quarta-feira, 31 de março de 2010

Sapos param de transar e preveem terremotos Estudo revela que 96% dos anfíbios abandonaram lugar de acasalamento antes de tremor

fonte:afp (r7.com)

O comportamento dos sapos durante o período de acasalamento pode permitir "prever o imprevisível", ou seja, um terremoto, segundo um estudo publicado nesta quarta-feira (31) por pesquisadores de uma universidade britânica. Uma "alteração brusca no comportamento" dos sapos comuns machos (Bufo-bufo) foi percebida "cinco dias antes do terremoto" ocorrido na cidade italiana de Áquila, no dia 6 de abril de 2009, de acordo com a equipe que vigiava esses anfíbios em seu local de reprodução.

Os resultados obtidos sugerem que "os sapos comuns Bufo-bufo são capazes de pressentir eventos sísmicos importantes e de adaptar seu comportamento a eles", disse a bióloga Rachel Grant, da Universidade Open, em Milton Keynes, Reino Unido. Junto de seu colega Tim Halliday, da Universidade de Oxford, ela observava havia vários dias os animais a 74 km de Áquila, quando a cidade foi surpreendida pelo terremoto de magnitude de 6,3 graus e que fez 299 vítimas. No estudo os dois pesquisadores revelaram que, cinco dias antes do tremor, o número de sapos machos presentes no local de reprodução diminuiu em 96%, um comportamento "altamente incomum" para esses anfíbios.

- Como os sapos chegam para se reproduzir, eles ficam habitualmente ativos em grande número no local de reprodução até que o período de acasalamento termine. Nos três dias anteriores ao tremor o número de casais caiu para zero.

Depois de terem abandonado o local com a proximidade do terremoto, os machos retornaram para lá timidamente na lua cheia. Mas eles eram bem menos numerosos que nos anos anteriores: somente 34, contra 67 a 175 sapos contados no passado.

No dia 15 de abril, vários dias após o terremoto e dois dias depois da sua última réplica importante, o número de sapos continuou mais baixo que o de costume.

Os pesquisadores confessam que não sabem ao certo "qual sinal ambiental" os sapos captaram com "tanta antecedência". Mas eles destacaram que a baixa das atividades dos anfíbios coincidiu com as "perturbações pré-sísmicas na ionosfera", camada superior da atmosfera onde os gases são ionizados, isto é, ganham elétrons.

Essas perturbações detectadas em radiofrequências baixas podem estar ligadas a vazamentos de radônio, gás radioativo que surge no subsolo terrestre, ou às ondas gravitacionais.

Outros animais como elefantes, peixes, serpentes ou lobos também foram estudados no passado à procura de sinais precursores de terremoto. Mas não forneceram dados tão concretos como os sapos.

sábado, 27 de março de 2010

Tremeu em Portugal (EMSC)


Magnitude ML 4.1
Region PORTUGAL

Alentejo
Date time 2010-03-27 at 13:37:51.0 UTC
Location 38.99 N ; 7.57 W
Depth 10 km
Distances 53 km W Badajoz (pop 140,133 ; local time 14:37 2010-03-27)
14 km SE Vale da amoreira (pop 10,828 ; local time 13:37 2010-03-2

Previsão de terremoto

As pessoas sempre perguntam, "Podemos prever terremotos", Eu falo que existe 100 % de certeza de acontecer um terremoto hoje, mas não pergunte aonde.

quinta-feira, 25 de março de 2010

Tremor de Terra (CobraCordel)

Cordelista escreve sobre um terromoto em Pernambuco (link original)

A mais famosa história de terremoto no Recife ocorreu a 28 de outubro de 1811, quando a cidade teria sofrido três gigantescos abalos. De acordo com documentos da época, na semana em que se deu o fenômeno os recifenses iniciaram uma polêmica. Uns falavam que foram, mesmo, tremores de terra. Outros disseram que tudo não passou de um grande trovão. E, assim, o fato passeou pelas rodas de conversa até cair no esquecimento. Mas, quando em 1859 Dom Pedro II visitou Pernambuco e quis saber o que realmente teria acontecido, de novo a versão de terremoto ganhou força. E, prontamente, relatórios passaram a ser elaborados. Todos, para satisfazer a curiosidade do imperador.

Entre esses documentos, o mais célebre foi escrito pelo Visconde de Suassuna que era senador e não quis deixar D. Pedro sair de Pernambuco sem notícias transmitidas por uma autoridade política. Detalhe: na época dos supostos tremores, o Visconde tinha 18 anos, não ouviu nada porque, como ele próprio escreveu, "estava assistindo aulas em Olinda" mas, ainda assim, produziu um relato de quase cem linhas. O relatório foi escrito a partir de "informações de diversas pessoas que me merecem inteira confiança" e conta que tudo aconteceu "pelas oito horas da noite pouco mais ou menos". Diz que foram três grandes e prolongados estrondos, com intervalos de uns cinco minutos de um a outro.

O relatório do Visconde de Suassuna narra que "o segundo tremor foi mais forte que o primeiro e último" e detalha os estragos provocados pelo fenômeno. Diz, por exemplo, que uma armação de chafariz construída no Pátio do Livramento "foi abatida pelo estremecimento da terra" e que no interior das casas "os objetos que se achavam sobre as mesas ameaçaram precipitar-se ao chão". Sobre a reação dos recifenses, o documento informa: "o povo corria para uma e outra parte dirigindo invocação ao Altíssimo". No final do texto, o senador conta que três iguais estrondos também foram ouvidos em Olinda e "em todos os lugares os habitantes se alvoroçaram da mesma sorte que os do Recife". Os historiadores que recuperaram e reproduziram o documento do Visconde de Suassuna (entre os quais Perreira da Costa) não discutem a seriedade dessa peça histórica.

Mas como explicar o fato de o senador não ter ouvido os estrondos no Recife porque se encontrava em Olinda, quando o relatório que ele escreveu diz que também ocorreram tremores em Olinda e os habitantes de todos os lugares se alvoroçaram? Indagações à parte, vai aí a frase que fecha o relatório do Visconde: "nesse mesmo ano e semanas anteriores ao dia do tremor, teve lugar a aparição de um cometa de cauda branca o que só deixou de ser visto depois do fato do tremor". Além de relatórios como o do Visconde de Suassuna, Dom Pedro II saiu de Pernambuco levando na bagagem outros textos produzidos por intelectuais, sobre o famoso terremoto que teria ocorrido no Recife.

O historiador Pereira da Costa informa, nos "Anais Pernambucanos", que uma dessas peças foi produzida pelo comendador Manuel Figueiroa de Faria (que era redator-proprietário do Diário de Pernambuco) e começava assim: "No ano de 1811 (não me recordo o mês) ao toque da Ave-Maria, sentiu-se na cidade do Recife um grande tremor subterrâneo, que aterrorizou a população, que de um só brado clamou aos céus - Misericórdia!"

Tremor em Santana do Matos - RN

Tremor de 2.1 foi sentido hj as 7:40 da manhã!!

A

Sentença para professor sairá em dois meses

A sentença do julgamento do professor de Geologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Vanildo Pereira da Fonseca, deve sair dentro de dois meses. Na tarde ontem, o juiz da 2ª Vara Criminal Federal, Mário Jambo, tomou o depoimento do professor – que está sendo responsabilizado pela morte do estudante Vinícius Santana da Silva, atingido na cabeça por uma pedra enquanto participava de uma aula de campo no Pico do Cabugi, no município de Lajes, em 2006.

Leia mais :Tribuna do Norte

terça-feira, 23 de março de 2010

Hoje tremeu no Peru- 5.3!

Rotina é foda, ninguém liga mais para o sismo do Peru!!!

Hoje é Dia do Meteorologista

O sonho de todo Sismólogo é fazer com um Meteorologista faz! Prever!!!

Algumas diferenças - INMET e INPE

Existe institutos federais faz o monitoramento de sistema de alerta com excelente banco de dados. Parte operacional!
Enquanto na Sismologia, não existe NADA, as Universidades fazem o papel de monitoramento que deveria ser feito por um ORGÃO de Sismologia nacional.

Então proponho INSIS - Instituto Nacional de Sismologia
ou CPSB - Centro de Pesquisa Sismológica Brasileira
ou SSB - Serviço Sismológico Brasileiro

Espero que um Deputado maluco tenha a mesma idéia e ai todo operacional com disponível para comunidade séria o sucesso!!

sábado, 20 de março de 2010

Projeto procura transformar PCs em sismógrafos

Fonte:Terra

Ja havai comentado isso aqui, basta ter MAC que ele mesmo é sensor (notebok) acho que iphone também!----Veja a matéria publicado no terra pelo internauta Christian T

A Universidade da Califórnia em Riverside, nos Estados Unidos, desenvolveu um projeto chamado Quake-Catcher Network (QCN), que pode ser traduzido como "rede de detectores de tremores". A ideia dos cientistas é transformar computadores de todo o mundo em sismógrafos, criando melhores condições para se detectar terremotos e salvar vidas.

Para que um computador possa se tornar uma pequena estação sismológica, é necessário instalar um software, disponível no site http://qcn.stanford.edu, e atender a três pré-requisitos.

O primeiro deles é ter um notebook com acelerômetro, presente nos modelos mais atuais da Apple e do Thinkpad. Este dispositivo tem a função original de proteger o disco rígido. Para desktops, a solução é instalar um sensor via porta USB.

A segunda condição é usar os sistemas operacionais Windows ou MAC OS X. O último requisito é ter uma conexão constante à internet, pois os dados são captados a cada 15 minutos.

Vários tremores de grande magnitude foram detectados pelos participantes do QCN, incluindo os de Concepción, no Chile, em 27 de fevereiro, e um menos perceptível e raro, no estado de Illinois, nos Estados Unidos, em 10 de fevereiro, de 3,8 na escala Richter.

O professor Andres Sepulveda, do departamento de Geofísica da Universidade de Concepción, pede a colaboração de brasileiros no projeto, a fim de aprimorar o monitoramento dos tremores de terra na América Latina.

------------------------------------------

Entretanto isso é mais educativo de que qualquer quer exploração do interior da terra.

quarta-feira, 17 de março de 2010

Sismólogos acertam previsões sobre terremoto no Chile

Nenhum cientista até hoje conseguiu prever a data da ocorrência de um terremoto. Mas um grupo de sismólogos franceses e chilenos passou perto. Eles estudam os movimentos tectônicos no Chile e previram, em artigo publicado dois anos antes pela revista "Physics of the Earth and Planetary Interiors",  a magnitude aproximada e a região chilena em que ocorreria o terremoto de 27 de fevereiro deste ano.

A extensão costeira do Chile está entre as zonas sísmicas mais ativas do mundo. Em média, um grande terremoto de magnitude 8 ocorre a cada 10 anos. E todos segmentos da costa chilena já sofreram pelo menos um terremoto dessa magnitude nos últimos 130 anos. A exceção, até fevereiro passado, era a região Centro-Sul, entre os paralelos 35 e 37, que tinha tido seu último grande terremoto há 175 anos.

A região entre Concepcion e Constituicion experimentou seu grande terremoto de subducção de placas tectônicas em 1835 e foi descrito por Darwin em 1851, com um magnitude estimada de aproximadamente 8.5. Essa área é cercada por zonas de ruptura associadas a grandes terremotos, como por exemplo, o de 1960 que atingiu 9.5 pontos, entre outros.

No artigo "Acumulação de esforço intersísmico medido por GPS na falha sísmica entre Constituición e Concepción no Chile" publicado na "Physics of the Earth and Planetary Interiors" em fevereiro de 2008, pesquisadores chilenos e franceses liderados por Je3an-Claude Ruegg (Institut de Physique du Globe de Paris) concluíram que haveria a possibilidade de um terremoto de magnitude entre 8 e 8,5 graus sobre esta falha localizada na região Centro-Sul do Chile, ressaltando, porém que este seria o pior cenário e que necessitaria de um trabalho adicional para refinar as conclusões.

Na realidade, como foi amplamente noticiado pela mídia internacional, aconteceu o pior. Quase 800 pessoas morreram vítimas do abalo e de suas consequências.

O artigo foi entregue para revisão em 30 de março de 2007, portanto, quase três anos antes de o terremoto de 27 de fevereiro de 2010 devastar Concepción e abalar outras cidades da costa chilena, incluindo a capital, Santiago. O trabalho fez parte de um projeto cooperativo entre a Universidade do Chile (Santiago), Institut de Physique du Globe de Paris (IPGP) e Ecole Normale Supérieure (Paris). Três campanhas de medições realizadas por estações de GPS (Global Positioning System) foram realizadas entre 1996 e 2002. A última foi realizada em 36 estações, para verificar as velocidades de deslocamento das placas. As medições buscavam comparar as velocidades intersísmicas ou a distância percorrida pelas placas tectônicas no período pesquisado.

(Fonte: Geofísica Brasil - 17/03/10).

Terra pode ter sido totalmente congelada por duas vezes

Terra "bola de neve"

Um grupo internacional de geólogos afirma ter encontrado evidências de que os oceanos congelaram-se totalmente até o Equador há 716,5 milhões de anos, dando nova precisão a uma hipótese longamente discutida de que a Terra, nessa época, pode ter-se transformado em uma enorme bola de gelo.

As novas descobertas, baseadas em uma análise de antigas rochas tropicais que são encontradas no noroeste do Canadá, reforçam a teoria de que nosso planeta já foi inteiramente coberto de gelo em todas as latitudes, durante alguns períodos de forte resfriamento no passado.



Glaciações

"Esta é a primeira vez que se demonstrou que a glaciação Sturtiana ocorreu em latitudes tropicais, fornecendo evidências diretas de que essa glaciação particular foi um evento no qual a Terra era uma bola de neve," afirma Francis Macdonald, da Universidade de Harvard.

Os novos dados sugerem ainda que a glaciação Sturtiana durou pelo menos cinco milhões de anos. Juntamente com a glaciação Marinoana, estas foram as maiores eras do gelo que se sabe terem ocorrido sobre a Terra.

Agora os cientistas argumentam que elas foram tão intensas quanto se suspeitava, transformando a Terra em um planeta de gelo.

Evolução e a origem dos animais

Mesmo em uma Terra que mais se parecia com uma bola de neve, contudo, haveria gradientes de temperatura, e é provável que o gelo do mar fosse dinâmico, fluindo, desbastando-se e formando manchas locais de mar aberto, proporcionando refúgio para a vida.

"O registro fóssil sugere que todos os grandes grupos eucarióticos, com a possível exceção de animais, existia antes da glaciação Sturtiana", afirma Macdonald.

"As perguntas que surgem são: Se existiu mesmo uma Terra congelada, como é que estes eucariontes sobreviveram? Será que a 'Terra bola de neve' Sturtiana estimulou a evolução e a origem dos animais?"

"De uma perspectiva evolucionária", acrescenta ele, "nem sempre é uma coisa ruim para a vida na Terra enfrentar um forte estresse," acrescenta ele.

Rochas tropicais

As rochas que Macdonald e seus colegas analisaram no território canadense do Yukon mostram depósitos glaciais e outros sinais de glaciação, como clastos estriados, detritos gerados pelo atrito do gelo e deformação de sedimentos moles.
Os cientistas foram capazes de determinar, com base no magnetismo e na composição dessas rochas, que 716,5 milhões de anos atrás as pedras estavam localizadas ao nível do mar nos trópicos, numa latitude de cerca de 10 graus.

Glaciação vulcânica

Os cientistas não sabem exatamente o que causou essa glaciação e nem o que acabou com ela, mas Macdonald afirma que sua idade de 716,5 milhões de anos se aproxima da idade de uma grande província ígnea - composta por rochas formadas pelo magma que esfriou - que estende por mais de 1.500 km do Alasca até a Ilha Ellesmere, no extremo nordeste do Canadá.

Esta coincidência pode significar também que a glaciação foi iniciada ou seja encerrada por atividade vulcânica.

(Fonte: Inovação Tecnológica - 17/03/10).

terça-feira, 16 de março de 2010

Defesa do Primeiro Aluno de Mestrado!!!

O Programa de Pós-Graduação em Geociências da Universidade de
Brasília, convida para a defesa de dissertação do mestrando César Garcia Pavão, que se realizará no dia 19/03/2010, às 14h30min, no Observatório Sismológico.
Título: " ESTUDO DE DESCONTINUIDADES CRUSTAIS NA PROVÍNCIA BORBOREMA USANDO A FUNÇÃO DO RECEPTOR"

Membros:
Prof.George Sand Leão A. de França (IG/UnB) (Orientador)
Prof. José Eduardo Pereira Soares (IG/UnB)
Prof. Carlos Vilar da Silva (UFBA)

Prof. Mônica Giannoccaro Von Huelsen (IG/UnB)

sábado, 13 de março de 2010

CH da Crianças

2010, o ano dos Terremotos?

Descubra se novos tremores de terra podem acontecer nos próximos meses e atingir o Brasil

Por: Debora Antunes, Instituto Ciência Hoje/RJ

Clique na imagem para ver a matéria completa



sexta-feira, 12 de março de 2010

Alagoas registra três tremores de terra em um dia

Segundo abalo atingiu 2,3 graus na escala Richter, nesta quinta-feira.
Um quarto abalo ainda é investigado em outra cidade alagoana.

A nossa estação em Fortaleza está sem funcionar.


fonte:UFRN

Terremoto dessa magnitude somente que estão próximas ao local. As estações de FOR1 e RCBR certamente não registram.

quinta-feira, 11 de março de 2010

Magnitude 7.2 - LIBERTADOR O'HIGGINS, CHILE

imagem:NOAA
Acho que São Paulo deve ter sentido esse terremoto também
fonte:USGS
Magnitude7.2
Dia-horaário
  • 11 de março de 2010 às 14:39:48 UTC
Localização34.290°S, 71.950°W
Profundidade35 km (21.7 miles) set by location program
Distancias110 km W de Rancagua, Chile
130 km NNW de Talca, Chile
140 km SSW de Valparaiso, Chile
150 km SW de SANTIAGO, Chile

quarta-feira, 10 de março de 2010

Magnitude 5.2 - Parte central do Oceano Atlântico


Não gera Tsunami e nem chega a ser sentido no Brasil
Fonte:USGS
Magnitude5.2
Horário
  • 10/03/2010 às 08:07:24 UTC
Localização 7.141°N, 34.367°W
Profundidade10 km
RegiãoCENTRAL MID-ATLANTIC RIDGE
Distancias1380 km NE de Parnaiba, Piaui, Brazil
1455 km SW de PRAIA, Cape Verde
1830 km ENE de Belem, Para, Brazil

Certidão de nascimento

Na busca por petróleo, cientistas descobrem um dado geológico inédito: a idade do rio Amazonas. A informação é importante para conhecer detalhes da evolução da fauna e da flora da região.
 
Por: Júlia Faria

Um senhor de aproximadamente 11 milhões de anos: assim é o rio Amazonas, segundo revelam cientistas. A descoberta foi feita por um grupo de geólogos da Petrobras liderados por Jorge Picanço de Figueiredo, com a colaboração da geóloga holandesa Carina Hoorn, da Universidade de Amsterdã.

A pesquisa foi feita com dados colhidos em dois poços perfurados pela Petrobras para a exploração de petróleo no oceano Atlântico próximo à foz do rio Amazonas.  Os resultados foram publicados na revista Geology.

A análise de nanofósseis coletados nesses poços permitiu datar a pilha de sedimentos formada no oceano Atlântico pela descarga do rio Amazonas. Como os sedimentos mais antigos dessa pilha foram datados em aproximadamente 11 milhões de anos (durante o período geológico conhecido como Mioceno superior), concluiu-se que esta é também a idade de origem do rio Amazonas.

Antes da formação do rio Amazonas — no Mioceno médio e inferior, período compreendido entre 11,6 e 23 milhões de anos atrás —, a geografia da região amazônica era caracterizada por dois ambientes bem distintos.

Na porção ocidental da Amazônia (abrangendo a maior parte do estado do Amazonas e áreas do Peru e da Colômbia), existia uma grande área alagada com lagos rasos, rios e pântanos, que eventualmente era conectada com o mar por uma passagem situada no território onde hoje se encontra a Venezuela.

Já na porção oriental (estado do Pará e a parte este do estado do Amazonas), existia uma rede de drenagem que alimentava um rio que corria de oeste para leste e desaguava no Atlântico na mesma posição onde hoje está a foz do Amazonas. Esse rio foi chamado pelos autores do trabalho de protorrio Amazonas.

Conexão dos dois sistemas

O rio Amazonas se formou a partir da conexão desses dois sistemas, acontecida por volta de 11 milhões de anos atrás. Essa conexão foi feita em decorrência de dois fenômenos geológicos ocorridos nesta época.

Por um lado, existiu um intenso soerguimento do setor norte da cordilheira dos Andes, que acabou por erguer levemente toda a porção ocidental da Amazônia. Com isso, a vasta área alagada que existiu nessa região durante o Mioceno médio e inferior foi parcialmente assoreada e deslocada para o leste, em direção ao protorrio Amazonas.

Na mesma época, a massa de gelo na calota polar da Antártica aumentou drasticamente e provocou uma queda global no nível dos mares. Esse rebaixamento marinho global fez com que o protorrio Amazonas escavasse mais profundamente o seu leito. Com isso, sua cabeceira migrou para o oeste em direção à vasta área alagada da Amazônia ocidental. Em um determinado ponto, por volta de 11 milhões de anos atrás, houve a conexão dos dois sistemas e a origem do rio Amazonas como um rio transcontinental.

O surgimento do rio resultou no desenvolvimento de um ambiente completamente novo. Como consequência, houve uma alteração no hábitat das plantas e animais nativos.

Uma nova fauna

Embora adequada para algumas espécies, a mudança foi inapropriada para outras. A fauna aquática — rica em moluscos e pequenos crustáceos, característica da Amazônia enquanto foi um grande pantanal — desapareceu à medida que a região ganhava novas configurações.

“Apenas um pequeno grupo de espécies, que estava apto a viver no ambiente mais dinâmico formado com o rio, conseguiu sobreviver”, explicou à CH On-line Carina Hoorn durante sua passagem pelo Brasil no início deste ano. Botos, arraias e outros animais tipicamente marinhos que vivem hoje na Amazônia descendem de criaturas que tiveram de evoluir para sobreviver em um ambiente de água doce, após a conexão com o mar desaparecer.

Porém, só mais recentemente, há cerca de 2,4 milhões de anos, o rio Amazonas ganhou sua forma atual. De acordo com Hoorn, os movimentos adicionais nas placas tectônicas na região dos Andes foram, provavelmente, responsáveis pela formação de uma conexão direta com o Atlântico.

“O canal amplo e raso do período Mioceno inferior deu lugar a outro, mais conciso”, afirma a pesquisadora. Conforme o rio direcionava-se ao oceano, muitos dos lagos que predominavam na região amazônica foram drenados e o depósito de sedimentos oriundos dos Andes na costa brasileira aumentou.
(Fonte: Júlia Faria - Ciência Hoje - 09/03/10).

terça-feira, 9 de março de 2010

segunda-feira, 8 de março de 2010

Magnitude 6.0 - Leste da Turquia

fonte:EMSC





Fonte:USGS

Magnitude6.0
Dada-Horário
  • Segunda, 08 de março de 2010 às 02:32:35 UTC
Localização38.852°N, 39.949°E
Profundidade10 km(valor automático)
Distancias45 km W de Bingol, Turquia
65 km ENE de Elazig, Turquia
105 km SSE de Erzincan, Turquia

domingo, 7 de março de 2010

History of deadly earthquakes

fonte:BBC

Kobe scene
The 1995 Kobe earthquake highlighted Japan's lack of disaster preparation

Earthquakes have claimed hundreds of thousands of lives in the last 100 years and improvements in technology have only slightly reduced the death toll.

27 February 2010 - 700

A magnitude 8.8 earthquake hits central Chile north-east of the second city, Concepcion. Within 48 hours more than 700 people were confirmed killed.

12 January 2010 - 230.000

About 230,000 die in and around the Haitian capital Port-au-Prince, as a 7.0 magnitude earthquake strikes the city.

6 April 2009 - 300

An earthquake hits the historic Italian city of L'Aquila, killing about 300 people.

29 October 2008 -300

Up to 300 people are killed in the Pakistani province of Balochistan after an earthquake of 6.4 magnitude struck 70km (45 miles) north of Quetta.

12 May 2008: -87.000

Up to 87,000 people are killed or missing and as many as 370,000 injured by an earthquake in just one county in China's south-western Sichuan province.

The tremor, measuring 7.8, struck 92km (57 miles) from the provincial capital Chengdu during the early afternoon.

15 August 2007: - 519

At least 519 people are killed in Peru's coastal province of Ica, as a 7.90-magnitude undersea earthquake strikes about 145km (90 miles) south-east of the capital, Lima.

17 July 2006: - 650

A 7.7 magnitude undersea earthquake triggers a tsunami that strikes a 200km (125-mile) stretch of the southern coast of Java, killing more than 650 people on the Indonesian island.

27 May 2006: - 5.700

More than 5,700 people die when a magnitude 6.2 quake hits the Indonesian island of Java, devastating the city of Yogyakarta and surrounding areas.

1 April 2006: - 70

Seventy people are killed and some 1,200 injured when an earthquake measuring 6.0 strikes a remote region of western Iran.

8 October 2005: - 73.000

An earthquake measuring 7.6 strikes northern Pakistan and the disputed Kashmir region, killing more than 73,000 people and leaving millions homeless.

28 March 2005: - 1.300

About 1,300 people are killed in an 8.7 magnitude quake off the coast of the Indonesian island of Nias, west of Sumatra.

22 February 2005: 100s

Hundreds die in a 6.4 magnitude quake centred in a remote area near Zarand in Iran's Kerman province.

26 December 2004: 250.000

Hundreds of thousands are killed across Asia when an earthquake measuring 9.2 triggers sea surges that spread across the region.

24 February 2004: 500

At least 500 people die in an earthquake which strikes towns on Morocco's Mediterranean coast.

26 December 2003: 26.000

More than 26,000 people are killed when an earthquake destroys the historic city of Bam in southern Iran.

21 May 2003: 2.000

Algeria suffers its worst earthquake in more than two decades. More than 2,000 people die and more than 8,000 are injured in a quake felt across the sea in Spain.

1 May 2003: 160

More than 160 people are killed, including 83 children in a collapsed dormitory, in south-eastern Turkey.

24 February 2003: 260

More than 260 people die and almost 10,000 homes are destroyed in Xinjiang region, in western China.

31 October 2002:

Italy is traumatised by the loss of an entire class of children, killed in the southern village of San Giuliano di Puglia when their school building collapses on them.

26 January 2001: 20.000

An earthquake measuring magnitude 7.9 devastates much of Gujarat state in north-western India, killing nearly 20,000 people and making more than a million homeless. Bhuj and Ahmedabad are among the towns worst hit.

12 November 1999: 400

Around 400 people die when an earthquake measuring 7.2 on the Richter scale strikes Ducze, in north-west Turkey.

21 September 1999: 2.500

Taiwan is hit by a quake measuring 7.6 that kills nearly 2,500 people and causes damage to every town on the island.

17 August 1999: 17.000

An magnitude 7.4 earthquake rocks the Turkish cities of Izmit and Istanbul, leaving more than 17,000 dead and many more injured.

30 May 1998: 4.000

Northern Afghanistan is hit by a major earthquake, killing 4,000 people.

May 1997: 1.600

More than 1,600 killed in Birjand, eastern Iran, in an earthquake of magnitude 7.1.

27 May 1995: 1989

The far eastern island of Sakhalin is hit by a massive earthquake, measuring 7.5, which claims the lives of 1,989 Russians.

17 January 1995: 6.430

The Hyogo quake hits the city of Kobe in Japan, killing 6,430 people.

30 September 1993:

About 10,000 villagers are killed in western and southern India.

21 June 1990: 40.000

Around 40,000 people die in a tremor in the northern Iranian province of Gilan.

7 December 1988: 25.000

An earthquake measuring 6.9 on the Richter scale devastates north-west Armenia, killing 25,000 people.

19 September 1985: 10.000

Mexico City is shaken by a huge earthquake which razes buildings and kills 10,000 people.

28 July 1976: 250.000

The Chinese city of Tangshan is reduced to rubble in a quake that claims at least 250,000 lives.

23 December 1972: 10.000

Up to 10,000 people are killed in the Nicaraguan capital Managua by an earthquake that measures 6.5 on the Richter scale. The devastation caused by the earthquake was blamed on badly built high-rise buildings that easily collapsed.

31 May 1970: 66.000

An earthquake high in the Peruvian Andes triggers a landslide burying the town of Yungay and killing 66,000 people.

26 July 1963: 1.000

An earthquake measuring 6.9 on the Richter scale strikes the Macedonian capital of Skopje killing 1,000 and leaving 100,000 homeless.

22 May 1960:

The world's strongest recorded earthquake devastates Chile, with a reading of 9.5 on the Richter scale. A tsunami 30ft (10m) high eliminates entire villages in Chile and kills 61 hundreds of miles away in Hawaii.

1 September 1923:142.800

The Great Kanto earthquake, with its epicentre just outside Tokyo, claims the lives of 142,800 people in the Japanese capital.

18 April 1906: 3.000

San Francisco is hit by a series of violent shocks which last up to a minute. Between 700 and 3,000 people die either from collapsing buildings or in the subsequent fire.

quarta-feira, 3 de março de 2010

Não é terremoto, mas é uma boa para os Sismólogos e Geofísicos

Petrobras abre vagas para 28 geofísicos

Ao contrário do concurso do ano passado, a Petrobras lançou ontem (2/3) edital de processo seletivo público que abre vagas de trabalho para geofísicos. Serão admitidos 28 para o cargo de Geofísico Júnior, sendo 19 para candidatos com graduação em Engenharia Geológica, Geofísica ou Geologia e nove para os que possuem o bacharelado em Física. Hà também 68 vagas para o cargo de Engenheiro de Petróleo Júnior. O concurso é destinado ao preenchimento de 495 vagas – 175 de nível superior e 320 de nível médio.O salário básico para profissionais de nível superior é de R$ 3.940,16 com garantia de remuneração mínima de R$ 5.685,07.

Fonte: Geofísica Brasil

Simulação de Tsunami feita pela equipe de Tokyo

Cidades com relato de reflexos (São Paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro)


Fonte:BBC


Fonte:USGS

terça-feira, 2 de março de 2010

Heresia sismólogica

Observatório Sismológico ajudou a prever tsunamis no Japão e no Havaí

Dados coletados pelo observatório permitiram saber a hora e a intensidade das ondas que chegaram aos EUA e ao Japão

http://www.unb.br/noticias/unbagencia/unbagencia.php?id=2975

O Observatório Sismológico não ajudou em nada na previsão de Tsunami. Na verdade se não existisse nossas estações, as previsões seria do mesmo modo. Ter estações da Rede mundial não significa que ajudamos na previsão de Tsunami.

Isso é Sensacionalismo!

segunda-feira, 1 de março de 2010

Google-Earth


A imagem é do Google Earth que mostra os terremotos recentes e a área que foi sentida. Um raio de 880 km, ou seja, 4 vezes a dimensão da ilha do Haiti.

Seismic Monitor - IRIS

Analytics com meu código