sexta-feira, 29 de junho de 2007

Aparelho japonês pode prever terremotos

Por Olivier Fabre

TÓQUIO (Reuters) - Uma empresa japonesa criou um aparelho doméstico do tamanho de um livro de bolso que pode alertar sobre terremotos segundos antes que eles aconteçam.

Usando a rede do sistema de alerta antecipado e dados fornecidos pela Agência Meteorológica Japonesa (JMA) na Internet, o aparelho inicia uma contagem regressiva ruidosa de 20 segundos quando "sente" a aproximação de um terremoto.

O grupo de segurança SunShine afirma que isso daria às pessoas tempo suficiente para se esconder embaixo de mesas, desligar o gás e possíveis fontes de incêndio ou pelo menos de se afastar de peças de mobília perigosas.

A partir de outubro, os alertas da JMA também serão transmitidos pela TV e rádio e enviado aos celulares que optem por recebê-los, em modelos que serão colocados à venda este ano.

Mas a empresa espera que seu "EQGuard", que chegará às lojas em outubro, ajude as pessoas que não estejam assistindo TV no momento de um alerta.

"Existem pelo menos 51 milhões de domicílios no Japão, e esperamos que o sistema seja usado em ao menos 20 por cento deles", disse Kazuo Sasaki, presidente da SunShine.

O Japão responde por cerca de 20 por cento dos terremotos com intensidade de seis graus ou mais.

O aparelho começa a emitir o alerta ao detectar as ondas primárias de um abalo sísmico, que não causam grande movimento tectônico mas viajam mais rápido do que as secundárias, as diretamente responsáveis pelos abalos.

O alerta pode preceder o terremoto em 10 ou 20 segundos, embora exista a possibilidade de que o período de precaução seja ainda mais curto, e em alguns casos não seja possível alerta prévio devido a uma maior proximidade entre o epicentro do abalo e o local em que o EQGuard está instalado.

De acordo com a Japanese Electronics Industries Association, que regulamenta o setor de eletrônicos e eletrodomésticos, os dados da Jama muitas vezes são inexatos e os alertas podem causar pânico desnecessário.

"O sistema comete erros. Não tem precisão de 100 por cento", disse Yoshinori Sugihara, diretor do projeto de testes e alerta de terremotos da associação. "O aparelho já alertou sobre terremotos que não aconteceram."

© Reuters 2007. All Rights Reserved.

Fiz uma correção da agência japonesa, o código estava errado (JAMA)!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seismic Monitor - IRIS

Analytics com meu código