segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Cientistas italianos são condenados por não prever terremoto de Áquila

Um absurdo!


 


 Fonte:agência globo (foto yahoo)

ÁQUILA, Itália - Um tribunal italiano condenou seis cientistas e uma autoridade do governo por homicídio culposo - quando não há a intenção de matar - a seis anos de prisão cada um por não avisar sobre o terremoto que matou mais de 300 pessoas e destruiu a cidade de Áquila, em 2009.

Os sete, todos membros da Comissão Nacional para Previsão e Prevenção de Riscos Maiores, foram acusados de negligência e de não praticar corretamente suas funções ao analisar os riscos do terremoto e sua tarefa de manter a cidade informada sobre os riscos do sismo. Mais de 5 mil cientistas assinaram uma carta para o presidente italiano, Giorgio Napolitano, em apoio aos condenados.

O caso foi alvo de críticas internacionais, incluindo do Sindicato Americano de Geofísica, que alega que o risco de processos pode impedir cientistas de aconselhar governos ou ainda de trabalhar na análise de riscos sísmicos.
O terremoto de 6,3 graus de magnitude na escala Richter atingiu Áquila, no dia 6 de abril de 2009, destruindo dezenas de milhares de prédios, ferindo mais de mil pessoas e matando outros 309 moradores.

O ponto central do processo era se os especialistas, indicados pelo governo, deram um parecer tranquilizador demais dos riscos que a cidade corria na época, fazendo com que autoridades não agissem à altura do abalo. Áquila tem muitos prédios antigos e frágeis, e parte da cidade já foi destruída três vezes por terremotos. Antes do terremoto de abril, muitos abalos de fraca intensidade atingiram a cidade. Para a Promotoria, os sismos seriam um indício de que um terremoto mais forte abalaria a região.

Os condenados, que também foram ordenados a pagar custos do processo e indenizações por danos, devem entrar com um recurso para evitar a prisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seismic Monitor - IRIS

Analytics com meu código