Fonte:Terra
Ja havai comentado isso aqui, basta ter MAC que ele mesmo é sensor (notebok) acho que iphone também!----Veja a matéria publicado no terra pelo internauta Christian T
A Universidade da Califórnia em Riverside, nos Estados Unidos, desenvolveu um projeto chamado Quake-Catcher Network (QCN), que pode ser traduzido como "rede de detectores de tremores". A ideia dos cientistas é transformar computadores de todo o mundo em sismógrafos, criando melhores condições para se detectar terremotos e salvar vidas.
Para que um computador possa se tornar uma pequena estação sismológica, é necessário instalar um software, disponível no site http://qcn.stanford.edu, e atender a três pré-requisitos.
O primeiro deles é ter um notebook com acelerômetro, presente nos modelos mais atuais da Apple e do Thinkpad. Este dispositivo tem a função original de proteger o disco rígido. Para desktops, a solução é instalar um sensor via porta USB.
A segunda condição é usar os sistemas operacionais Windows ou MAC OS X. O último requisito é ter uma conexão constante à internet, pois os dados são captados a cada 15 minutos.
Vários tremores de grande magnitude foram detectados pelos participantes do QCN, incluindo os de Concepción, no Chile, em 27 de fevereiro, e um menos perceptível e raro, no estado de Illinois, nos Estados Unidos, em 10 de fevereiro, de 3,8 na escala Richter.
O professor Andres Sepulveda, do departamento de Geofísica da Universidade de Concepción, pede a colaboração de brasileiros no projeto, a fim de aprimorar o monitoramento dos tremores de terra na América Latina.
------------------------------------------
Entretanto isso é mais educativo de que qualquer quer exploração do interior da terra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário