quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Peru registra 3 mil réplicas do terremoto do 15 de agosto

ESTADÃO

LIMA - O terremoto de 7,9 graus na escala Richter de 15 de agosto provocou até o momento cerca de 3 mil réplicas, informou nesta terça-feira, 28, o diretor de Sismologia do Instituto Geofísico do Peru (IGP), Hernando Tavera, em declarações à agência estatal Andina.

"Só 10% das réplicas foram percebidas nas cidades de Ica, Pisco, Chincha e Cañete", as mais castigadas pelo tremor, explicou o especialista.

Ele acrescentou que as réplicas acontecem ao redor do epicentro, que ficou no mar, 167 quilômetros ao sul de Lima, e com a passagem dos dias tendem a diminuir em intensidade e quantidade.

Desde o dia 15 são comuns os tremores ao longo da costa do país, causando grande inquietação entre os peruanos, que ainda não se recuperaram do abalo que destruiu a cidade de Pisco.

Nesta quarta-feira, 29, houve uma réplica de intensidade 4, com epicentro perto da localidade de Chincha, e outro de 3,9, em Cañete.

O terremoto do dia 15 de agosto afetou seriamente os edifícios e infra-estruturas de Ica, Pisco, Chincha e Cañete, e deixou um total de 519 mortos, 1.366 feridos e mais de 71 mil famílias desabrigadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seismic Monitor - IRIS

Analytics com meu código