quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Magnitude 8.0 - Próxima a costa Central do Peru

Risco para prédios altos em São Paulo, Brasília e Manaus.


Fonte:USGS




Magnitude 8.0
Horário
  • Quarta-feira, 15 de Agosto de 2007 as 23:40:58 UTC
Localização 13.358S, 76.522W
Profundidade 39 km
Distancias 45 km WNW de Chincha Alta, Peru
110 km NW de Ica, Peru
150 km SSE de LIMA, Peru





Fonte:Terra -

Terremoto atinge Peru e dispara alerta de tsunami

Dois fortes terremotos com poucos minutos de diferença entre eles atingiram o Peru nesta quarta-feira, sacudindo prédios na capital e causando cortes de energia em algumas áreas. Um alerta de tsunami foi emitido para quatro países. Segundo emissoras de TV peruanas, pelo menos 8 pessoas morreram e outras 200 ficaram feridas.

Os terremotos tiveram cerca de 7,5 de magnitude e funcionários de escritórios correram para as ruas com medo, enquanto prédios na capital peruana eram sacudidos em ao menos dois incidentes que duraram cerca de 20 segundos cada. O primeiro tremor foi sentido por volta das 18h40 (20h40 em Brasília) e teria atingido em menor escala a capital colombiana Bogotá.

O Centro de Alertas de Tsunamis do Pacífico, localizado no Havaí, emitiu alertas para Peru, Chile, Equador e Colômbia.

Autoridades da defesa civil peruana disseram que ainda não havia informações sobre vítimas. Todos os hospitais de Lima entraram em estado de emergência.

Emissoras de rádio informaram que havia um incêndio num distrito de Lima e que várias construções precárias na cidade de Pisco, próxima ao epicentro, desmoronaram.

Sirenes de ambulância tomaram conta da escurecida capital e o Ministério da Saúde declarou desastre.

De acordo com as testemunhas, centenas de moradores correram para as ruas. "Eu senti um forte tremor, livros caíram das estantes, quadros caíram das paredes, e eu fui para uma zona de segurança", disse o correspondente da BBC em Lima, Dan Collyns.

"Felizmente eu moro em um prédio que foi especialmente construído para resistir a terremotos, que são comuns em Lima e em outras regiões do Peru. Mas acredito que em outras áreas da capital, onde muitos prédios são de baixa qualidade, haverá muitos danos", disse Collyns.

"As pessoas estão se abraçando e chorando de medo nas ruas", disse Cristyane Marusiak, uma moradora de Lima de 31 anos.

O Serviço Geológico dos EUA informou que o primeiro tremor ocorreu em Chincha Alta, a 160 quilômetro de Lima, e que o segundo terremoto veio logo em seguida e tinha magnitude de 7,5.

O serviço acrescentou que terremotos de magnitude superior a 7 geralmente deixam vítimas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seismic Monitor - IRIS

Analytics com meu código