segunda-feira, 26 de abril de 2010

Magnitude 4.9 - AMAZONAS, BRASIL

Fontes:USGS, LISS
Dados da estação de SAML (Samuel, Brasil) último registro 04/26/10 19:48 GMT


O evento é pequeno! Vc ver na estação SAML (só registra a onda de superfície às 23:16)


Magnitude4.9
Horário
  • 25 de Abril de 2010 as 23:09:50 UTC
Localização6.824°S, 72.979°W
Profundidade17.1 km
Distancias100 km NNW de Cruzeiro do Sul, Acre, Brasil
245 km NE de Pucallpa, Peru

sem preocupação;

domingo, 25 de abril de 2010

Vem ai o IV Simpósio de Geofísica

Em Brasília - DF - 14 a 17 de novembro de 2010
www.simposio.sbgf.org.br

O Simpósio Brasileiro de Geofísica (SimBGf) se define a partir da necessidade da realização de um evento nacional de Geofísica nos anos intercalados aos do Congresso Internacional da SBGf, para promover a discussão dos temas científicos de interesse para a academia e a indústria.

O objetivo principal do evento é divulgar e promover um ambiente de discussão dos problemas científicos da Geofísica, área multidisciplinar com ampla aplicabilidade para o desenvolvimento e crescimento dos recursos energéticos e minerais do Brasil.

A realização do Simpósio em Brasília nos convida à discussão sobre os desafios das novas fronteiras da exploração geofísica, considerando novas tecnologias para aquisição de dados geofísicos, processamento e interpretação na indústria do petróleo, mineração, meio ambiente e recursos hídricos.

Prazo para submissão : 03 Maio a 30 Julho de 2010

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Por quanto tempo o vulcão da Islândia castigará a Europa?

Vulcanóloga da Smithsonian explica como essa erupção pode causar perturbações a longo prazo.

Por Katherine Harmon.
Fogo e gelo criaram uma catástrofe dupla – perigosa e perturbadora – na Islândia, que está afetando todo o mundo. Habitantes são removidos e milhares de vôos para a Europa, alterados ou cancelados.

Pelo menos 800 pessoas foram retiradas da área em torno da geleira Eyjafjallajökull (a cerca de 120 km da capital, Reykjavik, e sob o vulcão que está em erupção), para protegê-las de riscos de enchentes. O nível do rio local subiu cerca de 3 metros acima da média, já que o calor vulcânico derreteu a geleira de 200 metros de espessura, criando um escoamento pela montanha, informou a Associated Press.

O tráfego aéreo na Bélgica, Dinamarca, Finlândia, França, Países Baixos, Suécia e no Reino Unido está parcialmente suspenso, pois as cinzas vulcânicas resultantes da erupção (que começou na madrugada de quinta-feira) se espalharam cerca de 6 mil a 11 mil metros de altura na estratosfera a partir do meio-dia, em direção para o leste sobre partes do norte da Europa. Essa altitude também é freqüente para aviões comerciais. A intersecção das cinzas vulcânicas (formadas por partículas de silicatos que podem se derreter e desligar os motores dos aviões) com rotas aéreas congestionadas resultou em cancelamento nos vôos, fazendo com que milhares de passageiros que iriam viajar ou retornar para suas casas fiquem nos aeroportos por mais tempo.

Por quanto tempo o vulcão continuará a manter os vôos cancelados? Falamos com a vulcanóloga Sally Kuhn, do Museu Nacional de História Natural, da Smithsonian Institution, para obter explicações.

A erupção do vulcão Eyjafjallajökull foi uma surpresa?
A erupção inicial aconteceu no dia 20 de março e, há poucos dias, tivemos a sorte de que parou. No dia 13, cientistas sobrevoaram o vulcão e não tinham visto qualquer sinal de lava. As pessoas estavam se perguntando se a erupção teria acabado. A atividade migrou do norte para a parte central do vulcão.

A qualquer momento pode ocorrer uma erupção sob uma geleira, de grande potencial destrutivo, o que os islandeses chamam de jökulhlaups. Basicamente é uma inundação gigante de água, a partir de um rápido derretimento da geleira.

Vulcões em erupção sob o gelo são raros?
Não é incomum na Islândia. Certamente é perigoso, pois pode causar inundações enormes e de forma muito rápida. A atual já causou danos. Agricultores locais disseram que os pastos tinham acabado de ficar verdes e agora estão todos inundados de lama.

Será que este vulcão glacial pode afetar o ar?
Quando vi pela primeira vez a pluma de erupção, era muito branca e rica em vapor. Agora está muito escura e com muitas cinzas. Realmente as cinzas são a causa do problema. Podem entrar nos motores dos aviões e se derreter, fazendo com que o motor pare de funcionar. Mesmo que o avião não perca os motores, ainda haverá danos muito caros.

Então aparelhos como helicópteros ou aviões de hélice, que não têm motores a jato, podem voar nestas condições?
Não, porque a cinza pulveriza pedras, que podem riscar o pára-brisa. Ela só não danifica a fuselagem. Eu não gostaria de voar em um helicóptero através das cinzas.

Por quanto tempo o subproduto dessa erupção vai manter os aviões parados?
Isso depende dos padrões climáticos e de quanto tempo a erupção vai durar ─ e se não vai continuar tendo componentes explosivos para a erupção.

Acho que os passageiros poderão, eventualmente, chegar até seus destinos. Aviões podem ser desviados, mas evidentemente não seria bom para os passageiros que estão a três horas de distância do seu destino terem seus vôos desviados em 10 horas.

Qual foi duração da ultima erupção?
É muito difícil de dizer. A última erupção foi muito semelhante a essa. Ela surgiu a partir da cratera central em dezembro de 1821 e passou a janeiro de 1823. Não tenho certeza se a magnitude da erupção foi a mesma durante todo o tempo. Mas é muito, muito difícil de prever.

Os cientistas estão trabalhando no local. Eles coletaram amostras das cinzas para analisar e ter uma noção se a química é semelhante à da última erupção. Mas isso leva tempo. Eu acho que é muito cedo para dizer muito sobre o que realmente está acontecendo lá.

(Fonte: Scientific American Brasil - 16/04/2010).

Intuição de professor salvou mais de 800 vidas em terremoto na China

Um professor disse ter pressentido a chegada do terremoto da última semana na província de Qinghai (oeste da China) e por isso deu ordem de evacuar os dormitórios da instituição onde trabalha, salvando assim a vida de mais de 830 alunos e professores do centro que dormiam no local.

O professor, Yanli Duode, de etnia tibetana, acordou duas horas antes do terremoto de magnitude 7,1 na escala Richter que causou mais duas mil mortes, e disse ter sentido que seus alunos estavam a perigo, por isso decidiu acordar todos no edifício e ordenar a rápida evacuação.

É provável que o professor tenha despertado ao sentir um tremor prévio ao grande terremoto, mas ele diz não ter certeza.

- Senti que algo ruim ia acontecer, mas não sabia dizer o que exatamente. Me sentia terrivelmente mal - disse ao jornal oficial "China Youth Daily".

Apesar do frio na região, Yanli fez com que alunos e professores fossem para o pátio do dormitório. Menos de duas horas depois o edifício onde dormiam os meninos caiu, e os das meninas e de professores sofreram graves danos.

No momento do terremoto, apenas três meninos estavam dentro do edifício: dois deles faziam trabalhos de limpeza e foram salvos por um professor que entrou para retirá-los e um aluno atrasado que também se salvou, saltando por uma janela de um apartamento do primeiro andar.

O jornal "South China Morning Post" destacou o "milagre" que fez com que nenhuma pessoa morresse no local, enquanto em muitos outros centros educativos da área houve grande número de mortes, assim como em 2008 no terremoto da província vizinha de Sichuan. Mais de 5.000 estudantes morreram naquela ocasião.

Especialistas consultados pela imprensa chinesa afirmaram que o caso do professor Yanli não tem nada de sobrenatural, já que os tremores prévios a um grande terremoto são muito frequentes.

EFE

terça-feira, 20 de abril de 2010

Quando os homens fazem a terra tremer

Fonte:FAPESP

Poços de água causam dezenas de tremores por dia no interior paulista
Carlos Fioravanti
Edição Impressa 170 - Abril 2010
© Carlos Costa e Silva
Simulação: um hipotético tremor de terra abala a igreja matriz de Bebedouro

Como fazer a terra tremer mesmo sem tocar em uma banda de rock pesado? Basta perfurar um poço de pelo menos 100 metros de profundidade, deixar encher de água e aguardar. Provavelmente a água vai se infiltrar entre os blocos de rocha abaixo da superfície e precipitar o deslizamento dos que já
LEIA MAIS NA FONTE

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Magnitude 6.9 - SUL DE QINGHAI, CHINA

Fonte:USGS


Magnitude6.9
Horário
  • Terça, 13 de abril de 2010 às 23:49:37 UTC
Localização33.271°N, 96.629°E
Profundidade10 km
Distancias240 km NNW de Qamdo, Xizang (Tibet)
375 km SSE de Golmud, Qinghai, China
520 km SSE de Da Qaidam, Qinghai, China
1905 km WSW de BEIJING, Beijing, China

segunda-feira, 12 de abril de 2010

6.3 Espanha

Fonte:EMSC
Profundo!

Magnitude6.3
Horário-Dia
  • 11 April 2010 às 22:08:10 UTC
Localização37.078°N, 3.470°W
Profundidade
616.7 km
Distancias25 km SE de Granada, Spain
95 km ENE de Malaga, Spain
95 km NW de Almeria, Spain
370 km S de MADRID, Spain
Fonte:USGS

Dados da estação SAML (Samuel, Brasil)

último registro as 08:49 GMT 04/12/10



This page is URL: http://aslwww.cr.usgs.gov/Seismic_Data/telemetry_data/SAML_24hr.html

domingo, 11 de abril de 2010

Michell e o nascimento da Sismologia

Um pensador respondeu ao terremoto de Lisboa de forma completamente diferente. O geólogo e astrônomo Inglês John Michell (1724-1793), estudou o caso e concluiu que terremotos são acompanhados por ondas de choque. Em um artigo publicado em 1760, ele observou que os terremotos são encontrados perto de vulcões e sugeriu que eles são causados por pressão produzida pela água que ferve de calor vulcânico. Ele também indicou que pode-se calcular o centro de um terremoto, fazendo a anotação do tempo em que os movimentos são sentidos.

Hoje Jonh Michell é considerado o pai da sismologia, área que começou a amadurecer no século XIX. O próprio nome foi inventado pelo engenheiro irlandês Robert Mallet (1810-1881), que em 1846 elaborou o primeiro catálogo de terremotos modernos. Onze anos após a publicação do livro, que listou todos os terremotos conhecidos de qualquer importância desde 1606 aC, Mallet realizou experimentos com ondas de choque por explosão de pólvora e medir a taxa na qual as ondas viajam através de vários tipos de material.

sábado, 10 de abril de 2010

Frase do dia

"We have two ears and one mouth so that we can listen twice as much as we speak."

EXPLICAÇÕES???? Pense em Oração poderosa.

fonte:R7

Guru "assume" culpa pelo terremoto na Califórnia

Médico Deepak Chopra diz que terra começou a chacoalhar quando estava meditando

----------

O médico indiano Deepak Chopra é um dos gurus da auto-ajuda. Autor de mais de 25 livros, o cara é o maior profeta das medicinas alternativas, hoje em dia. E quem diz isso é a revista Time, que o incluiu em uma lista das 100 maiores personalidades do século 20.

Ele pode ajudar as pessoas a se sentirem melhor, mas nao consegue evitar catástrofes. Pior: aparentemente Chopra tem o poder de causar desastres naturais.

O terremoto que abalou o México e a Califórnia na semana passada foi culpa dele. Em seu Twitter, o médico disse que sua "meditação poderosa" causou o tremor e pediu desculpas.

Muitos de seus 179 mil seguidores online acharam que o guru estava apenas fazendo uma piadinha de muito mal gosto, mas Chopra fez questão de dizer que falava sério.

- Algumas pessoas ficaram chateadas com meu comentário. Me desculpem. Eu realmente estava meditando quando aconteceu e pensei "Uaaaaau!"

As piadinhas dos internautas de plantão já estão pipocando no Twitter. Um dos espirituosos perguntou "se a terra começou a tremer quando Chopra meditava, imagino o que podia ter acontecido se ele tivesse peidado".

Até agora o médico não tomou nenhuma atitude para ajudar os feridos e a família dos dois mortos no terremoto. Aliás, será que o governo do México vai processar Chopra pelos danos causados pela "meditação poderosa"?


quinta-feira, 8 de abril de 2010

Tremor de 2,5 graus assusta população de Alagoinha

Essa região treme mesmo.

Mais um tremor de terra foi sentido pela população de Alagoinha, no Agreste de Pernambuco. O abalo sísmico foi nesta última quarta-feira (7), por volta das 18h.

Are All These Earthquakes Normal?

fonte: foxnews
April 7, 2010 - 5:59 PM | by: Alicia Acuna

Folks who work at the United States Geological Survey Earthquake Center in Golden, Colo., don’t just track temblors, they also answer the public’s questions via phone and email. The number one question they’ve been getting lately: “Is this the end of the world?” according to Heidi Koontz, the center’s Public Affairs Specialist.

News of four major quakes in as many months, in Haiti, Chile, Mexico and Indonesia, has prompted a tinge of panic in some who would otherwise consider these events pure coincidence.

“I received a call from a psychiatrist who is getting an influx of patients who are really concerned about the end of days,” says Koontz, “and he wanted us to pinpoint science and provide him with links to science that would help allay the fears of some of his patients. He needed some hard facts and he said that that actually helped.”

Koontz explained to the doctor what seismologist Harley Benz explained to Fox News. That seismically speaking, this is all pretty normal.

“You can expect earthquakes in locations where we are known to have earthquakes,” explains Benz. “And in this case, in Sumatra, it's one of the most seismically active areas in the world. Likewise Chile is one of the most seismically active areas in the world.”

According to the USGS Earthquake Center website, earthquakes can also occur in clusters, which may explain why this year has been front loaded with so much activity. Statistically, the globe is on track, so far this year, to be relatively average in terms of the number of larger quakes that hit annually. An average year will produce 17 quakes with a magnitude 7.0 or greater.

What is different about the last four months is the number of deaths caused by quakes. According to USGS records, 223,140 have been killed worldwide from seismic activity. Almost all of those deaths occurred in Haiti when residents were crushed by poorly designed and constructed homes and structures.

“Seismologists like to say, earthquakes don’t kill people, buildings do,” says Koontz. Scientists here also observed that the massive amount of destruction in Haiti made the public more aware, and therefore more afraid.

In the last 20 years the number of seismographs around the globe has increased dramatically. Right now, four thousand monitors measure the Earth's movements. Since the USGS scientists can track more quakes and get the information out there faster, that too can add to the perception the world has become less stable, even if that isn't the case.

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Simulação do Terremoto - Baja California no México

Simplesmente Fantástico

Magnitude 7.7 - SUMATRA, INDONESIA

fonte:usgs/liss
Magnitude7.7
Dia-Horário
  • Terça, 06 de Abril de 2010 às 22:15:02 UTC
Localização 2.360°N, 97.132°E
Profundidade31 km (valor fixo pelo estimador)
Distancias200 km WNW de Sibolga, Sumatra, Indonesia
215 km SW de Medan, Sumatra, Indonesia

Dados da estação SAML (Samuel, Brasil)

último registro às 08:49 04/07/10 GMT

domingo, 4 de abril de 2010

Não Sou mais Chefe do Observatório Sismológico.

Por recomendações médicas não sou mais chefe do Observatório Sismológico desde do dia 29/03.

Abraços

Magnitude 7.2 - BAJA CALIFORNIA, MEXICO



Fonte:USGS


Magnitude7.2
Dia-hora origem
  • Domingo, 14 de Abril de 2010 às 22:40:40 UTC
Localização32.128°N, 115.303°W
Profundidade10 km (resultado inicial e ruim ainda)
Distances
  • 26 km SW (225°) de Guadalupe Victoria, Baja California, Mexico
  • 60 km SSE (165°) de Mexicali, Baja California, Mexico
  • 62 km SW (233°) de San Luis Río Colorado, Sonora, Mexico
Formas de Ondas - SCEC - Estações na California!

Dados da estação de SAML (Samuel, Brasil)

último registro as 10:18 GMT dia 04/05/10


Fonte: http://aslwww.cr.usgs.gov/Seismic_Data/telemetry_data/SAML_24hr.html

Seismic Monitor - IRIS

Analytics com meu código