sábado, 28 de julho de 2007

Tremor na Região de Bauru

Terra

Sexta, 27 de julho de 2007, 23h37

Tremor de terra atinge cidade do interior paulista

Um tremor de terra atingiu a cidade de Bariri, no interior de São Paulo, na tarde desta sexta-feira. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o abalo sísmico atingiu 2,5 na Escala Richter. Não houve feridos e nem danos materiais.

Conforme reportagem da TVTEM, técnicos da Faculdade de Geologia da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Rio Claro confirmaram o abalo sísmico e disseram que trata-se de uma acomodação de rochas subterrâneas.


TERRA

Sábado, 28 de julho de 2007, 13h07 Atualizada às 13h06

Tremor em SP: morador pensou em queda de avião

O mecânico Paulo César Slompo, proprietário de uma oficina no Centro de Bariri, diz ter ficado assustado com o abalo sísmico registrado às 15h40 de sexta-feira na cidade. "Pensei ser uma explosão de um caminhão tanque ou até a queda de um avião. Foi muito estranho", conta o comerciante que presenciou as paredes balançarem. "Vibrou tudo. Foi uma sensação muito ruim".

O terremoto atingiu 2,5 graus na escala Richter (que vai de zero a nove), durou cerca de três segundos e não causou nenhum dano na cidade. Até agora, segundo a polícia, ninguém reclamou sequer de rachaduras nas casas. Esse índice é considerado baixo.

A professora Aparecida de Fátima Martins, 49 anos, mora na região central, mas estava em um bairro ao lado. "Eu ouvi um barulho muito forte e, como tem uma rodovia aqui perto, pensei ser um acidente seguido de explosão", conta ela, lembrando que todos saíram às ruas para entender do que se tratava.

Tremores como esse ocorrem com freqüência. Em São Paulo, detecta-se três ou mais desse tipo por ano. Esses abalos são as camadas da superfície da Terra se acomodando.

Só na região de Bauru já foram detectados outros quatro terremotos nos últimos anos. Em Bariri, há 11 anos, a cidade tremeu com um terremoto um pouco mais forte. Foram 2,9 na escala Richter. Também não houve danos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seismic Monitor - IRIS

Analytics com meu código