segunda-feira, 9 de março de 2009

Capes aprova a nova classificação do Qualis

Sistema de avaliação de periódicos e anais de eventos está mais objetivo, diz coordenadora de Gestão da Informação da agência

Após classificação pela maior parte das áreas do conhecimento, o Qualis, sistema de avaliação de periódicos e anais de eventos da Capes, segue agora uma nova escala de análise. O anúncio foi feito durante a 107° reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), realizada entre os dias 3 e 5 de março em Brasília.

A nova estratificação transforma a estratificação baseada no cruzamento de dados sobre a circulação dos veículos de publicação da produção científica (local, nacional e internacional) e a sua qualidade (A, B, C) em uma nova escala formada por oito estratos (A1, A2, B1 a B5 e C). O estrato C tem peso zero.

Para Valdinei Costa Souza, coordenadora de Gestão da Informação, a alteração torna a avaliação mais objetiva. "Tínhamos problemas com a interpretação da antiga escala, principalmente em relação à circulação. Era comum a confusão na distinção de qualidade entre os veículos de origem estrangeira como os de circulação efetivamente internacional, assim como de veículos brasileiros, que tinham qualidade internacional, e que, portanto, não poderiam ser classificados como ‘nacionais'".

Com a mudança, existe uma maior consistência na interpretação dos resultados da classificação do Qualis. "Os critérios definidos por cada uma das quarenta e sete áreas de avaliação para a classificação de periódicos e eventos, na nova escala, exigem padrões de qualidade crescentes", explica Valdinei.

Qualis é o conjunto de procedimentos utilizados pela Capes para estratificação da qualidade da produção intelectual dos programas de pós-graduação. Tal processo foi concebido para atender as necessidades específicas do sistema de avaliação e é baseado nas informações fornecidas por meio do aplicativo Coleta de Dados. Como resultado, disponibiliza uma lista com a classificação de periódicos e anais de eventos utilizados pelos programas de pós-graduação para a divulgação da sua produção.

Nesta reunião do CTC-ES, 41 áreas tiveram suas classificações homologadas. As seis restantes têm até o fim do mês para concluírem seus trabalhos. Esta avaliação é referente ao ano-base 2007. Ainda este ano será anunciada a avaliação do ano-base 2008.
(Assessoria de Comunicação da Capes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seismic Monitor - IRIS

Analytics com meu código