quarta-feira, 21 de março de 2007

Tremor de terra atinge 3,9 graus no Agreste de PE

Nossos colegas do Laboratório Sismológico da UFRN determinaram a magnitude e o epicentro.
O engraçado, é que eu obtive essa informação com o pessoal da UFRN (Maria Fernanda - mestranda em Sismologia). Ontem, não sabia de nada!

Hoje pela manhã (22/03) chequei que na estação BDFB, o evento não foi detectado.


Veja a matéria!!

http://www.folhape.com.br/folhape/materia_online.asp?data_edicao=20/03/2007&mat=35477

-----------------------------------------------------------------------------------------------

Tremor de terra atinge 3,9 graus no Agreste de PE

George Carvalho
Da Especial para a Agência Nordeste

RECIFE - Tremores de terra foram sentidos na manhã de hoje, por volta das 10h40, no Agreste de Pernambuco. O maior deles atingiu 3,9 graus na escala Richter, que vai até 9. O tremor foi sentido nos municípios de Caruaru, Fazenda Nova, Brejo da Madre de Deus e Cachoeirinha, além de São Caetano (a 150 quilômetros do Recife), onde foi localizado o epicentro.
São Caetano possui sete estações sismológicas – seis delas digitais. O epicentro do tremor foi localizado na Vila de Santa Luzia, zona rural do município, localizada a 15 quilômetros da sede. Na Escola Municipal Joaquim dos Santos, apareceram rachaduras em duas salas e uma parte do reboco caiu na biblioteca. O término das aulas teve de ser antecipado em meia hora por causa do desespero de alunos e funcionários. A agente administrativa da Escola, Rosângela Maria dos Santos Freire, 29 anos, grávida de seis meses, passou mal e foi levada ao posto médico, onde foi medicada.
Caruaru possui apenas uma estação sismológica (analógica), no Sítio Salgadinho. Nesse município, o abalo durou cerca de dois minutos e foi sentido com mais intensidade na periferia. No Centro, o tremor não foi tão intenso e os reflexos do fenômeno provocaram apenas um pequeno barulho.
O técnico Eduardo Alexandre, da equipe da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), passou a tarde de hoje monitorando as estações de São Caetano e Caruaru. De acordo com ele, que monitora a área desde 1991, foram registrados de seis a oito abalos. “Esses movimentos das rochas ocorrem devido a pressões e tensões das placas tectônicas. Essa região é uma área de movimentação ativa”, explicou Eduardo.
Ainda está sendo feito o levantamento da área onde o tremor foi sentido. Contudo, segundo estudos preliminares do técnico Eduardo Alexandre, essa corresponde a mais de 30 quilômetros do epicentro. Esse foi o segundo tremor mais intenso registrado na região. Em novembro do ano passado, um abalo sísmico atingiu 4 graus na escala Richter.

Um comentário:

  1. Agradeço a citação!
    Integração é essencial pra sismologia, afinal, ela não tem fronteirassss!!!

    Beijossss

    ResponderExcluir

Seismic Monitor - IRIS

Analytics com meu código