quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

UnB é a 403ª melhor universidade em ranking de acessos à produção científica (se não existisse a prestação de serviço)

Das 500 instituições citadas pelo ranking, a USP, que registrou o crescimento de 26 posições em relação à lista divulgada em julho de 2008, está classificada em primeiro lugar dentre as universidades brasileiras. Em seguida aparecem Unicamp, na 159ª posição, UFRGS (285), UFRJ (299), UFSC (304), UFMG (356), UnB (403) e PUC-Rio (448).

A metodologia do ranking considera as análises quantitativas de conteúdos disponibilizados na web, especialmente aqueles relacionados a processos de geração e comunicação acadêmica de conhecimento científico, avaliando as atividades científicas, o desempenho e o impacto.

A USP também aumentou em dez a sua posição entre os 300 repositórios pesquisados no mundo. Nesta segunda edição, o Ranking Web of World Repositories coloca a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade na 76ª posição.

Ambas as pesquisas, que são uma iniciativa do Cybermetrics Lab, grupo de pesquisa pertencente ao Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC), órgão espanhol de pesquisa pública, são divulgadas duas vezes por ano, em julho e em janeiro. Mais de 16 mil instituições de ensino superior pelo mundo foram analisadas.

Mais informações podem ser obtidas em http://www.webometrics.info e http://repositories.webometrics.info

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seismic Monitor - IRIS

Analytics com meu código