segunda-feira, 6 de agosto de 2012

CBPF completa 50 anos com site comemorativo 

 Os 50 anos do curso de pós-graduação do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) serão comemorados com uma série de atividades pela instituição este ano.

Entre os destaques, o lançamento do site especial alusivo ao jubileu, que trará documentos e imagens que registram alguns momentos marcantes, como há dez anos, quando esteve ameaçado de encerrar atividades. O instante foi eternizado pelo chamado "Relatório Tundisi", que serviu de peça de luta para que a instituição se mantivesse em atividade.

O site também mostra o mapa de distribuição de ex-alunos do CBPF, hoje atuando em diversas instituições em todo o território nacional. Entre as atividades comemorativas, a instituição realizará palestras com foco na formação científica do CBPF e o evento comemorativo no final do ano.

Segundo um levantamento recente feito pela instituição, boa parte das lideranças na área de física atuantes no país têm seus nomes associados ao CBPF, como colaboradores ou ex-alunos. "A grande maioria desses egressos trabalha como pesquisador ou professor em instituições de ensino e pesquisa ou é especialista gabaritado, em grandes empresas; muitos deles, inclusive, foram absorvidos por outros mercados e trabalham em centros de pesquisa na América Latina, Europa e Estados Unidos", afirma coordenador acadêmico do CBPF Ivan Oliveira.

Oliveira entende que essa distribuição revela muito do afluxo de estudantes ao Programa. "Aproximadamente metade dos nossos alunos são da área experimental, cerca de 30% são de fora do Rio e outros 30% são de estrangeiros, provenientes principalmente da Colômbia, Peru, Paraguai, Argentina, Venezuela, Cuba, Irã e Paquistão", diz ele.

Para o coordenador acadêmico, esses dados refletem a excelência do Programa, que além da tradição de seus 50 anos, conta com infraestrutura moderna de laboratórios de pesquisa e um corpo docente altamente qualificado e produtivo - durante os últimos cinco anos foram publicados cerca de mil artigos científicos em revistas indexadas; além disso, a Pós do CBPF recebe forte apoio dos programas de auxílios e bolsas das grandes agências de fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).

Programação - Para o dia 14 de agosto próximo, na programação regular de colóquios do CBPF, a historiadora Ana Maria Ribeiro de Andrade, do Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), falará sobre o pioneirismo do CBPF na formação científica. A palestra, intitulada, "CBPF na fronteira do conhecimento".

O evento de final de ano, marcado para o dia 23 de novembro, deverá contar com a presença do ministro Raupp, e dos presidentes da CAPES e do CNPq. Durante o evento deve ser anunciada a criação de uma Rede Nacional de Instrumentação em Física, como expansão das atividades do Mestrado Profissional do CBPF, criado em 2000.

Confira o site especial: http://www.cbpf.br/posgrad50anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seismic Monitor - IRIS

Analytics com meu código