quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Eitá explicação estranha! o tremor de Uberaba!

"É onde o rio Grande e seus afluentes, como o rio Uberaba, imprimem zonas de maiores fraquezas. Estas regiões mostram fraturas e grandes falhas interligadas, que rasgam e se aprofundam, tendo como conseqüência a possibilidade da ocorrência destes abalos sísmicos"

----> Ok! Essas fraturas podem ser reativadas, o imprimem que é estranho.


"Trata-se de uma zona de montanhas muito íngremes, na qual há uma cadeia energética significativa que está ligada ao tremor verificado no início da semana",

---> Então teríamos sismos no Pico da Neblina e toda Serra da Mantiqueira. Essa afirmação não procede.


"há outros elementos naturais nesta cadeia presente na região que podem influenciar em tremores como o ocorrido na segunda-feira. "Uberaba e estas outras localidades estão em uma área cujo vulcanismo é notável. O conjunto de rochas de idade Cretácea, contemporâneas à época dos dinossauros, agasalha detritos vulcânicos. Portanto, possui todas as condições naturais de reunir vários fenômenos naturais como vulcões e cinzas vulcânicas. Além disso, é uma área que guardou, ao longo dos séculos, ricos depósitos de diamantes, e conta com lavas basálticas, calcário, rochas fosfáticas", aponta.

---> Explique porque Caldas Novas não apresenta atividade considerável? Na verdade, o vulcanismo anterior poderá deixar uma região crustal (Frágil) menor e assim uma menor área sofre um esforço maior e assim causa sismo. Isso é muito complexo para impressa.


Os moradores destas cidades podem voltar a sentir na superfície estes tremores, causados pelos movimentos rochosos abruptos. E também nada impede que estes abalos sísmicos sejam até mesmo um pouco maiores", afirma.

---> Isso é verdade

"Apesar de as placas tectônicas desta região não serem tão grandes, elas podem provocar estrondos. Mas está afastada a possibilidade de serem registrados tremores de grandes magnitudes, capazes de derrubar prédios ou levantar carros das vias",

---> Há placas tectônicas nessa região? Acho que essa foi do jornalista.

Matéria completa --> http://www.jmonline.com.br/?canais,10,08,39

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seismic Monitor - IRIS

Analytics com meu código