sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Defesa Civil mapeará áreas vulneráveis a abalos sísmicos no RN

Matéria da Tribuna!
Não existe nada falando com quem farão isso. Tomará que contratem os jovens sismólogos e geólogos da UFRN

Matéria Completa

Fonte: Tribuna do Norte

Defesa Civil mapeará áreas vulneráveis a abalos sísmicos no RN

Na próxima segunda-feira (15), a Defesa Civil do Rio Grande do Norte reiniciará as visitas técnicas aos municípios do interior do estado. O orgão visitará as localidades que se encontram em áreas vulneráveis a abalos sísmicos, a fim de estimular a criação das coordenadorias municipais e iniciar o mapeamento destas áreas. O primeiro município a ser visitado será o de João Câmara, as demais serão: Tabuleiro, Taipu, Pedra Grande, Poço Branco, Lagoa de Velhos, Elói de Souza, Serra Caiada, Santana dos Matos e Florânia.
A visita tem como objetivo incentivar a transformação da cultura da defesa civil no Estado do Rio Grande do Norte, através da criação das Coordenadorias Municipais de Defesa Civil, em todos os municípios do RN. "O estado conta, atualmente, com 32 municípios cadastrados junto a Secretaria Nacional de Defesa Civil, de um total de 167 municípios existentes, o que representa 19% destes", disse o Tenente Coronel Josenildo Acioli, Coordenador Estadual da Defesa Civil.

A ação desenvolvida pela coordenadoria de Defesa Civil no RN visa conscientizar as autoridades municipais e estaduais que os investimentos em prevenção e preparação para as emergências e desastres, podem reduzir significativamente os custos e impactos de um acontecimento diverso. "Através de visitas as prefeituras do interior do Estado estamos oferecendo palestras educativas informando sobre a importância da implantação destas coordenadorias e suas atribuições junto ao órgão estadual e nacional", destacou o coordenador.

Para o Tenente Coronel Acioli, incentivar ações de transformação culturas e percepção de riscos de desastres tem como foco chave a construção de comunidades mais seguras. "Buscamos orientar os municípios, que apresentam áreas de abalos sísmicos, quanto às medidas preventivas contra terremotos", conclui o oficial.

Defesa Civil do RN alerta municípios sobre as novas diretrizes do órgão nacional

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil alerta aos gestores municipais sobre a importância de estarem atualizados às novas Diretrizes do Sistema Nacional de Defesa Civil. O conhecimento das diretrizes nacional é importante em caso de ocorrências de desastres naturais nas cidades.

O órgão ainda destaca para a necessidade dos municípios do RN estarem cadastrados no Sistema Nacional de Defesa Civil e assim poderem solicitar recursos de Brasília quando houver necessidade.

A sede da Defesa Civil Estadual fica aberta ao atendimento público das 8 às 12 horas e das 14 às 17 horas, de segunda a sexta, no prédio da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (Sejuc), no Centro Administrativo, no bairro de Lagoa Nova, em Natal.  Em caso de urgência a Defesa Civil do RN pode ser acionada através da Central de Gerenciamento de Emergência e Defesa Civil do Corpo de Bombeiros Militar pelo telefone 193.

2 comentários:

  1. Li agora a notícia de um terremoto perto de Washington. Pelo meu desconhecimento do assunto em profundidade, fiquei curioso porque suponho que seria uma região imune a terremotos, uma vez que está longe das bordas das placas tectônicas.
    O que poderia ter causado, seria algo artificial? Não conheço a região, não sei se há represas por perto. Agradeço.

    ResponderExcluir
  2. Esse magnitude é muito alta para ser algo artificial. Seria aproximadamente a mesma carga lançada em Hiroshima!

    Esse terremotos são chamados de intraplaca, em 1812 ocorreu no meio da placa (New Madrid) e foi 7.8, embora raros, acontecem.

    ResponderExcluir

Seismic Monitor - IRIS

Analytics com meu código