sábado, 9 de junho de 2007

John Milne (1850-1913)


John Milne - Geologista Inglês e Engenheiro de Minas - Sua contribuição científica foi em investigação de Terremoto. Podemos afirmar que ele deu o ponta pé inicial para instrumentação sismológica moderna.

Aos 25 anos, Milne tornou-se professor de Geologia e Minas no novo "Imperial College of Engineering in Tokyo". Fundou a primeira sociedade sismológica do mundo, a Sociedade Sismológica do Japão, onde era o editor do Jornal da Sociedade, escrevendo cerca de 2/3 da publicação do Jornal. Compilou um catálogo extensivo dos terremotos Japoneses.


Ele teve ajuda de dois colegas ingleses, Alfred Ewing, professor de Engenharia mecânica, e Thomas Gray, um Engenheiro Elétrico, para inventar um novo revolucionário Sismógrafo. Após modificações, o Milne-Shaw Sismográfo foi intensamente usado por muito anos.

Joln Milne -Sismógrafo


O Sismógrafo Milne permitiu detectar diferentes tipos de ondas sísmicas, e estimar suas velocidades. Em 1900, ele fez o primeiro gráfico significante das curvas de tempo-percurso para ondas P, S e de superfície até distancias de 1600 graus.

Em 1895, Milne esteve no Japão por 20 anos, casado com uma japonesa. Quando, em 17 de Fevereiro, um fogo destruiu sua casa, seu observatório, sua livraria, e muito de seus instrumentos. Amargurado, renunciou e retornou em Junho, com sua esposa para Inglaterra, e morando na Ilha de Wight em Shide Hill House (BSSA, V.2, p.6).

Ele construiu um laboratório em Shide e persuadiu "Royal Society" a financiar 20 estações sismográficas de observações no mundo, equipadas com seus sismógrafos. O custo total era cerca de $5000. Sua rede incluir 7 na Inglaterra, 3 na Rússia, 3 na costa do Estados Unidos, 1 na Antarctica, etc, totalizando 40 estações. Por 20 anos, esse observatório era o centro para sismologia de terremoto. Milne continuou trabalhando na Ilha de Wight até 1913, quando faleceu no dia 31 de Julho de 1913.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seismic Monitor - IRIS

Analytics com meu código