quarta-feira, 30 de dezembro de 2009
tremor em Presidente Figueredo - AM
Resultados preliminares.
Latitude -02,33
Longitude -55,77
Sentido em Presidente Figueiredo - AM e Rio Preto da Ava/AM
Primeiro evento
Horário UTC:16:38:07
Horário Local:12:38:07
Magnitude=2.4
Segundo evento
Horário UTC:16:41:33
Horário Local:12:41:33
Magnitude = 3.0
Estação PTGA (UnB/IRIS)
e SAML (SIS/UnB/IRIS)
A terra Tremeu em Caxias novamente e também em Presidente Fiqueredo (AM)
--------------------------------------------------------------
Aviso que o Serviço Geológico Brasileiro o código verdadeiro é CPRM e que as estações que estão na Amazonia em Pitinga-AM e Samuel-RO são da rede mundial com o apoio da Observatório Sismológico/UnB.
---------------------------------------------------------
Tremor de terra atinge cidade amazonense
G1.com.br
Moradores da cidade de Presidente Figueiredo (AM) sentiram um tremor de terra por volta das 12h (horário de Manaus) desta quarta-feira (30). ...
Moradores do Jardim América relatam novo tremor de terra em Caxias
Zero Hora
Moradores de Caxias do Sul voltaram a sentir tremores de terra na madrugada desta quarta-feira. O Corpo de Bombeiros ea Brigada Militar receberam pelo menos ...
terça-feira, 29 de dezembro de 2009
domingo, 27 de dezembro de 2009
A terra treme novamente em Caxias
Zero Hora
Moradores do bairro Jardim América, em Caxias do Sul, ligaram para a Brigada Militar (BM) na madrugada deste sábado relatando tremores de terra. ...
O Caxiense » Arquivo » VÍDEO: Tremores de terra e ruídos estranhos ...
de Felipe Boff
Jornal com notícias e reportagens de Caxias do Sul (RS).
Um macrosísmo pelo you tube -- muito bom para sismologia
Os cachorros são bons alertas. Se os reportes inserir o Lat e Longitude será um bom colaboradores. Parabéns Felipe Boff (O Caxiense)
Intensidade III
Veja o Video
sexta-feira, 25 de dezembro de 2009
Da SBGf - Reagrupamento e Denominação da Gradução de Geofísica
Exmo. Sr. Ministro Sérgio Machado Rezende,
Membros da Área de Ciências da Terra e do Universo da Academia Brasileira de Ciências vem manifestar sua preocupação ao ilustre colega Acadêmico, com relação a decisão da Diretoria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do MEC, que pode ser muito danosa ao desenvolvimento científico e tecnológico na área de Ciências da Terra. A decisão de extinguir a Graduação em Geofísica, colocando-a dentro da Geologia, atinge profundamente os sete cursos em funcionamento (IAG/USP, UFF, UFRN, UFBA, UNIPAMPA, UFPA, UnB), um deles (USP) acaba de completar 25 anos de sua criação.
Novos cursos estão em projeto, em Universidades como a UNESP e a UNICAMP, em vista da carência e grande procura de profissionais da especialidade, motivada pelo incremento da atividade da industria do petróleo e da exploração mineral no Brasil. Na realidade, há preocupação mundial com a formação de Geofísicos para atuarem em empresas de pesquisa, como descrito no documento da Royal Astronomical Society da Grã Bretanha.
Solicitamos sua intercessão para evitar grave retrocesso em área tão crítica para o desenvolvimento do Brasil.
Atenciosamente,
Maria Assunção Faus da Silva Dias, Jacques Lepine, Beatriz Barbuy, Diógenes de Arruda Campos, Wilson Teixeira, Marcelo Souza de Assumpção, Valderez Pinto Ferreira, João Batista Corrêa da Silva, Marta Silvia Maria Mantovani, Alcides Nóbrega Sial, Igor Ivory Gil Pacca, Miguel Angelo Stipp Basei, Paulo Eduardo Artaxo Netto, Adolpho José Melfi, Pedro Leite da Silva Dias, Roberto Dall'Agnol, Colombo Celso Gaeta Tassinari, Marcio Martins Pimentel, Reinhardt Adolfo Fuck, Alexander Wilhelm Armin Kellner, Vicente Antonio Vitório Girardi, Ricardo Ivan Ferreira da Trindade, Paulo Marcos de Paula Vasconcelos.
fonte: www.portal.sbgf.org.br
terça-feira, 22 de dezembro de 2009
PETROBRAS - CONCURSO - Do portal Geofísica Brasil
Leia mais em www.geofisicabrasil.com
Meus Comentário: Muito ver um portal voltada para Geofísica - Uma porta aberta para a discussão.
segunda-feira, 21 de dezembro de 2009
A terra tremeu em Alcântaras hoje pela manhã
Blog do Romildo Moura: TREMOR DE TERRA de Romildo Moura TREMOR DE TERRA. Hoje pela manhã a população de Coreaú em meio a ressaca da festa, foi surpreendida com um barulho horrível e em seguida um tremor continuo que deixou em alerta os moradores da cidade, alguns populares relatam que o ... |
Visão Norte: EM ALCÂNTARAS A TERRA VOLTOU A TREMER FORTE NA MANHÃ ... de Blog Visão Norte Diferentemente dos pequenos tremores que de costume acontecem nas madrugadas, desta vez a o estrondo mais forte e acordou parte da população. Muitas pessoas ficaram apreensivas, pois depois de um tremor de terra é comum ocorrer um outro ... |
sábado, 19 de dezembro de 2009
Tremor assusta os moradores de São José do Rio Preto (SP)
-------------------- Macrosísmo
Folha Online
Moradores de bairros do distrito de Engenheiro Schmitt, do município de São José do Rio Preto (a 438 km de São Paulo), relataram ter sentido um tremor de terra na manhã desta sexta-feira.
O abalo, que não chegou a ser sentido na estação sismológica de Rio Claro (a 173 km de São Paulo), assustou os habitantes da região, porém, o Corpo de Bombeiros informou que não foram registrados chamados relativos à ocorrência.
De acordo com professor do setor de geologia da Unesp, João Carlos Dourado, o fato de o tremor não ter sido captado pela estação de Rio Claro --que fica a 265 km de São José do Rio Preto-- indica que o abalo foi inferior a 2 graus de magnitude da escala Richter, o que é baixo.
"Pode ter ocorrido uma pequena acomodação nas rochas no subsolo, o que provocou o tremor. Isso é relativamente comum no Estado de São Paulo", afirmou. Segundo ele, no Estado, são registrados cerca de quatro abalos sísmicos por ano. O caso ainda será analisado pelo setor de geologia da universidade.
-----------------------------------------
G1
Estrondo seguido de tremor assusta moradores do interior de SP
Paredes de casas tremeram em São José do Rio Preto.
Setor de geologia da Unesp avalia o que aconteceu.
Um estrondo e um tremor tiraram a tranquilidade dos moradores da região noroeste de São Paulo nesta sexta-feira (18). O forte barulho seguido de um tremor de terra foi sentido em todos os bairros de Engenheiro Schmitt, distrito de São José do Rio Preto, a 438 km de São Paulo, e no município de Cedral.
Na casa de um morador, as paredes tremeram. Assustado, ele e a mulher foram para a rua. A estrutura de um posto de gasolina balançou. O setor de geologia da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Rio Claro está avaliando o que houve.
quinta-feira, 17 de dezembro de 2009
Tremor de Gilbratar - 260 km de Lisboa
Magnitude 5.7 - Oeste de GIBRALTAR
2009 December 17 01:37:46 UTC
Localização | 36.43N 9.92W |
---|---|
Profundidade | 10.0 km (automático) |
Referencia | 190 km WSW de Faro, Portugal 265 km SSW de LISBOA, Portugal |
Sismogramas de algumas estações Portuguesas.
quarta-feira, 16 de dezembro de 2009
Geólogo suíço é julgado por provocar terremotos
16/12/209 Agência Estado
A empresa Geopower Basel já pagou cerca de 9 milhões de francos suíços (US$ 9 milhões) em compensações por paredes rachadas e outros tipos de danos a propriedades localizadas nas proximidades do experimento. O projeto foi suspenso na época e fechado na semana passada depois que análises de risco concluíram que mais terremotos poderiam ocorrer se as perfurações continuassem. O objetivo do experimento era ser o primeiro gerador do mundo a produzir energia, comercialmente, com água fervente a partir de pedras existentes a uma profundidade de cinco quilômetros. Haering disse que havia um plano de emergência. "A cada minuto sabíamos o que estava acontecendo e poderíamos agir instantaneamente."
Haering pode pegar até cinco anos de prisão se o juiz entender que ele danificou as propriedades da Basileia. O veredicto deve sair nas semana que vem. Outras tentativas na Suíça de aproveitar o calor das pedras continuam em zonas que são menos suscetíveis a terremotos. Perfurações preliminares começaram no mês passado em Zurique com o objetivo de verificar se a área é adequada para o projeto. St. Gallen, localizada no leste do país, pretende iniciar suas perfurações para um projeto geotérmico no ano que vem. As experiências suíças são observadas de perto nos Estados Unidos, onde o Departamento de Energia patrocina mais de 120 projetos de geração de energia geotérmica em vários Estados. Uma empresa líder no setor, a AltaRock Energy, suspendeu suas perfurações em setembro ao norte de São Francisco. A empresa informou que a medida foi tomada por causa das dificuldades nas perfurações e que não havia temores de terremoto. As informações são da Associated Press.
domingo, 13 de dezembro de 2009
Estou em San Francisco.
sábado, 12 de dezembro de 2009
sexta-feira, 11 de dezembro de 2009
Terremotos Naturais de 2009 - Catástrofe
6 de abril.- Sismo de 6,2 graus Richter mata 299 pessoas no centro da Itália, com epicentro na região de Abruzos. A localidade de L'Aquila foi a mais castigada.
17 de abril.- Pelo menos 22 pessoas morrem e 50 ficam feridas em dois tremores no leste do Afeganistão, um deles de 5,1 graus de magnitude na escala Richter.
29 de maio.- Terremoto mata sete pessoas e deixa 17 feridos em Honduras. O tremor, de 7,1 graus na escala Richter, teve seu epicentro no mar do Caribe.
2 de setembro.- Tremor de 7,4 graus na escala Richter deixa 79 mortos, 30 desaparecidos, mais de 1.200 feridos e 285.808 deslocados na ilha indonésia de Java.
29-30 de setembro.- Terremoto de 7,9 graus Richter e um tsunami que lhe segue deixam 192 mortos, centenas de desaparecidos e 32.000 desabrigados em Samoa e Tonga. Em Samoa Ocidental, morreram 149 pessoas; em Samoa americana, 34, e em Tonga, 9.
30 de setembro.- Três mil pessoas morrem e 450.000 perdem suas casas na ilha indonésia de Sumatra, como consequência de um terremoto de 7,6 graus de Richter e uma réplica de 6,8, no dia seguinte.
quarta-feira, 9 de dezembro de 2009
Tremor no meio do Oceano Atlântico - 5.2
sábado, 5 de dezembro de 2009
Deadline to propose a Session or Symposium is December 31!
(www.agu.org/meetings/ja10) and relax during Christmas and New Year holidays!
sexta-feira, 4 de dezembro de 2009
New Model Hopes to Predict Earthquakes
Seismologists believe that the buildup of stress deep in the earth causes earthquakes
By SCOTT WEBER
USC has moved one step forward to predicting the 'big one' in Los Angeles. They might not be able to say when, but they hope to say where and how hard.
The university announced Tuesday its testing a new earthquake forecasting method that aims to predict the approximate size and location of future quakes.
The computer-based model cannot predict the timing of a quake, but it may be the first to provide an indirect measure of the stress inside the earth, and therefore a reasonable estimate of the size and location of future quakes, according to Danijel Schorlemmer of the University of Southern California College of Letters, Arts and Sciences.
The third in a series of papers in the journal Nature explains the forecasting method. Schorlemmer is the senior author of the most recent paper, published online Thursday. He was the first author of two related papers in Nature, both published in 2005.
"One of the key aspects in forecasting of earthquakes is stresses," Schorlemmer said. "The findings in the three papers help identify locations that are highly stressed from readily available earthquake catalogs."
Seismologists believe that the buildup of stress deep in the earth causes earthquakes. Monitoring such stress has proven impossible to date.
While the timing of quakes remains unpredictable, the new model adds to the science of earthquake forecasting, Schorlemmer said.
"We are observing the little aftershocks all over California, deriving the state of stress and trying to predict the future main shocks," he said. "It's not perfect. It's the only proxy (for stress) we could come up with so far."
The model is now being tested by the Collaboratory for the Study of Earthquake Predictability, an international project started by Thomas Jordan, director of the Southern California Earthquake Center based at USC.
CSEP is testing several forecast models along with Schorlemmer's. Because the test needs to run at least five years, results are not yet available, university officials said.
A terra tremeu em Santa Cruz do Xingu.
Clique aqui para ver as imagens