Incrível, mas hoje tremeu em Mato Grosso de acordo com Centro Sismológico Europeu (EMSC) e não confirmado! Esse seria o maior tremor de terra do Brasil desse século. Será?
Para um tremor nessa magnitude, certamente já teríamos notícias de Mato Grosso. Espero que EMSC esteja errado e o Serviço Geológico Americano (USGS) esteja correto, pois não notificou tal evento e nem o Observatório Sismológico (Eu irei ver isso amanhã).
Caso confirme o erro, percebemos que EMSC não está ainda consolidado para regiões estáveis.
informações do EMSC abaixo
Magnitude 5.8
RegionMATO GROSSO, BRAZIL
Date time2011-11-22 18:57:40.5 UTC
Location9.96 S ; 59.79 W
Depth33 km
Distances258 km NE Ji-paraná (pop 100,118 ; local time 14:57:40.5 2011-11-22)
128 km SE Aripuanã (pop 26,983 ; local time 15:57:40.5 2011-11-22)
George, o USGS acusa o sismo na Bolívia. Tive colegas que relataram por e-mail que sentiram o sismo no Setor Comercial Sul.
ResponderExcluirEu vi no site do GFZ (da rede GEOFONOS) a mesma informação, só que a magnitude foi estimada em 6.6. O relatório, entretanto, foi gerado automaticamente. Creio que deva ser corrigido amanhã. Você pode conferir no site:
http://geofon.gfz-potsdam.de/geofon/seismon/globmon.html
O USGS acusou o sismo na Bolívia, então creio que seja um erro do EMSC. Espero que seja corrigido o quanto antes.
Abs,
Fred
O grande problema está em acreditar nessa estimativa. Qto o sentir em Brasília é batata, sempre sente tremores profundos da Bolívia. Campinas tamb~em sentiu!
ResponderExcluirOlá George! Alguma informação nova sobre esse fato? O que diz O OBSIS?
ResponderExcluirPelo que acompanhei ontem, o erro partiu do GEOFON, que é fonte do EMSC, que repassou o erro. Na página do EMSC, o tremor continua como não revisado.
Everton, o Observatório não tem muito o que dizer. O EMSC é centro semelhante a USGS (serviço geológico Norte americano) e vinha contribuindo muito com a sismicidade da europa (não estimado pelo USGS), entretanto esse erro mostra que para a America do Sul, o programa de estimativa automática precisa de ajustes. Acredito que o programa que GEOFON é o mesmo do EMSC.
ResponderExcluirGeorge, o EMSC retirou do site a informação deste tremor. Agora ninguém mais informa ele.
ResponderExcluirGrande Everton,
ResponderExcluirEu esperava isso mesmo!
Abraços