quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Há 24 anos estado sentia os primeiros tremores em João Câmara



Publicado por Robson Pires - 30 nov 2010


Há exatos 24 anos, no dia 30 de novembro de 1986, o sismógrafo da Universidade Federal de Brasília (UnB) registrava a ocorrência de um tremor de terra de 5,8 graus de magnitude, na região de João Câmara, Rio Grande do Norte. O tremor foi sentido em outras regiões do Nordeste, como Recife e Olinda, em menor intensidade, e deixou pelo menos três mil casas abaladas, segundo o prefeito de João Câmara, José Ribamar Leite.

Com os abalos sísmicos, metade da população de João Câmara deixou a cidade. Vinte casas foram inteiramente destruídas e 1.500 foram parcialmente danificadas. Muitas casas desabaram também nos distritos de Poço Branco e Matão, e muitas construções foram abaladas, principalmente as mais antigas.

Os serviços de energia elétrica e telefone foram interrompidos durante os primeiro abalos, mas foram restabelecidos posteriormente. Uma rachadura enorme provocada pelos tremores na igreja Matriz de Nossa Senhora Mãe dos Homens ameaçou fazer desabar a grande torre do campanário. Dos dois hospitais da cidade, apenas o maior, que pertencia à paróquia, continuava funcionando. O outro, que pertencia à Secretaria de Saúde do Estado, foi interditado por medida de segurança pois suas paredes apresentavam grandes rachaduras.

A região de João Câmara é considerada sismicamente ativa (sujeita a terremotos) por estar próxima de uma falha geológica conhecida hoje como falha de Samambaia. Cerca de três mil pequenos tremores foram registrados na região no período de 21 de agosto a 9 de outubro de 1986.

PS: fiz algumas modificações

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seismic Monitor - IRIS

Analytics com meu código