quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Tsunami foi causado por três terremotos consecutivos


Terremotos escondidos 

O grande terremoto que provocou um tsunami responsável pela morte de 192 pessoas em Samoa, em setembro de 2009, não foi um, mas três.

Segundo pesquisa publicada na edição desta quinta-feira da revista Nature, as ilhas da Polinésia foram atingidas por um golpe triplo.

O terremoto de magnitude 8,1 na escala Richter, que foi detectado, escondeu outros dois, quase tão fortes quanto o primeiro.

Os outros terremotos, de acordo com Keith Koper, da Universidade de Utah, e colegas, foram disparados pelo primeiro, tendo ocorrido dois minutos depois e atingido 7,8 pontos na escala Richter.

"Achávamos que fosse apenas um terremoto. Mas, ao analisar os dados registrados do evento, verificamos que foram três grandes terremotos. Os dois que ficaram escondidos pelo primeiro foram responsáveis por parte dos danos e das gigantescas ondas", disse Koper. 

Liberação de energia 

Em termos de liberação de energia, segundo o estudo, os dois terremotos de 7,8 pontos somados representaram a energia liberada por um terremoto de magnitude 8. Ou seja, estiveram longe de ser apenas os tradicionais choques posteriores a um grande evento sismológico.

O terremoto triplo gerou ondas com alturas variadas dependendo da área atingida, mas que em alguns pontos chegaram a quase 15 metros acima do nível do mar.

"Os três contribuíram para o tsunami, principalmente os dois seguintes", disse Koper. Os terremotos tiveram origem entre 14 e 19 quilômetros de profundidade. O primeiro durou 80 segundos. O segundo começou entre 49 e 89 segundos e, o terceiro, de 90 a 130 segundos após o primeiro.

Os cientistas decidiram investigar o fenômeno que provocou o tsunami em Samoa após a identificação de inconsistências nos sismogramas. "Simplesmente não conseguimos entender como um terremoto poderia produzir tais leituras. Sabíamos que havia algo de estranho, mas levamos meses para descobrir o que era", disse Koper.

(Fonte: Inovação Tecnológica - 19/08/2010).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seismic Monitor - IRIS

Analytics com meu código