domingo, 13 de julho de 2008

Cientistas conseguem prever pequenos sismos

Essa semana, a NATURE publicou um resultado de previsão de terremotos. Os estudos foram realizados com magnitude 1 e 3. Espera que em 20 anos essa previsão já aconteça. _________________________________________
Cientistas dos EUA conseguiram prever a ocorrência de dois pequenos sismos na Calífórnia. Num estudo publicado na revista Nature, estes especialistas alertaram para o fato de ainda se estar longe de um sistema de alerta de tremores de terra.

Cientistas norte-americanos conseguiram prever a ocorrência de dois sismos de fraca intensidade na Califórnia depois de terem detetado pequenas fraturas em algumas rochas.
Esta previsão foi possível após a instalação de potentes sensores a um quilômetro de profundidade numa zona da Falha de Santo André, uma zona de grande atividade sísmica localizada entre São Francisco e Los Angeles.

Numa investigação que foi publicada na revista Nature, os investigadores contaram que os sensores registaram ondas sísmicas antes, durante e depois do tremor de terra, o que permitir aos cientistas notar pequenas alterações geológicas.

Num dos sismos, este de magnitude três na escala de Richter, começaram a aparecer fraturas dez horas antes do tremor de terra, ao passo que no outro, de magnitude um, também se registaram sinais semelhantes horas antes do abalo.

Apesar disto, mos cientistas que lideraram este estudo advertiram para o fato de ainda se estar longe de se alcançar um sistema de alerta precoce comparável ao que se aplica aos furacões.
Para o coordenador deste estudo, serão ainda precisos dez a 20 anos para conseguir um sistema de alerta para sismos e para inverter a situação actual, em que é apenas possível, na melhor das hipóteses, prever um abalo segundos antes de este acontecer.


ARTIGO ORIGINAL-
Fenglin Niu, Paul G. Silver, Thomas M. Daley, Xin Cheng, and Ernest L. Majer. Preseismic velocity changes observed from active source monitoring at the Parkfield SAFOD drill site. Nature, July 9, 2008 DOI: 10.1038/nature07111

Muito mais matérias:

Science Daily (press release) - USA

New technique may help predict quakes: studyABC Science Online

US scientists test early warning system for earthquakes

Scientists a step closer to the possibility of predicting earthquakesCanadian Underwriter - Toronto,ON,Canada

Stress Meter Detects Quake Hours In AdvanceAHN - USA

Descoberta pode ajudar a prever terremotosO Globo Online - Rio de Janeiro,RJ

Descobertos sinais que podem criar alerta para terremotosSRZD - Rio de Janeiro,RJ


Equipa norte-americana consegue prever sismosRádio Clube - Lisboa,Lisboa,Portugal

Tensão na crosta terrestre anuncia tremores de terraJornal de Notícias
Tensão na crosta terrestre pode ser sinal de sismosDiário IOL - Lisboa,Portugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seismic Monitor - IRIS

Analytics com meu código