeste da falha de San Andreas está grávida de nove meses", explicou Thomas Jordan, diretor do Centro Sismológico da Califórnia do Sul.

Com a acelerada urbanização da Califórnia, que passou de 360.000 habitantes em todo os Estado, em 1857, para atuais 18 milhões apenas na megalópole de Los Angeles/San Diego, o que poderia ter conseqüências sérias no caso de um grande tremor, apesar das construções respeitarem normas rígidas sobre essa questão.

O "El Tejon" deixou apenas dois mortos em 1857, enquanto que "São Francisco" causou 3.000 mortes e cerca de 500 milhões de dólares em estragos. Entretanto, se o terremoto de "El Tejon" acontecesse atualmente, causaria cerca de 150 bilhões de dólares em estragos, ou seja, um décimo do Produto interno bruto (PIB) do Estado da Califórnia, o equivalente ao PIB de Israel, segundo cálculos da sociedade consultores Risk Management Solutions.

O custo humano subiria para a 150 mortes e 5.000 feridos, de acordo com este mesmo estudo.

A falha de San Andreas é supervisionada permanentemente graças a sismógrafos, aparelhos de detecção a laser dos deslocamentos da crosta terrestre e por cálculos por GPS.

Entretanto, se o "Big One" é uma certeza para todos os especialistas que estudam a evolução da falha de San Andreas, a data em que ele acontecerá permanece um mistério.

Imagem de radar topográfico da Nasa mostra um trecho da falha de San Andreas, na Califórnia

fonte --> http://afp.google.com/article/ALeqM5js9xbeSI-xtZKBuAeLqasBBkqyqQ

AFP

11 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Acredito que Big One esta em sua fase final de preparação, basta observar-mos as regiões que estão sendo mais afetadas no momento por abalos sísmicos de médio-grande porte e veremos que existe como que uma avenida sísmica entre norte e sul do pacifico sendo que os extremos dessa avenida já começaram a se desestabilizar. Opinião de um leigo, mas de certa forma integrado nos atuais acontecimentos.

    ResponderExcluir
  3. 2012 esta chegando,o sol esta mandando radiação para terra e com ajuda do aquecimento global o seu manto esta esquentando e as placas tectonicas estao se movimentando e se chocando como numa sopa de letrinhas, um fato consistente é que em apenas 3 meses 2010 ja teve 22 grandes terremos haiti,chile,sumatra,mexico,california;myanmar,eua... e mais virao;o fim do mundo nao vai acontecer em 2012 mais é provavel que dentro de 2 a 5 anos o manto vai esquentar ainda mais e os terremotos ficaram piores e o fim do mundo social/humano ficará dificil de existir.

    ResponderExcluir
  4. eu prefiro não ir pra califórnia por agora

    ResponderExcluir
  5. ja fui para lá, e se pudese voltar atrás, depois de ler isso, NUNCA MAIS , hhahahaha, mas la em são francisco é muito lindo !!

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  7. minha irmã está lá ( los angeles ) eu estou muinto preucupada porque estão falando muito sobre isso lá ...

    ResponderExcluir
  8. Estão falando isso desde 1906. Espero que nunca aconteça!

    ResponderExcluir
  9. Por que na California os terremotos atormentam as populações de São francisco e Los Angeles ?.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por que nessa região ocorreu o tremor com maior número de vítimas e ainda ocorrem tremores de magnitude considerável constantemente.

      Excluir

Seismic Monitor - IRIS

Analytics com meu código